Spurs (4) vs Heat (1) – Somos todos campeões

104×87

O San Antonio Spurs é, enfim, pentacampeão da NBA. Depois de bater na trave inúmeras vezes nos últimos anos, o time alvinegro venceu o Miami Heat por 104 a 87 neste domingo (15), fechando a série decisiva em apenas cinco jogos, impondo o incontestável placar de 4 a 1. Com cinco títulos, a franquia texana é a quarta maior vencedora da história da liga americana, atrás de Boston Celtics (17), Los Angeles Lakers (16) e Chicago Bulls (seis).

Eis o time campeão da NBA (Foto: NBAE/Getty Images)

Big Three para sempre 

Triste acreditar que, a cada segundo que passa, a era mais vencedora do time que aprendemos a amar fica mais perto do fim. Mais uma vez, tivemos a oportunidade de ver, em quadra, três dos maiores jogadores da história do Spurs mostrando seu talento em quadra. Manu Ginobili foi o grande responsável por manter o alvinegro no jogo depois que o Heat abriu 16 pontos ainda no primeiro quarto, e terminou a partida com 19 pontos, quatro assistências e quatro rebotes. Tim Duncan foi o porto seguro de sempre dos dois lados da quadra, anotando 14 pontos, oito rebotes e dois tocos. E Tony Parker começou muito mal, mas se recuperou a tempo de obter 16 pontos na partida. Históricos!

O primeiro brasileiro campeão da liga (NBAE/Getty Images)

E depois?

Se a era do Big Three se aproxima de um fim, já temos um pilar para sustentar a franquia no futuro. O nome dele é Kawhi Leonard, o MVP das finais de 2014. Neste domingo, o ala foi o cestinha do Spurs, com 22 pontos, e o líder em rebotes, com dez. Terminou a série com médias de 17,8 pontos e 6,4 rebotes em 33,4 minutos por exibição. Tudo isso tendo a missão de defender LeBron James, para muitos o melhor jogador de basquete do planeta. Sem dúvidas, o protagonista do alvinegro texano em um futuro não tão distante.

Brasil tem campeão

O domingo não é só inesquecível para o Spurs, como também promete ficar marcado como histórico para o basquete brasileiro. Titular em toda a temporada regular, Tiago Splitter se tornou o primeiro jogador nascido no país a ser campeão da NBA. Foi a terceira vez que um brazuca chegou à final da liga profissional americana, e as outras duas também envolveram a equipe de San Antonio.

Em 2007, Anderson Varejão, pelo Cleveland Cavaliers foi derrotado pela franquia texana; e, no ano passado, o próprio Splitter havia batido na trave contra o Heat. Vingança!

Spurs Brasil é campeão

Fundado oficialmente no dia 11/02/2008, o Spurs Brasil finalmente teve a alegria de cobrir pela primeira vez um título do Spurs. Desde então, foram 4.158 posts, pouco mais de 11,7 mil comentários e de 931 mil visualizações até que chegasse o dia que todos nós sonhávamos e que tantas vezes bateu na trave. Oportunidades não faltaram!

No ano de criação do blog, veio a derrota para o Los Angeles Lakers na final da Conferência Oeste. Depois, em 2009, após boa campanha na temporada regular, o revés para o Dallas Mavericks logo na primeira rodada dos playoffs. Um ano depois, logo depois de dar o troco no rival local, a varrida do Phoenix Suns na semifinal de conferência.

Os anos seguintes chegaram concorrem à cobertura mais frustrante da história do Spurs Brasil. Em 2011, após liderar o Oeste na temporada regular, o time texano sofreu a histórica e vexatória derrota para o Memphis Grizzlies na primeira rodada dos playoffs. Em 2012, a frustrante derrota de virada para o Oklahoma City Thunder após 20 vitórias seguidas. E, no ano passado, a fatídica série em que o título escapou por segundos contra o Miami Heat.

Mesmo assim, com tantas frustrações seguidas, o blog nunca chegou nem perto de morrer. E é com orgulho que posso dizer isso sobre o projeto que, em 2008, começou tão modestamente para mim. Por isso, agradeço especialmente a dois grupos. Primeiramente, obrigado à dedicação de Bruno Alves, Glauber da RochaJuliano Medeiros, Leonardo Sacco, Renan Belini, Roberta Rodrigues, Sergio Neto, Victor Moraes, Vinicius Esperança, meus atuais companheiros de blog, e a todos que já passaram por aqui. Se não fossem por vocês, jamais teria conseguido levar o Spurs Brasil até onde ele está hoje.

Além disso, claro, não posso deixar de agradecer a fidelidade dos nossos leitores. Gostamos de escrever sobre o Spurs, mas não seria a mesma coisa se não existisse tanta gente interagindo conosco no blog, no nosso Twitter, na nossa fanpage no Facebook e no nosso Fórum de Discussão. Podem ter certeza que, nesses mais de seis anos, não houve alegria maior do que escrever sobre o título da equipe texana para vocês. Obrigado a todos!

Destaques da partida

San Antonio Spurs

Kawhi Leonard – 22 pontos e 10 rebotes

Manu Ginobili – 19 pontos, 4 assistências e 4 rebotes

Patrick Mills – 17 pontos

Tony Parker – 16 pontos

Tim Duncan – 14 pontos, 8 rebotes e 2 tocos

Miami Heat

LeBron James – 31 pontos, 10 rebotes, 5 assistências e 2 tocos

Chris Bosh – 13 pontos e 7 rebotes

Dwyane Wade – 11 pontos e 3 rebotes

Anúncios

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil, seu maior orgulho na carreira jornalística. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é redator do UOL. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para Basketeria e mob36.

Publicado em 16/06/2014, em Resumo de Jogos. Adicione o link aos favoritos. 32 Comentários.

  1. Como estou feliz..parabens spurs… Todos!!! Duncan mito..pop mito..estes merecem… O time todo merece..spurs campeão!não pensei que conseguiria ver isso denovo..ainda mais contra o Miami..alias parabéns lebron,levou não costas! Mvp lepnard..parabéns..futuro da franquia..mas so de pensar na aposentadoria de Duncan,pop,Manu..já me da um aperto no coração! Mas bora la..aqui é uma franquia vencedora e planejada que continuara a brigar no topo por anos! Abracos galera!!!!

  2. Gabriel L.

    AQUI É SPURS!!! Que felicidade manow!!! Assim como vocês, é o primeiro título que acompanho depois de presenciar tanta frustração nos playoffs. Parabéns ao blog pela dedicação e o empenho em manter o espírito da franquia texana aos fánaticos torcedores espalhados nesse Brasil – sou de Cuiabá.

  3. Douglas Almeida

    Parabéns aos Spurs, aos nossos ídolos do Big Three, ao Kawhi e a vocês do blog. Sou um leitor assíduo desde 2009 e sofri com vocês em todas as derrotas. Só que agora só temos que comemorar!!! Como é bom torcer por esse time…

  4. Adevaldo nascimento

    Como torcedor de clube, sou Laker’s de coração. Mas como torcedor de basquete, não como deixar de ser San Antonio. Parabéns Pop, Duncan, Ginobli, Parker e companhia, vocês, com essa maravilha de jogo coletivo, são um exemplo para todos que amam o esporte. Parabéns, também, a você Lucas, pelo belo site. Infelizmente descobri um pouco tarde, mas, já figura entre os meus favoritos. Parabéns torcedores do Spurs.

  5. Espora Pentacampeão

    É CAMPEAAAAAAAAAAAAAAAAAO!
    O PENTA VEIO!!!!!

  6. Fernando Raposo

    Esse ano foi perfeito, sem palavras. Parabéns ao Splitter que foi muito importante durante toda a temporada e com certeza vai crescer ainda mais nas próximas temporadas. E um grande abraço a equipe do blog pela dedicação ao nosso Spurs e aos torcedores brasileiros do Spurs.

  7. Naara Souza

    #GoSpursGo

  8. Caros Amigos, que Felicidade!!! Um grande abraço desde Portugal. Já sigo o blog há muitos anos, acompanhei todas essas frustrações dos últimos anos aqui pelo blog que é o único site que uso para ver notícias dos nossos Spurs! Muito obrigado pelo vosso trabalho! GO SPURS GO! SOMOS CAMPEÕES!!!

    Permitam-me deixar aqui um desabafo, não só a ver com os Spurs, mas também a ver com futebol, o meu Benfica e o nosso/vosso Luisão!

    No desporto tenho 2 equipas de coração e duas grandes referências, pela respetiva ordem: Benfica e Spurs; Duncan e Luisão, os capitães das minhas equipas, verdadeiros líderes das suas equipas!

    No ano passado, o Benfica perdeu as 3 competições em que participou com golos já nos descontos. Um mês depois, a história voltou a repetir-se com as bandejas falhadas do Duncan e do Ginobili, e com o triplo do Ray Ray Foi a minha pior época desportiva. Tanta frustração…

    Este ano, o Benfica ganhou tudo, e os Spurs fizeram justiça!! Depois de tudo o que sofri na época passada, viver estas alegrias todas, um ano depois, é uma sensação indescritível. Parece um conto de fadas, e mostra bem a grandiosidade do desporto e dos sentimentos que transmite.

    Viva o Benfica! Viva os Spurs! Viva o Desporto!

  9. Parabens a todos do Blog, vocês fazem um baita trabalho! Acompanho a NBA há bastante tempo, porém com alguns intervalos. Confesso que era torcedor do Jazz, da dupla Stockton-Malone, na decada de 90, mas sempre tive grande simpatia pelo Spurs, e esse ano torci muito pela SAS, pois pude acompanhar melhor a temporada, inclusive com o League-Pass pude ver muitas partidas da franquia, e fiquei encantado com o estilo de jogo totalmente unico dentro da liga… Esse titulo é muito justo e certamente continuarei seguindo o Spurs e esse ótimo blog!

  10. João Victor Dias

    No ano passado foi doído não poder parabenizar a equipe do Spurs Brasil pela cobertura do título. Me lembro que estava participando no boteco virtual no FB e infelizmente as coisas aconteceram como aconteceram. Mas o tempo passa e em tempo parabenizo à toda a equipe pela excelente cobertura e dedicação para manter os Spursnatics informados. Parabéns galera, valeu demais, estou muito feliz, é o quarto título que acompanho!!!

    Juntos em 2015, se Deus quiser, em mais uma carreira rumo às finais!!!

    #GoSpursGo

    PS: Vamos montar a caravana para o ano que vem :)

  11. É Penta! É Penta!Hahahaha! #GoSpursGo

  12. Não comento muito, mas sempre procuro aqui pelo post sobre o jogo, mesmo que eu o tenha visto. Parabéns pela cobertura, sempre com muito capricho. E parabéns para todos nós, torcedores.

  13. Que felicidade amigos, acompanho o Spurs desde 2009-10 e depois de tantas injustiças levamos o caneco, foi uma série incontestável 4-1, definitivamente o título está em boas mãos, Tim Duncan e cia foram fantásticos.

    Foi merecidissímo, Spurs é a melhor equipe de basquete há 3 temporadas, porém nunca conseguia brecar o individualismo de Lebron e Durant, e neste ano foi diferente, GO SPURS!!!

    AH, e não da pra esquecer né, parabéns a galera do Blog por mais uma ótima temporada cobrindo o Spurs, é sem sem dúvidas o melhor site do Brasil.

    Abçs a todos

  14. Parabéns pela cobertura. Imagino que o campeonato dos Spurs deve ter sido como um filho para vocês… GoSpursGo

  15. Já quebramos o tabu do anos pares, agora é a vez de quebra o dos títulos seguidos. Que venha 2015. Go Spurs Go.

  16. Robson Favero

    Desde a vitoria no jogo 7 contra o Hornets em 2008, sempre acompanhei o o blog, mas nesse dia muito feliz, quero agradecer a vocês pelo ótimo trabalho e que continuem assim…Sucesso

  17. Sou torcedor dos Celtics e venho aqui parabenizar o Spurs por mais um título.A equipe me proporcionou um dos maiores espetáculos em termos de basquete que eu já vi.Simplesmente um show e não foi contra qualquer equipe,foi contra um histórico Miami Heat bi-campeão e de 4 finais seguidas com LeBron James,um dos maiores jogadores da história no auge.

    Outra coisa,vocês citaram as derrotas em anos anteriores,mas lembrem-se que o Spurs se manteve forte ao longo desses anos todos e na briga em um Oeste historicamente forte.Não é a baba que é o Leste onde quase a metade das equipes estão tankando eternamente.Não ir tão longe nesses casos não é demérito nenhum.

    Como nunca fui fã do Big 3 de Miami pelo comportamento deles(especialmente LeBron) em vários momentos,o clima de “panelinha” e alguns “modinhas/posers” que invadiram a torcida do Heat(felizmente não são todos),torci pro Spurs nessas finais e fiquei muito feliz pela vitória de vocês.O trabalho da equipe é sensacional,desde a direção até a quadra.Título mais que merecido e com participação brasileira.Fiquei muito feliz pelo Splitter,sei como é difícil a vida de quem tenta seguir carreira no basquete brasileiro e chegar onde ele está é fantástico.

    Já tinha uma admiração muito grande pelo Spurs,primeira equipe campeã que vi ainda em 2007 e agora ainda mais pelo grande trabalho coroado com mais um caneco.Não sei se esse combo Pop-Manu-Parker-Duncan é o melhor da história afinal temos outros times que estão no mesmo patamar,o C’s da década de 60 e depois 80,o Lakers da mesma época,o Bulls de 90′ mas uma certeza eu tenho,esse é o time com a maior longevidade e é o melhor time que eu vi jogar até aqui.E seguindo a mesma filosofia que vem trabalhando,essa história vitoriosa vai continuar por muito tempo,não tenham dúvidas.Respeito e admiração,tenho de sobra pra essa equipe e sua direção.

    E parabéns ao blog de vocês,não acompanho sempre mas tenho certeza que o trabalho é sensacional.São mais de 6 anos na ativa,não é pra qualquer um não ainda mais um blog para uma equipe em específico.Isso mostra o carinho que vocês tem pelo Spurs,e agora são recompensados com mais uma grande conquista.Parabéns a todos vocês!!!

  18. Meu Spurs é penta finalmente, e o Tiago é o primeiro Brasileiro campeão da NBA, além de ser meu conterrâneo Catarinense hehe . Maior orgulho desse cara, e de todos que fizeram desse time campeão mais uma vez , quando poucos acreditavam !! Eu sempre acreditei em vocês, parabéns a todos nós !

    GO SPURS GO!

  19. Não tenho palavras pra descrever o que estou sentindo.. jogo basquete desde 2002.. e gosto muito do Spurs desde 2003 e acompanho o Spurs fielmente o Spurs desde 2007.. e agora poder ver o Spurs de novo campeão.. muita alegria.. no meu time da cidade que jogo… muitos eram Heat por modinha e outros eram Spurs por serem Anti-Heat.. Porém Spurs por ser Spurs apenas eu.. e viciado.. disso todos sabem.. tanto é que ano passado tive que aguentara zoeira.. e esse ano desde o começo tive que ouvir que Thunder.. Pacers ou Heat.. um deles seriam campeões.. e que o Spurs era um time pipoqueiro.. porém eu sempre acreditei muito.. e sabia que levariamos essa.. ontem assim que acabou o jogo choveu de mensagens no meu celular parabenizando.. e eu acabei com todos que desacreditavam do Spurs.. com todos os modinhas que gostam do time COMPRADO do Heat.. diferentemente do Spurs.. um time MONTADO ! #GoSpursGO !! campeão uhuuuull.. jah tenho uma camisa do Ginobili preta.. uma do Duncan especial de Natal.. comprei hoje o boné do titulo 2014.. a camisa do Parker já está a caminho.. vindo de fora.. agora vou providenciar uma do Leonard MVP.. kkk e uma do Splitter.. primeiro brasileiro.. Vai Spurs.. Go Spurs !!

  20. Wellington

    Depois de tanto ”sofrimento” nos ultimos anos, finalmente somo campeoes, nao sei ,ne como me expressar, estou muito feliz, aquela final do ano passado agora ja e passado….saudaçoes a toda familia spurs !!!

  21. Felicidade enorme de ver esse time jogar, não sei se existe justiça no basquete mas seria injusto essa geração não ser campeão o trabalho feito por uma franquia de trabalhar com jogadores pouco badalado ver o desenvolvimento de um conjunto , ver “aqueles três ali” sem palavras pra eles, um time que eu aprendi a gostar… e o Blog também parabéns um dos melhores blog que fala de basquete sempre atualizado um trabalho impecável, sempre bom ver coisas boas se desenvolvendo Parabens Spurs brasil Parabens San Antonio Spurs Penta Campeão

  22. Antonio carlos nogueira

    Diferentemente da maioria aqui eu acompanhei os 5 títulos dos Spurs, esses caras mereciam isso demais. Chorei com o abraço do almirante ( meu ídolo ) no Tim Duncan, começei a torçer pro San Antonio por causa desse cara.

    Go Spurs.

  23. Thiago Mattos

    Incrível!!! Depois de sofrer ano passado (o primeiro como torcedor assíduo do Spurs) tive a honra de ver um time incrível, jogando um basquete sensacional, ser coroado como campeão do melhor basquete do mundo. Escolhi os Spurs pelo fato de ter o brasileiro Tiago Splitter no time, mas como alguns do que aqui acompanham aprendi a amar esse time. Me inteirei das histórias do Big 3 e isso fez aumentar minha admiração. Que ligação!! Timmy, Parker e Manuuuuuu têm uma conexão linda com a franquia, assim como Pop. Sou um felizardo por torcer e ver este time jogar. Parabéns e muito obrigado San Antonio Spurs!
    Quero parabenizar os mantenedores deste site, acompanho sempre e percebo o bom trabalho feito por vcs.

  24. Parabéns Spurzão e parabéns ao Spurs Brasil, por não somente nos deixar informados sobre as coisas do Spurs, mas por torcer junto com a gente. Go Spurs Go.

  25. Como é bom o gosto de uma revanche!

    Ano passado não acreditei naquela bola de 3, e como o time entrei moralmente derrotado no jogo 7, mas esse ano humilhamos! Nao demos sorte ao azar como ano passado, e passamos por cima!

    Fico triste de pensar que o tempo esta passando e o big 3 mais proximo do fim.. Porém os Spurs tem DNA de campeao, e sempre estaremos competindo pra ganhar!

    Parabéns ao pessoal do blog! Sempre acompanho as noticias aqui, porém nunca havia comentado, mas esse post é especial!

    #gospursgo

  26. Airton Maciel

    AMIGOS, FUI A SAN ANTONIO EM FEVEREIRO JUNTAMENTE COM MINHA ESPOSA, E FOMOS A DOIS JOGOS DOS SPURS, CONTRA BOBCATS E MAVERICKS. QUE EMOÇÃO PODE TER VISTO NOSSOS ÍDOLOS PESSOALMENTE! QUE CATEGORIA, QUE SHOW! AGORA ESSE TÍTULO MARAVILHOSO, NOSSA QUINTA CONQUISTA. MUITA ALEGRIA! PARABÉNS AOS AMIGOS DO BLOG, EXCELENTE EM TODOS OS ASPECTOS!

  27. Daniel Chagas

    Indescritível a alegria, e grande post, dá pra ver que veio da alma! Valeu!

  1. Pingback: Tony Parker está fora do Mundial da Espanha, Boris Diaw joga, e Manu Ginobili ainda indeciso | Spurs Brasil

  2. Pingback: Spurs (31-18) vs Heat (21-28) – Temporada Regular | Spurs Brasil

  3. Pingback: Como Leonard se encaixa no futuro próximo do Spurs | Spurs Brasil

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s