As disparidades que rondam o basquete americano

linha3brunocq8

Quem vê os jogos da WNBA na televisão (os poucos que são transmitidos), pode pensar que as jogadoras, além de bonitas, também ganham os mesmos salários astronômicos que os jogadores da NBA. Quem partiu desse pressuposto deve começar a rever seus conceitos. Jogar na liga profissional norte-americana é o sonho de toda universitária que pratica o esporte nos Estados Unidos. Mas, o que quase ninguém aqui sabe é que os salários da liga feminina de basquete chegam a ser ridículos se comparados ao que ganham os jogadores da NBA.

Para se ter uma idéia, vamos às comparações: O teto salarial da WNBA é 772 mil dólares por ano, enquanto o da NBA é de 55,6 milhões, ou seja, todo o dinheiro que circula referente a salários na liga feminina corresponde a apenas 1,39% do dinheiro movimentado dentro da masculina. Com base nesses dados, na NBA, cada jogador que componha uma equipe de 12 jogadores ganha em média 4,6 milhões de dólares/ano, enquanto na WNBA, a mesma equipe, com as mesmas 12 jogadoras, ganha em média a ínfima quantia de 64 mil dólares/ano, o que dá pouco mais de cinco mil dólares por mês. Continuando com as disparidades, o salário inicial de uma novata recém chegada da universidade varia de 36 a 44 mil dólares/ano de acordo com sua posição no draft. Já na NBA, a primeira escolha do draft tem direito a um salário de mais de quatro milhões de dólares. Para deixar os desavisados de queixo caído, um jogador medíocre recém saído da universidade ganha aproximadamente uma quantia que varia de 440 a 770 mil dólares/ano. Para quem começou a ler esse artigo e não prestou muita atenção nele, voltem um pouco e vejam que o teto salarial de toda uma equipe da WNBA é 772 mil, ou seja, um jogador de nível “D” na NBA ganha o mesmo que toda uma equipe da liga feminina. Para finalizar as comparações envolvendo salários, o ordenado máximo possível que uma jogadora pode receber é 95 mil dólares/ano, ao passo que na NBA esses valores passam da casa dos 20 milhões.

Com tantos números e contas, a pergunta que fica é: Onde quero chegar com isso? A resposta é simples; para os apaixonados pelo basquete feminino (grupo no qual eu me incluo) é inadmissível ver tamanha disparidade. Para situar um pouco mais o leitor, a maior parte das jogadoras que atuam no basquete americano também jogam no basquete europeu. Como isso funciona? A temporada da WNBA é bem curta; são apenas quatro meses (Na NBA são nove), de maio até agosto, depois há um período de férias, e o resto do calendário é ocupado pelos campeonatos europeus. E é no velho continente que as jogadoras conseguem ganhar um bom dinheiro. Lá, as equipes valorizam mais a atleta e pagam um salário decente; uma jogadora de alto nível chega a ganhar em uma única temporada o que não ganharia em seis ou sete anos de WNBA. Por esse motivo se torna tão vantajoso jogar em duas equipes. A liga americana continua sendo mais importante e valorizada pelas jogadoras, mas, quando surge uma oportunidade de encher o bolso e ainda manter o ritmo de jogo para a próxima temporada, por que não aceitá-la?

É claro que existem motivos para tudo isso ocorrer. Primeiramente, a WNBA é uma liga que não tem grande apelo do público norte-americano. Dificilmente se vê um ginásio lotado de gente como vemos em quase todos os jogos da NBA. A publicidade é muito menor, e os grandes vilões disso tudo são os próprios times. Como assim? A maioria das equipes da liga, salvo algumas exceções, está filiada com a franquia masculina. Por exemplo: San Antonio Spurs e San Antonio Silver Stars. O que acontece é que 95% dos investimentos são direcionados ao time da NBA, e o motivo para isso é bem simples, só é investido dinheiro onde se tem retorno. O basquete masculino dos Estados Unidos é um produto que gera lucro e é vendido para o mundo todo. Em qualquer país se sabe quem são Michael Jordan, Kobe Bryant ou Lebron James. Agora eu pergunto a você, caro leitor: Vocês conhecem Lauren Jackson, Diana Taurasi, Tamika Catchings ou Katie Douglas? Com muito esforço, devem conhecer a australiana Lauren Jackson, não pelo o que ela apresenta dentro de quadra, o que é fantástico diga-se passagem, mas sim pelas belas curvas da loira.

Pesquisas dão conta que nem o próprio americano se interessa por sua liga feminina de basquete. O pior de tudo é que nas medições de audiência, até o basquete universitário feminino ganha da WNBA. Há algo muito errado nisso, e tem que ser mudado urgentemente. O fato positivo é que a liga é bastante jovem, tem apenas 12 anos de existência, e ao longo desses anos muitas coisas mudaram e grandes melhorias foram feitas. Então, é esperar para ver como se desenvolve a liga com o desenrolar dos anos.

Sobre Bruno Pongas

Acompanha o San Antonio Spurs desde 1998, escreveu para o Spurs Brasil entre 2008 e 2012, criou o Destino Riverwalk e o podcast Cultura Pop, e agora está de volta ao Spurs Brasil para dar seus pitacos sobre o maior do Texas.

Publicado em 12/06/2008, em Artigos, Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Caio Junior

    Amigão, a resposta pra isso é simples: Publicidade.

    Os jogos da WNBA, em geral, são chatíssimos, há pouco público e pouca audiência televisiva. Se formos fazer uma analogia simples desses aspectos, comparando NBA com WNBA, talvez viriamos a concluir, que o salário que elas ganham em média, é mais do que justo.

  2. Cara , mais do que justo ficou foda…Tb acho que os jogos chegam a ser chatos , mas elas deviam ganhar algo próximo do que ganham os homens….
    Se bem que pra algumas nao é tao difícil consegui dinheiro neh , se for uma Lauren Jackson da vida..ahuhuauh

  3. Bruno Pongas

    SIm, está dito ai que a culpa é da publicidade (aliás, que ela é um dos fatores), é só ler :]

  4. Bruno gostei muito do seu artigo. Concordo com vc, acho injusto o que as jogadoras ganham, algumas delas merecem MUITO MAIS. Sou fã da Becky Hammon e o show que ela da na quadra deveria ser muito melhor remunerada.
    To MUITOOOOOOOO feliz que ela jogará pela seleção russa, já que la o seu talento é muito mais reconhecido!!

  5. Oiie eeu gossteii muitaaõõ ;)
    mee adc ~ noo orkut chicletaah.verycrazy@hotmail.com

    Bjaaaõzaaaaõ ♥

  6. Olá,Quanto uma jogadora iniciante ganha jogando na europa?

    e Uma ótima jogadora(Diana Taurasi) quanto ganha? tanto na wnba como na europa.

  1. Pingback: Com vocês, a melhor jogadora do mundo « Spurs Brasil – O seu site de notícias sobre o San Antonio Spurs

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.