Spurs (17-8) vs Heat (11-13) – Hasta la vista

 

117×105

Após bater o Detroit Pistons nessa segunda-feira (4), o San Antonio Spurs deu continuidade à sequência de três jogos em casa e venceu o Miami Heat nessa quarta (6) por 117 a 105. O alvinegro começou lento, mas conseguiu construir o resultado na metade final. Este foi o segundo e último confronto entre as equipes na temporada. Vamos aos destaques do duelo:

LaMarcus Aldridge foi essencial para a vitória do Spurs sobre o Heat (NBA/Getty Images)

Déjà-vu

Quem assistiu ao jogo contra o Pistons e depois ficou atento ao duelo com o Heat percebeu certas semelhanças na postura do Spurs. O time texano foi lento defensivamente na primeira metade de jogo, permitindo que a equipe da Flórida acertasse 58% dos arremessos de quadra tentados, incluindo nove para 18 dos três pontos. “Foi um pouco surpreendente que conseguimos marcar 35 pontos no primeiro quarto”, admitiu Erik Spoelstra, técnico visitante.

A diferença veio na volta dos vestiários. Mudando a postura, o alvinegro, conhecido por sua defesa, fez jus à fama e reduziu o espaço dos adversários. Assim, foram 11 turnovers do Heat na segunda metade, com placar de 60 a 47 para o Spurs somando os dois últimos quartos.

Rudy Gay mostrou-se bem à vontade na condição de titular (NBA/Getty Images)

O diferencial

Jogar contra o Spurs no AT&T Center é tarefa para poucos. O Heat bem que tentou e, de fato, ficou bons minutos em vantagem no placar. No entanto, os comandados de Gregg Popovich mudaram de postura e, consequentemente, os planos dos visitantes. O diferencial pode ser visto ao comparar a pontuação das mesmas. A texana teve oito jogadores fazendo dígitos duplos, enquanto que os adversários focaram a produção ofensiva em apenas três atletas.

Outra diferença entre as equipes é a utilização do banco. Pelo Spurs, só Dejounte Murray e Brandon Paul tiveram menos de dez minutos de quadra. Destaque para a boa exibição de Bryn Forbes, que atuou por 28 minutos e anotou 17 pontos, três rebotes e duas assistências, acertando seis dos oito arremessos de quadra que tentou durante o confronto.

Outro ponto positivo foi o bom aproveitamento dos chutes de longa distância. Este foi o milésimo jogo em sequência do Spurs com ao menos uma bola de três.

A sequência começou no dia 9 de abril de 2005 e é a quarta mais longa de toda a história da NBA. O recorde pertence ao Dallas Mavericks, que chegou à marca de 1.108 jogos consecutivos com pelo menos uma bola de longa distância convertida entre 1999 e 2012.

Amuleto da sorte

Ao todo, diante do Heat, o Spurs distribuiu 30 assistências. O torcedor texano mais analítico tem, nestes números, uma espécie de amuleto da sorte, ou, se preferir, algo como um bom presságio, uma boa superstição. Isso porque, com o triunfo, a franquia alvinegra vem de 37 vitórias e nenhuma derrota quando soma, pelo menos, 29 passes decisivos.

Outro reflexo da boa fase do alvinegro texano nos últimos duelos é Tony Parker. O armador completou sua quinta partida na temporada, e não por coincidência é a quinta vitória seguida do Spurs com o veterano em quadra. Ao lado de LaMarcus Aldridge, o camisa #9 foi um dos descansou na derrota para o Oklahoma City Thunder, nesse domingo (3). Diante do Heat, o francês registrou dez pontos, distribuiu nove assistências e, de quebra, pegou três rebotes em 20 minutos de quadra, acertando cinco dos sete arremessos de quadra que tentou.

Destaques da Partida

San Antonio Spurs

LaMarcus Aldridge – 18 pontos e 4 rebotes

Bryn Forbes – 17 pontos

Rudy Gay – 16 pontos, 7 rebotes, 3 assistências e 3 roubos de bola

Patty Mills – 13 pontos e 6 assistências

Miami Heat

Tyler Johnson – 25 pontos

Dion Waiters – 22 pontos e 5 assistências

Josh Richardson – 19 pontos

Anúncios

Sobre Sergio Neto

Jornalista esportivo desde 2012, ano em que passou a integrar a equipe do Spurs Brasil. Tem passagens por ESPN, Band e Estadão Esportes. Fanático por basquete desde criança e pelo San Antonio Spurs desde a era das "Torres Gêmeas". Também é redator de NBA no The Playoffs (theplayoffs.com.br/nba).

Publicado em 07/12/2017, em Resumo de Jogos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s