Parker é eleito o jogador do mês do Oeste e faz história

Nesta sexta-feira (1º), a NBA anunciou que Tony Parker, armador do San Antonio Spurs, foi eleito o melhor jogador de janeiro da Conferência Oeste. Com isso, o francês se tornou apenas o quinto jogador da história da franquia texana a levar o prêmio, e o primeiro desde que Tim Duncan foi o escolhido em abril de 2002.

Brilha, Parker! (D. Clarke Evans/NBAE/Getty Images)

Ao longo de janeiro, Parker apresentou médias de 21,9 pontos e 7,9 assistências em 33,3 minutos por exibição, ficando na nona colocação em toda a NBA no primeiro fundamento e em sétimo no segundo. O francês acertou 56,3% de seus tiros de quadra no período, ficando em nono na liga e em primeiro se considerarmos apenas atletas que atuam nas posições 1 e 2.

Além disso, em janeiro, Parker anotou cinco duplos-duplos, marcou ao menos 20 pontos em 12 dos 15 jogos que o Spurs fez no mês e passou da marca dos 30 em duas partidas. No período, a equipe texana sofreu apenas três derrotas, triunfando em 12 oportunidades.

Na temporada, Parker tem médias de 20,1 pontos (11º melhor da NBA na temporada) e 7,5 assistências (sétimo) em 32,7 minutos por exibição. Seu aproveitamento de 53,2% nos tiros de quadra é o 17º melhor da liga, e seu desempenho nos lances livres, acertando 81,1% dos arremessos, é o melhor de sua carreira.

Parker é o único jogador da NBA ao ter médias de pelo menos 20 pontos e sete assistências por jogo acertando no mínimo 80% dos lances livres e 50% dos tiros de quadra. O desempenho monstruoso fez o armador francês aparecer na quarta colocação na corrida para o MVP no site oficial da NBA.

Pela Conferência Leste, LeBron James, ala do Miami Heat, foi eleito o jogador do mês.

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é editor assistente do UOL Esporte. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para Basketeria e mob36.

Publicado em 02/02/2013, em Notícias. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Todos sabemos que um francês jogando no Spurs jamais será MVP algum dia. É vergonhoso, mas ainda existe este preconceito na NBA. E talvez Stern nunca permita que isso aconteça enquanto ele estiver no comando, o que por sorte vai durar pouco.
    Mas o que este rapaz vem jogando não está escrito. Apenas LeBron James faz o que Parker faz. Explico: Carmelo e Durant são sempre, invariavelmente protagonistas dos seus jogos. Você vê eles jogando, confere as estatísticas e eles estão lá. Quando eles somem no jogo (Melo some mais vezes, Durant quase nunca), você percebe também, e as stas confirmam.
    Parker e James não. Há pouco tempo estava vendo um jogo co Heat e comentei com um amigo “cara, não se fala no nome do LeBron, mas ele está dominando o jogo.” Ao olhar as estatísticas, James já beirava um triplo-duplo logo no início do segundo tempo. Com Tony acontece o mesmo. Às vezes parece que ele está sumido, você olha as estatísticas e ele tá lá em cima. Sua movimentação sem bola está me chamando muito a atenção desde a temporada passada. O time gira em torno dele, não mais de Timmy, e isso é ótimo para os dois. Ele também se tornou o principal pontuador de perímetro pro time, o que alivia Manu também. Muito elogiamos nossos dois veteranos, mas Parker tem um dedo nessa longevidade de Duncan e Manu. Isso é um time, quando a evolução de um jogador beneficia diretamente os parceiros e o desempenho do time como um todo cresce junto.

  1. Pingback: Spurs (38-11) @ Wizards (11-35) – Dez, e contando « Spurs Brasil

  2. Pingback: Spurs (28-11) @ Timberwolves (18-27) – Temporada Regular « Spurs Brasil

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s