Em homenagem à guerreira – parte 1

Vestiario Feminino

Depois de 16 anos de WNBA, Becky Hammon anunciou nesta semana que se aposentará das quadras ao fim da temporada. Quem acompanha basquete feminino sabe o significado dessa jogadora, não somente para o San Antonio Stars, mas também para toda a modalidade. Por isso, o Vestiário Feminino vai apresentar nas próximas semanas textos especiais sobre a carreira dessa que é um dos principais nomes do esporte da bola laranja.

Inspiradora um dos poucos adjetivos que definem Becky Hammon e sua carreira (Arte: Linda Estepe)

“Ser inspirado é ótimo. Inspirar é incrível” (Arte: Linda Estepe)

Essa que escreve essa coluna dominical é meio suspeita para falar sobre Hammon e tudo o que a envolve. Confesso que minha torcida para o Stars começou depois de vê-la jogar. Eu já torcia para o San Antonio Spurs e saber que ela estava na franquia “feminina” da equipe texana apenas me deixou mais à vontade.

Hammon é um exemplo não só em questão de estilo jogo. Ela é um espelho não somente para garotas que sonham em ser jogadoras de sucesso, mas para qualquer pessoa que tem um sonho e enfrenta circunstâncias adversas.

Nascida em Rapid City, no estado de South Dakota, uma região sem muita tradição no basquete, Hammon não teve as melhores oportunidades para chegar à carreira profissional. Com a Steven High School, chegou até a final estadual e perdeu para a escola Mitchell, quando marcou 29 dos 35 pontos de seu time.

Considerada a melhor atleta de sua cidade, Becky Hammon foi capa da previsão de um jornal local para a temporada tanto do futebol americano quanto do basquete feminino da Stevens High School em 1994 (Arquivo)

Considerada a melhor atleta de sua cidade, Becky Hammon foi capa da previsão de um jornal local para a temporada tanto do futebol americano quanto do basquete feminino da Stevens High School em 1994 (Arquivo)

Mesmo com a média de 26 pontos por jogo em seu último ano do ensino médio, não conseguiu uma bolsa para uma universidade da primeira divisão da NCAA. Foi a Colorado State University que a acolheu. Na faculdade, bateu a maioria dos recordes, que são mantidos até hoje.

Depois de quatro anos na CSU e de ter levado a instituição a um Sweet Sixteen da NCAA, Becky acabou não sendo draftada no evento de escolha da WNBA de 1999. Uma equipe, porém, decidiu dar uma chance para aquela jovem de uma instituição sem tradição no universitário, o New York Liberty.

Seu primeiro contrato como profissional foi assinado em 12 de maio de 1999, um dia depois de seu aniversário. Na franquia nova-iorquina passou oito temporadas e se tornou um dos principais nomes do basquete feminino. Apenas em 2007 foi enviada para o San Antonio – à época Silver – Stars por meio de uma troca no Draft daquele ano.

Becky Hammon começou sua carreira no New York Liberty, onde sua vida profissional decolou (Facebook)

Becky Hammon começou sua carreira no New York Liberty, onde sua vida profissional decolou (Facebook)

E é nesse Stars que tantas alegrias conhecemos com essa “baixinha”. Foi em 2007 que a franquia chegou pela primeira vez aos playoffs, com um time memorável. Perdeu para o Phoenix Mercury logo na primeira rodada, e o time do Arizona terminou como o campeão da temporada. Mas o ano de ouro mesmo foi 2008.

Com uma campanha extraordinária de 24 vitórias e dez derrotas e o primeiro lugar da Conferência Oeste, San Antonio chegou à Final, quando perdeu para o Detroit Shock.

Em 2011, Hammon recebeu uma de suas maiores honras da carreira. Foi escolhida entre as 15 melhores jogadoras de todos os tempos da WNBA no 15º aniversário do campeonato. A ala-armadora foi contemplada junto a Sue Bird, Tamika Catchings, Cynthia Cooper, Yolanda Griffith, Lauren Jackson, Lisa Leslie, Ticha Penicheiro, Cappie Pondexter, Katie Smith, Dawn Staley, Sheryl Swoopes, Diana Taurasi, Tina Thompson e Teresa Weatherspoon.

Becky Hammon foi escolhida uma das 15 melhores jogadoras da WNBA de todos os tempos, junto a nomes lendários da liga (WNBA.com)

Becky Hammon foi escolhida uma das 15 melhores jogadoras da WNBA de todos os tempos, junto a nomes lendários da liga (WNBA.com)

Continua na próxima semana…

Anúncios

Publicado em 28/07/2014, em San Antonio Silver Stars, Vestiário Feminino. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s