R.C. Buford é eleito o Executivo do Ano

Robert Canterbury Buford, ou apenas R.C. Buford, como é conhecido, foi eleito, nesta quarta-feira (7), o Executivo do Ano da NBA. O General Manager do San Antonio Spurs foi o mais votado em uma eleição realizada entre os dirigentes de todas as 30 franquias da liga norte-americana, e recebe pela primeira vez a premiação em sua carreira.

Buford é um dos responsáveis por manter o Spurs no topo (Garrett W. Ellwood/NBAE Getty Images)

Buford totalizou 58 pontos, recebendo nove votos para o primeiro lugar (que valem cinco pontos cada), três para o segundo três pontos cada), e quatro para o terceiro um ponto cada). O executivo texano ficou logo a frente de Ryan McDonough, do Phoenix Suns, segundo colocado com 47 pontos, e de Neil Olshey, do Portland Trail Blazers, terceiro com 34.

Esta é a terceira vez que um dirigente do Spurs leva o prêmio. Antes, Angelo Drossos foi vencedor na temporada 1977/1978, e Bob Bass faturou na temporada 1989/1990.

(Reprodução/aggman.com)

Há 23 anos na franquia de San Antonio, Buford passou por diversas funções e assumiu como General Manager em 2002. Desde então, o Spurs somou três títulos da NBA (2003, 2005 e 2007), um vice-campeonato (2013), jamais ficou fora dos playoffs e sempre realizou campanhas acima de 50 vitórias.

Há mais de uma década mantendo a equipe entre as mais bem ranqueadas da NBA, Buford tem como maior mérito a manutenção de uma base formada por Tony Parker, Manu Ginobili e Tim Duncan, com Gregg Popovich no comando, além de contratações quase sempre certeiras de coadjuvantes, como Robert Horry, Michael Finley, Fabrício Oberto, Danny Green e Boris Diaw. No Draft, também conseguiu sucesso em diversas ocasiões mesmo com escolhas baixas, como Tiago Splitter (28ª escolha em 2007), George Hill (26ª em 2008) e Kawhi Leonard (15ª em 2011).

Na temporada 2013/2014, Buford renovou os contratos de Tiago Splitter (36 milhões de dólares por quatro temporadas) e Manu Ginobili (14 milhões por duas temporadas), e viabilizou as contratações de Marco Belinelli (5,6 milhões por duas temporadas) e Jeff Ayres (3,5 milhões por duas temporadas). No dia da data limite para trocas, negociou o armador francês Nando De Colo com o Toronto Raptors, recebendo o ala Austin Daye. Dono da melhor campanha da NBA na temporada regular (62 vitórias e 20 derrotas), o Spurs possui apenas a 20ª maior folha salarial da liga, com 63,1 milhões de dólares, segundo números do site Hoopshype.

Anúncios

Sobre Victor Moraes

Formado em Jornalismo no ano de 2012 pela Universidade Metodista de São Paulo. Fanático por esportes, sobretudo o basquete, passou pela redação do Diário Lance!, trabalhou na Liga Nacional de Basquete e no extinto Basketeria. Se orgulha de fazer parte da equipe do Spurs Brasil desde a criação em 2007.

Publicado em 07/05/2014, em Notícias. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s