Dissecando a agenda de 2013/2014 do Spurs

O tempo está passando e os três maiores astros do San Antonio Spurs não estão ficando mais jovens, não. Tim Duncan tem 37 anos de idade e, de acordo com o site americano HoopsHype, tem mais dois anos de contrato com a franquia texana. Manu Ginobili, aos 36, acaba de renovar seu contrato, também por duas temporadas. Mesma duração do vínculo de Tony Parker, o mais jovem dos três com 31. Tento três jogadores importantíssimos acima dos 30, o técnico Gregg Popovich tem, entre suas maiores qualidades, a habilidade de controlar seus minutos ao longo da desgastante fase classificatória de 82 jogos da NBA. E, desde que o calendário da liga foi lançado, o treinador já deve estar trabalhando nisso.

Os três devem descansar cada vez mais (Ned Dishman/NBAE via Getty Images)

A princípio, alguns dados assustam. O Spurs fará 19 sequências de dois jogos em dias consecutivos na temporada – destes, 26 serão como visitante e apenas 12 como mandante. São dois back-to-backs a mais do que na temporada 2012/2013, de acordo com reportagem do site americano Pounding The Rock. Apenas 44 das 82 partidas do time texano serão livres de outros compromissos no dia anterior ou no dia seguinte. Duro, não?

No entanto, se a quantidade de jogos seguidos aumentou, sua dificuldade diminuiu. De acordo com o jornalista Jeff McDonald, do site americano Spurs Nation, dos 19 adversários que o time texano vai enfrentar na segunda noite de um back-to-back, somente sete estiveram nos playoffs na temporada passada. Ou seja: não devem faltar chances para Pop descansar Parker, Manu e Duncan nestes casos.

Outra fonte de preocupação podem ser alguns meses em que o Spurs terá verdadeiras maratonas pela frente – serão 16 jogos em novembro (sete em casa e nove fora), em dezembro (oito em casa e oito fora) e em março (nove em casa e sete fora). De fato, parece muito para um elenco envelhecido como o da franquia texana. E, de fato, o levantamento do Pounding The Rock preocupa um pouco neste sentido.

Dos 82 jogos que o Spurs fará na próxima temporada, 38 serão com o mesmo tempo de descanso dos seus oponentes, em 25 o adversário estará mais repousado e em apenas 19 a equipe texana terá mais dias para se preparar. De acordo com Ed Kupfer, analista do Houston Rockets, o Los Angeles Clippers foi a equipe mais sortuda no quesito, com 32 partidas em que o rival virá mais desgastado.

Se neste quesito o Spurs parece ter sido um pouco prejudicado, na tradicional Rodeo Road Trip não há do que reclamar. Na viagem anual, em que a equipe cai na estrada enquanto o AT&T Center recebe um rodeio, o time encara New Orleans Pelicans, Washington Wizards, Brooklyn Nets, Charlotte Bobcats, Detroit Pistons, Boston Celtics, Los Angeles Clippers, Portland TrailBlazers e Phoenix Suns na temporada 2013/2014. Uma sequência que costuma ser dura, mas que dessa vez tem poucos jogos que realmente preocupam.

Além disso, com as contratações feitas pelo Spurs, Pop se dar ao luxo de poupar Parker, Manu e Duncan em jogos mais fáceis e ainda assim ter um time competitivo. O treinador pode mandar à quadra, por exemplo, Nando De Colo, Danny Green, Kawhi Leonard, Boris Diaw e Tiago Splitter, tendo, como opções no banco de reservas, Cory Joseph, Patrick Mills, Marco Belinelli, Jeff Pendergraph, Matt Bonner e Aron Baynes.

Como explicado em artigo do blog Bola Presa em 2010, fazer o calendário da NBA não é tarefa fácil. É complicado deixar todos satisfeitos e fazer algo extremamente equilibrado tendo que encaixar 82 jogos para cada um dos 30 times em agendas de arenas, que costumam ser super concorridas. Neste ano, a tabela do Spurs parece ser um pouco encardida? Sim. Mas a franquia texana tem material humano para lidar com ela.

Anúncios

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é editor assistente do UOL Esporte. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para Basketeria e mob36.

Publicado em 10/08/2013, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s