Popovich pode comandar a seleção americana no Rio

Técnico do San Antonio Spurs, Gregg Popovich, pode estar de malas prontas para o Brasil. É isso mesmo!. O treinador de Tim Duncan e companhia foi confirmado em outubro do ano passado como sucessor de Mike Krzyzewski no comando da seleção dos Estados Unidos após a Olimpíada do Rio de Janeiro, que acontece neste ano. Porém, segundo o site americano The Score, o Coach K pode ser substituído por Pop antes do que se imaginava.

Popovich comandou o Oeste no All-Star Game (NBA/ Getty Images)

Isso acontece por conta da situação de Krzyzewski. O técnico da Universidade de Duke, que comanda a seleção norte-americana desde 2005, faltou no último dia 2 a um jogo dos “Blue Devils” devido a problemas de saúde. Coach K não estava no banco de reservas de Duke contra Georgia Tech porque estava na ala cardíaca de um hospital na Carolina do Norte.

Com isso, o site oficial da NBA fez uma reportagem sobre a situação do treinador de 69 anos de idade. A matéria diz que, apesar de Krzyzewski não ter tido mais nenhum problema aparente, já que comandou os últimos quatro jogos de Duke, o presidente da federação americana de basquete (USA Basketball), Jerry Colangelo, se diz preocupado com a saúde do técniico e considera algumas opções para os do Jogos Rio-2016.

“Estou sempre preocupado com as pessoas que amo, e amo o Coach K. Você já ouviu minha expressão ‘estamos unidos pelo quadril, e tem sido assim desde 2005.’ Estou preocupado com a saúde dele. Disse a ele no telefone que nada é mais importante do que sua saúde. Nem a Universidade de Duke, nem o basquete do país. Espero e rezo para que ele possa cuidar de sua situação, seja ela qual for, e que ele esteja saudável e pronto para ir”, disse Colangelo.

Porém, mesmo preocupado com a saúde de Coach K, o dirigente não descarta que o treinador de Duke desde 1980 possa desembarcar no Rio de Janeiro para as Olimpíadas.

“Eu acho que sim. Mas, novamente, eu acho que é muito cedo para falar. Na medida em que nos aproximamos, parece que há uma possibilidade de que ele esteja. Pode ser capaz ou não, isso é uma história totalmente diferente. Mas não vamos ser prematuros sobre isso”, relatou.

A preocupação com a saúde de Krzyzewski começou quando o treinador sentiu fortes dores no joelho esquerdo em um teste de esforço realizado por Duke.

Nem o técnico nem a Universidade falaram sobre o assunto. Os jogos de basquete no Rio-2016 começam no dia 6 de agosto, com a final e disputa de terceiro lugar no dia 21. No comando da seleção norte-americana, Coach K ganhou ouro na Olimpíadas de 2008 e 2012, além do Mundial de Basquete de 2010 e 2014 e a Copa América de 2007.

No comando do Spurs desde 1999, Popovich já conquistou o título da NBA cinco vezes, tendo chegado a seis finais. Ele assumiria a seleção norte-ameircana apenas em 2017. Resta saber qual o estado de saúde de Krzyzewski até lá e qual atitude será tomada por Colangelo.

Anúncios

Sobre Sergio Neto

Jornalista esportivo desde 2012, ano em que passou a integrar a equipe do Spurs Brasil. Tem passagens por ESPN, Band e Estadão Esportes. Fanático por basquete desde criança e pelo San Antonio Spurs desde a era das "Torres Gêmeas". Também é redator de NBA no The Playoffs (theplayoffs.com.br/nba).

Publicado em 19/02/2016, em Notícias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s