O novo dono da bola

Quando comecei a acompanhar a NBA, Tim Duncan era claramente o franchise player do San Antonio Spurs. Mesmo assim, meu jogador predileto sempre foi Manu Ginobili, que, com o passar do tempo, foi ganhando moral e passou a receber as bolas decisivas do time. Neste ano, estamos presenciando mais uma mudança neste panorama. A cada jogo que passa, Tony Parker tem se tornado mais e mais a cara da equipe texana.

Pontaria, teu nome é Parker

O francês é o mais jovem do Big Three do Spurs. Apesar de ter começado sua trajetória na NBA um ano antes do que Ginobili, Parker tem 29 anos, contra 34 do argentino e 36 de Duncan. Era natural que, mais cedo ou mais tarde, o armador assumisse o controle da equipe. Só não esperava que isso fosse acontecer rapidamente assim e que o camisa #9 fosse herdar o cargo com tanta naturalidade.

A verdade é que o acaso ajudou muito. Vale lembrar que Ginobili havia começado a temporada em grande forma e foi o melhor jogador do Spurs nos primeiros jogos do campeonato. Mas a contusão do argentino redobrou a responsabilidade de Parker. Não demorou para que o armador francês entendesse isso: nessa temporada, ele bateu seu recorde de pontos contra o Oklahoma City Thunder, ao anotar 42, e também superou sua melhor marca em assistências ao distribuir 17 contra o New Orleans Hornets.

Na temporada regular, Parker liderou o Spurs em pontos (18,3), assistências (7,7) e minutos (32) por jogo. O número de passes decisivos por partida é o melhor de sua carreira, assim como o aproveitamento em lances livres: 79,9%. São números que mostram um importante amadurecimento na carreira do jogador. E isso tem se mantido nos playoffs.

Na pós-temporada, Parker novamente é o líder em pontos (21), assistências (6,5) e minutos (32,8) por exibição. Acertou 30 dos 60 arremessos de quadra que tentou, conseguindo um aproveitamento absurdo de 50%. Colocou na cesta a única bola de três pontos que arremessou.

Nos playoffs da NBA, Parker ocupa a quinta colocação em assistências por partida. Usando estatísticas avançadas, o armador francês seria o segundo melhor em assistências a cada 48 minutos, o quinto em pontos marcados a cada 48 minutos e o quinto jogador mais eficiente da pós-temporada em números medidos a cada 48 minutos. É pouco?

Antes do começo da temporada regular, eu achava Parker o jogador menos decisivo do Big Three do Spurs. Mas agora percebo que essa impressão foi construída apenas porque o francês recebia pouco a bola nos minutos finais de jogos apertados. Neste campeonato, quantas vezes vimos o armador sair do corta-luz estabelecido por Duncan para acertar um arremesso de média distância ou um floater? Já perdi a conta. Sem dúvidas, a seleção francesa ajudou o camisa #9 a amadurecer em momentos decisivos, já que ele é o principal jogador da equipe nacional.

Falando no selecionado azul, recentemente o Spurs contratou Boris Diaw, além de, aparentemente, ter interesse em contratar Nicolas Batum e em trazer Nando de Colo da Europa. Coincidência? Acho que não. Os três, além de serem bons jogadores, ajudariam a manter Parker feliz em San Antonio. Pode ser uma tentativa da franquia para agradar seu novo craque. Com razão! Queremos Parker em San Antonio por muito tempo.

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é editor assistente do UOL Esporte. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para Basketeria e mob36.

Publicado em 12/05/2012, em Na linha dos 3 e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Ficou em 5º no prémio de melhor jogador mas para nós ele é um grande MVP!

  1. Pingback: Parker foi o quinto colocado na corrida pelo MVP da temporada | Spurs Brasil

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.