Spurs (1) vs Warriors (0) – Manu e o tabu

129×127

A estreia do San Antonio Spurs na semifinal da Conferência Oeste foi um verdadeiro teste para cardíaco. Nesta segunda-feira (6), a equipe texana recebeu o Golden State Warriors, na primeira partida da série, e se viu perto de ser derrotada em casa pelo adversário pela primeira vez desde 1997. No entanto, na raça, o time da casa conseguiu empatar o jogo nos minutos finais do quarto período e, na segunda prorrogação, pesou o poder de decisão de Manu Ginobili, que converteu a cesta decisiva. Veja a seguir como foi o emocionante duelo.

MANU! (D. Clarke Evans/NBAE/Getty Images)

Tabu de pé

A última vez que o Warriors venceu o Spurs em San Antonio foi no dia 25 de junho de 1997, quando Tim Duncan ainda era um jogador de basquete colegial e a equipe texana mandava seus jogos no Alamodome. Porém, no quarto período, parecia que a marca chegaria ao fim – especialmente quando os visitantes abriram 16 pontos de vantagem. Porém, comandado por nove pontos de Kawhi Leonard e oito de Tony Parker, o time da casa conseguiu uma reação espetacular e foi cortando a diferença até igualar o placar com um tiro de longa distância de Danny Green. Ao fim do tempo regulamentar, os dois times empataram por 106 a 106.

Duncan teve dificuldade no garrafão (D. Clarke Evans/NBAE/Getty Images)

Manu do inferno do céu

Ao fim da primeira prorrogação, com Spurs e Warriors empatados, Manu Ginobili teve a bola da vitória, mas acabou errando. No segundo tempo extra, quando seu time vencia por três pontos de diferença, o argentino tentou um arremesso do perímetro pouco inteligente, de muito longe, e o erro permitiu a reação dos visitantes, que viraram para 127 a 126. Porém, restando pouco mais de três segundos para o fim, a equipe de Oakland cometeu o erro de deixar o argentino livre em uma reposição. O camisa #20 não perdoou e matou o tiro do perímetro, colocando números finais no placar.

Batalha no garrafão

É de conhecimento de todos que o ponto forte do Warriors é o perímetro. Porém, no jogo 1, o time texano foi dominado no garrafão. Com Tim Duncan gripado, Boris Diaw atuando pela primeira vez desde 6 de abril, Tiago Splitter fora por lesão no tornozelo esquerdo e Matt Bonner e DeJuan Blair ineficientes, o alvinegro coletou 45 rebotes, contra 55 dos visitantes.

Curiosamente, os melhores momentos do Spurs no jogo foram com quatro jogadores abertos e só Diaw na área pintada. A partir da reação no quarto período, o francês fez seus sete pontos e só saiu na última posse da primeira prorrogação, quando Duncan saiu do banco. Agora, resta saber se a tendência será mantida com o retorno do pivô brasileiro.

Quem marca Curry?

Stephen Curry fez o estrago esperado e um pouco mais: o armador do Warriors só não estava em quadra em quatro segundos dos 58 minutos disputados, e terminou com 44 pontos (Q-U-A-R-E-N-T-A E Q-U-A-T-R-O) e 11 assistências. Ao longo do jogo, Tony Parker e Danny Green tentaram marcá-lo sem sucesso. Cory Joseph se esforçou e fez bom trabalho se livrando dos corta-luzes e mantendo contato com o adversário, mas foi nulo no ataque e ficou pouco tempo em quadra. E, no fim, foi Kawhi Leonard quem estava defendendo o astro rival durante a reação histórica do Spurs. Será que a tarefa continuará com o ala ao longo da série?

Destaques da partida

San Antonio Spurs

Tony Parker – 28 pontos, 8 assistências e 8 rebotes

Danny Green – 22 pontos (6-9 3 PT), 3 roubadas de bola e 2 tocos

Tim Duncan – 19 pontos e 11 rebotes

Kawhi Leonard – 18 pontos, 9 rebotes, 3 assistências e 2 roubadas de bola

Manu Ginobili – 16 pontos, 11 assistências e 7 rebotes

Golden State Warriors

Stephen Curry – 44 pontos, 11 assistências, 4 rebotes e 2 roubadas de bola

Harrison Barnes – 19 pontos e 12 rebotes

Klay Thompson – 19 pontos, 5 rebotes, 3 assistências e 2 roubadas de bola

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é editor assistente do UOL Esporte. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para Basketeria e mob36.

Publicado em 07/05/2013, em Resumo de Jogos. Adicione o link aos favoritos. 25 Comentários.

  1. Jogasso, GO SPURS, GO!

  2. Let’s GO Spurs

  3. Jefferson Lyow

    Melhor Jogo da temporada

  4. Gustavo Alves

    Tipo assim, eu quase infartei vendo o Spurs tomar uma surra do Curry, quase infartei vendo o Spurs encostar mas nunca passar. Quase infartei vendo o Spurs empatar, quase infartei vendo o Spurs abrir vantagem e deixar empatar. Quase infartei no erro do Ginobili, Quase infartei na bola de 3 da vitória!
    Pra pqp! Não posso mais ver um jogo igual a esse nessa temporada.

  5. Será que o Splitter volta pro próximo?

    Popppp cadê o antídoto contra curry?

    não me conformo com um nanico destes fazendo 44 pontos na nossa casa, pena que não joga no spurs haha

  6. Ah sim, um ponto importante. Nao acredito que Curry consiga jogar todos os minutos do jogo durante toda a serie. Acho q forçaram a barra com ele pra que arrancassem uma vitória fora de casa, e se for, talvez o tiro tenha saido pela culatra.
    Depois desse jogo, acredito sério em um 4 – 0

  7. Felipe Ladislau

    Jogo incrível…. emoção demais, que arrancada dos Spurs no último período. Agora para o jogo 2 temos que limitar um pouco os arremessos do Curry.

  8. Felipe Ladislau

    Só para constar melhor partida do Richard Jefferson com a camisa dos Spurs…. SHUAHSUAHSUAHSA

  9. Tive que embora no meio do jogo, mas consegui assistir o restante e foi doido demais. Que jogaço, isso é NBA e é por isso que eu amo este esporte e este time.
    Fiquei o tempo todo imaginando porque o Kawhi não tava marcando o Curry, ainda não entendi… vou ter que rever mais algumas vezes pra ver se descubro a lógica do Pop ao não colocar nosso melhor marcador no melhor homem do perímetro adversário.
    Só digo uma coisa, pessoal: isto é tudo que o Warriors podia fazer. Eles tiveram a chance de ouro nessa série e jogaram no ralo. Daqui pra frente é só descida. Com a volta do Splitter e com o Duncan saudável o garrafão não vai mais ser a farra que foi. Só precisamos dominar desde o começo pra não precisar ralar como nesse jogo.

  10. GO SPURS, rumo ao penta, gostei do Green aparecendo pro jogo, espero que ele tenha amadurecido em relação aos Offs passado

  11. danilovboas, o Kawhi estava marcando o Thompson, q é bem mais alto, mas atingiu o limite de faltas, quem sabe o Pop mude de idéia e deixe essa tarefa para outro jogador.

    • danilovboas

      Assisti de novo e é isso mesmo. Aliás, se o Thompson não tivesse sido eliminado a vaca teria ido pro brejo. Mérito pro Parker, que silenciosamente foi decisivo neste jogo.

  12. Alison Filipe Dezzotti

    Jogaço! parker ,kawhi chamando a responsabilidade! green enfim aparecendo para jogo e como sempre em playoffs, manu decidindo! fiquei doido neste jogo! Curry joga muuuuito! leonard tem que marca-lo, deixando o green marcando o thompson! podemos perceber que venceremos esta série,mas o warriors nos dará um pokinho de trabalho. gospurs#

  13. Lucas Lubini

    Um dos melhores jogos que já vi da NBA. Sem dúvida. Deixo registrado!!

  1. Pingback: Spurs (1) vs (0) Warriors – Semifinal do Oeste | Spurs Brasil

  2. Pingback: Spurs (1) vs (1) Warriors – O que esses caram bebem? | Spurs Brasil

  3. Pingback: Spurs (1) vs (1) Warriors – Semifinal do Oeste | Spurs Brasil

  4. Pingback: Spurs (2) @ (1) Warriors – 19 mil calados | Spurs Brasil

  5. Pingback: Parker x alas altos: a solução | Spurs Brasil

  6. Pingback: Spurs (2) vs (1) Warriors – Semifinal do Oeste | Spurs Brasil

  7. Pingback: Spurs (2) @ (2) Warriors – Semifinal do Oeste | Spurs Brasil

  8. Pingback: Spurs (3) @ (2) Warriors – Semifinal do Oeste | Spurs Brasil

  9. Pingback: Recapitulando as últimas semanas e palpites contra o Grizzlies | Destino Riverwalk

  10. Pingback: Jogos do Spurs nos playoffs concorrem ao melhor da temporada | Spurs Brasil

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s