Cuidem da bola!

Uma hora ia acontecer, não é mesmo? Na quinta-feira (31), o San Antonio Spurs, jogando fora de casa, perdeu para o Oklahoma City Thunder por 102 a 82, partida que encerrou uma sequência histórica de 20 vitórias da equipe texana. Neste sábado, às 21h30, os comandados de Gregg Popovich voltam à quadra longe de seus domínios precisando urgentemente melhorar em um aspecto: o controle de bola.

Não tá fácil pra ninguém, Green

Apesar da empolgação que o Spurs causou ao varrer Utah Jazz e Los Angeles Clippers nos playoffs, seria quase impossível passar invicto pela pós-temporada. Perder para uma equipe boa como o Thunder, mesmo que por 20 pontos de diferença, não é nada absurdo. Muito ruim, sim, foi a maneira com que o time texano perdeu.

O segredo da sonora vitória do Thunder esteve em uma adaptação defensiva inteligente do técnico Scott Brooks. Desde o início da série, a equipe tem marcado as linhas de passe do Spurs, o que, no confronto, será até mais importante para o time de Oklahoma City do que fechar o garrafão. Isso porque os texanos têm um número incontável de bons passadores (Tony Parker, Manu Ginobili, Stephen Jackson, Boris Diaw, Tim Duncan e, em um nível um pouco abaixo, Danny Green e Tiago Splitter). Em compensação, o elenco de Pop tem poucos infiltradores (só Parker e Manu) e poucos jogadores com perícia para finalizar perto da cesta (além de Duncan, Splitter e até Diaw, só Kawhi Leonard e DeJuan Blair, que tem atuado pouco, têm essa característica).

É possível ver o êxito que o Thunder encontrou ao executar essa estratégia durante o Jogo 3 nos números. Nos playoffs, o Spurs tem média de 24,2 assistências e 13,6 turnovers por partida. No duelo em questão, o time texano conseguiu apenas 18 assistências e desperdiçou a bola 21 vezes. É mole!?

Neste sábado, o Spurs precisará encontrar uma resposta para esse tipo de marcação. E eu acredito nessa possibilidade. Primeiro porque Parker, Ginobili e Duncan, jogadores que mais ficam com a bola nas mãos, têm experiência nos playoffs para lidar com esse tipo de dificuldade. Segundo porque Popovich sabe, como poucos, fazer ajustes durante uma série.

Essa não foi a primeira vez que o Spurs sofreu uma lavada nos playoffs em jogos importantes. Lembro-me da pós-temporada de 2010, quando, na primeira rodada, a equipe, que se classificou na sétima colocação, enfrentou o rival texano Dallas Mavericks. Na segunda partida da série, o time de Popovich roubou o mando de quadra e, com duas vitórias em San Antonio, voltou para a casa adversária podendo selar a classificação.

Porém, com uma sonora vitória por 103 a 81, o Mavs provou que estava vivo na série. Como fez na última quinta-feira, Pop abriu mão do jogo já no terceiro quarto, lançando jogadores que não vinham atuando nos playoffs – contra o Thunder, além de Blair, Patrick Mills e James Anderson pisaram em quadra. Em 2010, em Dallas, foram Garrett Temple, Keith Bogans e Ian Mahinmi que tiveram a oportunidade.

No entanto, no Jogo 6, a vaga veio com um triunfo por 97 a 87 sobre o Mavs, em partida que teve 26 pontos de Manu, 17 pontos e dez rebotes de Duncan e dez pontos, oito assistências e sete rebotes de Parker. Esperamos que a história se repita hoje!

Anúncios

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil, seu maior orgulho na carreira jornalística. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é redator do UOL. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para Basketeria e mob36.

Publicado em 02/06/2012, em Na linha dos 3, Playoffs 2012 e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. de que horas vai ser o jogo hoje?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s