Um outro olhar – Análise de Jeff Pendergraph

Nesta offseason, uma das principais movimentações do San Antonio Spurs foi a contratação de Jeff Pendergraph. O ala-pivô, que disputou a última temporada pelo Indiana Pacers, é, no entanto, um jogador pouco conhecido pelo grande público que acompanha a NBA. Por isso, o Spurs Brasil convidou Kaique Quadros, autor do atualmente inativo blog Pacers Brasil, para fazer um texto opinativo sobre o atleta. Confira, a seguir, a análise dele:

Pendergraph é uma das caras novas do Spurs (NBAE/Getty Images)

O que dizer do Jeff Pendergraph? Na última temporada, ele não teve muitos minutos em quadra para podermos dizer que exista algo de bom ali. Abro esse raciocínio dizendo que o garrafão reserva do Indiana Pacers, formado por Tyler Hansbrough e Ian Mahinmi, foi horripilante! Mostra que não havia mesmo talento no jogador.

Pelo pouco que podemos analisar em sua passagem pelo Pacers, Pendergraph não passa de um total energy guy, aquele cara que sai do banco com dedicação e vibração para contagiar seus companheiros em quadra. Sabe apanhar rebotes decentemente? Sim, porém não de forma eficaz. Pode trazer alguma resistência defensiva para um cara mais rápido? Talvez. Mas se fosse algo contínuo, ele seria mais utilizado.

Acho que o auge de Pendergraph foi a série de primeira rodada dos playoffs deste ano, contra o Atlanta Hawks. Al Horford e Josh Smith conseguiram empatar a série em 2 a 2 jogando em seus domínios de forma incrível, e o ala-pivô, ainda pelo Pacers, foi utilizado como marcador do hoje reforço do Detroit Pistons. Uma iniciativa inteligente do técnico Frank Vogel, visto que a equipe de Indiana passou de fase e que Smith não foi mais tão impressionante como tinha sido nos outros jogos. Essa combinação de marcação, disposição e uma certa velocidade é o que acredito que possa ser a justificativa para o Spurs contratá-lo.

Você pode se perguntar se eu não estou sendo muito duro e pessimista sobre Pendergraph. Será mesmo que ele não tem uma noção ofensiva? Mas sou categórico nessa análise e não vi talento nenhum do jogador no ataque durante sua passagem pelo Pacers. Ele é atlético e tudo o mais, mas pouco sabe usar isso a seu favor. Vê-lo bater bola é um pesadelo, e suas tentativas de arremessos de meia distância são algo doloroso de se ver.

No entanto, e se aparecer uma série como a do Pacers contra o Hawks? E se ele conseguir ajustar a marcação em um cara mais rápido e forte, coisa que Paul George e David West não conseguiram diante da equipe de Atlanta? E se o Spurs obtiver sucesso utilizando-o em um confronto desse tipo? A franquia texana já poderá considerar a aquisição um acerto? Fica a pergunta para os torcedores do time de San Antonio.

Anúncios

Sobre Equipe Spurs Brasil

Seu site de notícias sobre o San Antonio Spurs em português. Ativo desde fevereiro de 2008.

Publicado em 29/07/2013, em Um outro olhar. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Acho que ele é mais do que um cara que sabe pegar rebotes decentemente porém ineficazmente. Ele é bom nos rebotes, tanto defensivos quanto ofensivos, e tem velocidade e força pra acompanhar jogadores físicos dentro do garrafão.
    Se o amigo apontou que ele foi útil contra Josh Smith, aposto que se estivesse em quadra pelo Spurs ele teria pego o maldito rebote que o Bosh pegou a 6s do jogo 6 das Finais. É pra esse tipo de situação que ele foi contratado. E seu grande atrativo é que é barato.
    Ataque de garrafão fazemos com Duncan e suas milhares de jogadas de ataque, com o Diaw e seus ótimos passes e até com o Tiago no pick n’ roll. A grande necessidade é de um reboteiro. E barato.

  2. Ele é atlético e tudo o mais, mas pouco sabe usar isso a seu favor. Vê-lo bater bola é um pesadelo, e suas tentativas de arremessos de meia distância são algo doloroso de se ver.
    nesse proposito sim , concordo com vc . mas na defesa , há o que se trabalhar . e treinado por popp , pode ser que esse cão aprenda a ladrar ou sofra um apagão de uma vez .

  1. Pingback: Defesa em pauta | Spurs Brasil

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s