Invasão brasileira no Texas?

A temporada 2012/2013 será a terceira de Tiago Splitter na NBA. E, a partir do próximo campeonato, o pivô do San Antonio Spurs poderá ganhar companhia brasileira no Texas. Isso porque Scott Machado e Rafael Hettsheimeir têm chances de começar a próxima temporada defendendo, respectivamente, o Houston Rockets e o Dallas Mavericks, rivais locais do alvinegro.

Hettsheimeir: A caminho do Texas?

Machado é um armador de estilo clássico, especialista na distribuição do jogo. Na última temporada, atuando pela Universidade de Iona, o jogador apresentou médias de 13,6 pontos e 9,9 assistências em 35,5 minutos por exibição. Chegou a liderar a NCAA nos passes decisivos. Mesmo assim, passou em branco no Draft neste ano. Porém, recebeu um convite para atuar pelo Rockets na Summer League e agradou ao conseguir oito pontos e 5,6 assistências em 25,4 minutos por jogo. Por isso, ganhou um contrato com a franquia.

Nascido em Nova York, Machado é filho de pais brasileiros e já declarou publicamente sua vontade em defender a nossa seleção. Dependendo de seu desempenho na NBA, o armador – que, a título de curiosidade, foi companheiro de time de Danny Green no basquete colegial americano – pode causar impacto imediato na equipe de Rubén Magnano, já que Larry Taylor, reserva imediato de Marcelinho Huertas nas Olimpíadas de Londres-2012, já tem 31 anos e pode ser carta fora do baralho para o próximo ciclo, enquanto Raulzinho e Rafael Luz são apenas promessas neste momento.

Hettsheimeir, por sua vez, ainda se recupera de lesão no joelho esquerdo – a mesma que fez com que o jogador fosse cortado da seleção e não pudesse ir a Londres. Por isso, o jogador – que, segundo a imprensa americana, despertou o interesse do Spurs nesta intertemporada – perdeu grande parte do mercado Europeu, que já tem as grandes equipes com elencos praticamente prontos. Na última temporada, atuando pelo Valência, o grandalhão apresentou médias de 13,3 pontos e 6,4 rebotes em 30,1 minutos por exibição na Liga ACB, o Campeonato Espanhol de basquete.

Agora, de acordo com reportagem do site espanhol Tubasket, duas franquias da NBA têm muito interesse em Hettsheimeir – o Cleveland Cavaliers, onde o pivô seria companheiro do compatriota Anderson Varejão, e o Mavs, rival local do Spurs, que sofre para encontrar um pivô titular desde a saída de Tyson Chandler.

Porém, como bem lembra Giancarlo Giampietro, do blog Vinte Um, tudo ainda não passa de uma possibilidade. O contrato dado a Machado pelo Rockets não é garantido – ou seja, pode ser rescindido a qualquer momento. E o mesmo tipo de vínculo foi oferecido por Mavs e Cavs a Hettsheimer. Por hora, Splitter é o único brasileiro garantido no basquete texano.

Anúncios

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil, seu maior orgulho na carreira jornalística. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é redator do UOL. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para Basketeria e mob36.

Publicado em 08/09/2012, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Puxa… e qual seria a dificuldade pro Spurs trazer o Rafael? Com um defensor como ele no time o Spurs passa de candidato correndo por fora a seríssimo candidato ao caneco.

    • Acho que o problema é a concorrência mesmo! Segundo a reportagem do Tubasket, Cavs e Mavs estão “muito interessados” no Hettsheimeir. Devem oferecer uma boa grana

  2. O pivô Paulão Prestes, que atuou na última temporada pelo Pieno Zvaigdes, da Lituânia, assinou com o Gran Canaria 2014 e jogará novamente na Liga Endesa. Ele teve médias de 6,9 pontos e 5,5 rebotes na liga Báltica e assinou com o time Espanhol por uma temporada.

  1. Pingback: O triste fim de Leandrinho Barbosa | Spurs Brasil

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s