Spurs (32-9) vs Wolves (14-28) – Vitória sofrida

 122×114

Após ser derrotado pelo Phoenix Suns em partida disputada no México, o San Antonio Spurs voltou ao AT&T Center,. onde recebeu o Minnesota Timberwolves nesta terça-feira (17). Apesar das dificuldades e do alto nível competitivo dos adversários, a equipe texana conseguiu sair com a vitória pelo placar de 122 a 144. Confira, a seguir, como foi o duelo:

Sempre ele, Kawhi Leonard foi o destaque do Spurs (NBA/Mark Sobhani)

Sempre ele: Kawhi Leonard foi o destaque do Spurs na partida (Mark Sobhani/NBA)

De passagem, mas não a passeio

Apesar de jovem, o time do Wolves tem mostrado alto nível competitivo nesta temporada da NBA. Foi a primeira vez que as equipes se enfrentaram no AT&T Center, e por pouco os visitantes não estragaram o reencontro do Spurs com a sua torcida após a derrota no México.

As parciais da partida mostram bem isso. O primeiro quarto terminou empatado em 30 pontos, número alto para qualquer equipe da liga. No segundo, o Wolves surpreendeu e anotou impressionantes 41 pontos, recorde de um adversário do Spurs na temporada. Não é todo dia que se vê a equipe texana levando 71 pontos no primeiro tempo. Detalhe: o time visitante cobrou 30 lances livres antes de ir para os vestiários. No resto do jogo, foram só 11.

Contudo, na volta do intervalo, o fôlego da jovem equipe visitante diminuiu drasticamente, e isso foi refletido nos 11 turnovers cometidos pelo Wolves, que possibilitaram a recuperação do experiente grupo do Spurs. Para efeitos de comparação, o time visitante anotou somente 43 pontos na soma dos dois quartos finais, dois a mais do que o anotado somente no segundo.

Além da juventude, muito se deve também ao banco do Wolves. Afinal, haviam apenas três reservas à disposição do técnico Tom Thibodeau, aniversariante da noite. Assim, os titulares tiveram de fazer hora extra em quadra. Karl-Anthony Towns jogou por 43 minutos, Ricky Rubio jogou 39, Andrew Wiggins ficou em quadra por 38, e Zach LaVine registrou 35.

Leonard foi consciente no ataque e na defesa (Mark Sobhani/NBA)

Leonard foi consciente no ataque e na defesa (Mark Sobhani/NBA)

KaWOW

Explosivo no último quarto, Kawhi Leonard foi responsável por confirmar a vitória texana no período. Contudo, o que mais surpreende foi a intensidade com que o ala jogou durante todo o duelo, tendo sido muito elogiado tanto na defesa como no ataque.

“Isso é o que ele faz. Ele joga as duas extremidades da quadra como ninguém”, disse Gregg Popovich, exigente técnico do Spurs elogiando o seu ala titular.

Thibodeau, treinador adversário, também não poupou palavras para elogiar a atuação do camisa #2 do Spurs na noite dessa terça-feira e o colocou na briga pelo prêmio de melhor jogador da temporada da NBA.

“Ele é candidato a MVP. Quando você olha para All-Stars e MVPs, você olha o que eles fazem para sua equipe em busca da vitória. Há pessoas que podem obter estatísticas, mas eles não contribuem para ganhar. Ele faz tudo para ajudar sua equipe a ganhar”, disse Thibodeau, sobre o astro do Spurs.

Após conseguir igualar o recorde de sua carreira com os 38 pontos marcados diante do Suns, Leonard anotou, contra os Wolves, 34, acertando 12 dos 17 arremessos que tentou, além de ter registrado sete rebotes e cinco assistências. Este foi o quarto jogo consecutivo de pelo menos 30 pontos do ala, que se tornou o primeiro jogador do Spurs a marcar 950 pontos na primeira metade de uma temporada desde o lendário ala-pivô Tim Duncan em 2003.

Fazendo história

A temporada passada foi histórica para o Spurs, que atingiu a marca de 40 vitórias e apenas uma derrota jogando em casa. Nesta edição, a equipe texana tem o terceiro melhor início na história da franquia, com 32 vitórias e nove derrotas. O alvinegro ainda tem o segundo melhor recorde da liga apesar dos problemas, apenas três jogos atrás do Golden State Warriors.

Destaques da Partida

San Antonio Spurs

Kawhi Leonard – 34 pontos, 7 rebotes e 5 assistências

LaMarcus Aldridge – 29 pontos, 4 rebotes e 3 assistências

Tony Parker – 14 pontos e 5 assistências

Patty Mills – 11 pontos e 4 assistências

Minnesota Timberwolves

Karl-Anthony Towns – 27 pontos e 16 rebotes

Ricky Rubio – 21 pontos e 14 assistências

Zach LaVine – 18 pontos e 4 rebotes

Gorgui Dieng – 17 pontos e 6 rebotes

Anúncios

Sobre Sergio Neto

Jornalista esportivo desde 2012, ano em que passou a integrar a equipe do Spurs Brasil. Tem passagens por ESPN, Band e Estadão Esportes. Fanático por basquete desde criança e pelo San Antonio Spurs desde a era das "Torres Gêmeas". Também é redator de NBA no The Playoffs (theplayoffs.com.br/nba).

Publicado em 18/01/2017, em Resumo de Jogos. Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. O jogo foi bem feio, Spurs só empolgou no ultimo quarto quando chegou a abrir dígitos duplos na pontuação.

    Chamou a atenção, mais uma vez, a péssima defesa do time. Até Rubio pontuou bastante.

    Kawhi foi incrível mais uma vez, Aldridge foi bem também, já o resto do grupo segue muito irregular e inconstante, o que é um problema sério.

    Eu gostaria que o kawhi tirasse uns 15 dias se férias para ver como a equipe ia se virar.

  2. Tomar 71 do Minesota no primeiro tempo é de cair o cu da bunda.. 41 pontos num período só? Absurdo..
    No mais, o time continuou a pontuar e isso é positivo, recuperando a defesa no segundo tempo, aí é vitória na certa..
    Mas precisamos de vitórias de menos sustos..

  3. raphaelcastrosouza

    Acho que o Spurs tem entrado nos jogos com a mentalidade de que pode ganhar na hora que quiser, talvez devido a isso essa moleza para defender no início dos jogos. Vamos ver agora contra o Cavs qual será a postura. Uma questão a ser levantada, o que acontece com o Gasol? Será orientação do Pop para ele não participar tanto do ataque ou é má fase ? Esperava muito mais dele.

    • Não participa do ataque, nem da defesa, só da hora da soneca como tínhamos no jardim da infância. Como diz o comentarista da ESPN lá, esse tem nojinho de contato.

      Mas tá mais para uma falta de postura, tanto dele, como do Parker e so Green, mais uma vez horroroso, não estão querendo responsabilidades.

  1. Pingback: Spurs (32-9) vs Nuggets (17-23) – Temporada Regular | Spurs Brasil

  2. Pingback: Spurs (33-9) vs Nuggets (17-24) – Embalando | Spurs Brasil

  3. Pingback: Kawhi Leonard é eleito o jogador da semana | Spurs Brasil

  4. Pingback: Spurs (47-13) vs Timberwolves (25-33) – Temporada regular | Spurs Brasil

  5. Pingback: Spurs (53-16) @ Timberwolves (28-41) – Temporada Regular | Spurs Brasil

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s