Spurs Brasil entrevista Nando de Colo

O francês Nando De Colo, hoje com 23 anos de idade, foi escolhido pelo San Antonio Spurs no 53º posto do Draft de 2009. Porém, o jogador, que pode atuar de 1 e 2, não viajou diretamente para os Estados Unidos – manteve o vínculo com a equipe texana, mas foi para a Espanha para jogar pelo Valencia.

Logo em sua primeira temporada, ganhou o título da Eurocup – uma espécie de segunda divisão da Euroliga – e foi escolhido para fazer parte do quinteto ideal do torneio. Caiu um pouco de rendimento no começo desta temporada e perdeu o lugar de titular no Valencia, mas logo se recuperou e, com média de 10,9 pontos (48,3% FG, 27,3% 3PT) por partida, foi indicado para o prêmio de melhor sexto homem da Liga ACB – o campeonato espanhol de basquete.

Com a chegada de Tiago Splitter, De Colo passou a ser o principal jogador do Spurs na Europa. Gentilmente, o combo guard aceitou conceder uma entrevista ao Spurs Brasil por e-mail. Veja a seguir o que o francês nos disse:

Spurs Brasil – No ano passado, você ganhou o título da Eurocopa, e agora está entre os indicados para o prêmio de melhor sexto homem da ACB. Já podemos fizer que você é um jogador de sucesso na Europa. Você pretende continuar no continente ou planeja jogar na NBA?

Nando de Colo – Sim, verdade! Mas eu sou uma pessoa que vive dia por dia, e no momento eu estou no Power Electronics Valencia, e tenho contrato com o time por mais um ano. Claro que a NBA sempre será uma meta, veremos o que vai acontecer no futuro.

SB – O que você pensa do grupo da França (Alemanha, Israel, Itália, Letônia e Sérvia) na Eurobasket 2011, classificatório para a Olimpíada de Londres? Você vai jogar o torneio?

NDC – Vou pensar mais sobre o time francês depois da temporada. Nós estrearemos no dia 12 de julho, mas todos sabem o quanto vai ser difícil e importante, com muitos jogaços em poucas semanas!

SB – Como está o seu contrato com o Valencia? Você está livre para ir para a NBA a qualquer momento que desejar?

NDC – Tenho mais um ano de contrato com o Valencia, e posso optar pelo buyout no final desta temporada.

SB – Alguém da diretoria e/ou do corpo técnico do Spurs mantém contato com você e seu agente? Vocês têm alguma coisa combinada para a próxima temporada, como jogar a Summer League ou fazer parte da pré-temporada da equipe?

NDC – Sim, eu mantenho contato com o pessoal do Spurs e às vezes eles vêm me ver jogar. É muito importante para mim, pois eles me acompanham… E quando eles têm algumas coisas para dizer sobre meu jogo (o que eu faço de bom, ou o que preciso melhorar), eles acabam dando alguns toques.

SB – Você já falou com o Tony Parker sobre jogar no Spurs? Você mantém contato com ele por conta da equipe francesa? Você sabe se ele vai jogar o Eurobasket?

NDC – Eu nunca falei muito com o Tony sobre o Spurs porque neste momento eu estou na Europa. Nós mantemos contato quando podemos, e quando eu falo com o pessoal do Spurs, eles me mandam cumprimentos do Tony e eu pergunto sobre ele e o time… Se tudo correr dentro do normal, Tony deve estar com a França na Eurobasket, eu espero que todos os jogadores atendam se juntem à equipe neste ano.

Parker e De Colo juntos pela seleção francesa

SB – Se você planeja jogar no Spurs, em que papel você acha que se encaixaria melhor no esquema de Gregg Popovich? Um armador como Tony Parker ou um ala-armador como Manu Ginobili?

NDC – No momento, penso pouco sobre isso, mas há dois anos eu jogo bastante como um armador, e passei um pouco de tempo como ala-armador. Quero manter essas duas possibilidades no meu jogo.

SB – Você vê semelhanças entre você e Manu Ginobili? Os dois foram draftados pelo Spurs, ficaram mais um tempo na Europa e obtiveram sucesso como sexto homem.

NDC – Sim, no momento nossa trajetória no basquete é um pouco parecida, mas Ginobili sabe que ele pode jogar na Europa e na NBA, ele é um grande jogador. Eu preciso continuar trabalhando e melhorando meu jogo para ver o que acontece se um dia eu for para a NBA.

SB – Você conheceu Tiago Splitter quando ele estava no Caja Laboral? Você acha que ele pode ter sucesso na NBA?

NDC – Eu vi Splitter quando eu joguei contra ele, mas nada mais do que isso… Apenas “Olá, como você está?” e nada mais. Ele foi um bom jogador na Europa. Claro que é sempre diferente jogar na NBA, mas ele tem boas jogadas e pode aprender bastante no Spurs. Ele pode achar seu lugar neste time.

Colaboraram Bruno Pongas, Glauber da Rocha e Victor Moraes

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é site manager da Fifa e podcaster do Cultura Pop. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para UOL, Basketeria e mob36.

Publicado em 29/03/2011, em Entrevistas. Adicione o link aos favoritos. 16 Comentários.

  1. boa entrevista mas axo melhor ele fica mais 1 temporada no valencia

  2. Bruno Pongas

    Muito legal! Parabéns pela iniciativa, Peskover!

  3. Renan Belini

    O blog está cada vez melhor, parabéns pela entrevista!

  4. Parabéns galera.. mandaram bem demais agora!

  5. Muito boa a entrevista … seria uma boa alternativa na ausencia de nomes como manu ginobili que pelo visto não fica muito tempo no spurs ….

    Parabéns pelo blog … para quem quiser me add para falar sobre nba ta ae

    kaio_junior00@hotmail.com

  6. ótima entrevista, eu acho que nando pode vim para NBA no ano que vem, porque ele é muito melhor que Cris Quinn

  1. Pingback: Craque em quadra e no campo | Spurs Brasil – O seu site de notícias em português sobre o San Antonio Spurs

  2. Pingback: Spurs está de olho em Garrett Williamson | Spurs Brasil

  3. Pingback: O que acompanhar na offseason | Spurs Brasil

  4. Pingback: Spurs pós-Draft: Quilos de novatos | Spurs Brasil

  5. Pingback: Bertans brilha na vitória da Letônia | Spurs Brasil

  6. Pingback: Como o locaute afeta o San Antonio Spurs | Spurs Brasil

  7. Pingback: Parker e De Colo se destacam na seleção | Spurs Brasil

  8. Pingback: Reconstrução do Spurs – O perímetro | Spurs Brasil

  9. Pingback: Reconstrução do Spurs – O garrafão | Spurs Brasil

  10. Pingback: Caras Novas? | Spurs Brasil

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.