Saber administrar

koba

Foram 123 dias para disputar 66 partidas e terminar com um saldo de 50 vitórias (75,8% de aproveitamento), sendo apenas cinco derrotas jogando no AT&T Center. Nas duas séries de back-to-back-to-back, o Spurs venceu todas, tornando-se o único time da NBA a alcançar tal façanha. Quatro jogos em cinco dias foi algo frequente nesta temporada.

Danny Green foi o único jogador do Spurs a participar dos 66 jogos

Alguns torcedores criticam Gregg Popovich por poupar demais os seus jogadores, mas o tetracampeão da NBA sabe muito bem o que faz. Tudo bem que aprendemos com os erros e três deles foram muito marcantes:

  1. Draftar Luis Scola: Calma, não foi bem este o erro, o problema foi para trazê-lo para a NBA. Pagar a quebra do contrato sairia muito caro para a franquia, mas os resultados que o Argentino tem tido em Houston fazem o arrependimento soar alto;
  2. Contratar Richard Jefferson: Sinceramente eu achei que teria sido o melhor reforço que o Spurs fez na era Popovich. Jefferson é um jogador disciplinado, líder de equipe, bom defensor e excelente pontuador, mas com apenas um problema: não se encaixa no esquema do nosso treinador;
  3. Deixar de poupar jogadores em jogos menos importantes: Na temporada passada, achei que Pop continuaria poupando os principais jogadores, mas resolveu entrar com força total contra o Suns. Resultado: Manu teve um entorse no cotovelo direito e desfalcou o time nos primeiros jogos dos playoffs e jogando no sacrifício nos demais.

A franquia tentou se redimir, não poupando esforços para trazer Tiago Splitter, conseguiu trocar Jefferson pelo ex-Spur Stephen Jackson e não hesitou em poupar o trio Parker, Manu e Duncan após garantir o primeiro lugar da Conferência Oeste.

Mas o que mais me impressiona mesmo é o time de olheiros por trás desse elenco. Patrick Mills foi a última novidade e parece ser um substituto bem mais maduro para Tony Parker. Jogando mais ‘solto’ contra o Warriors, Mills anotou um double-double, com 34 pontos e 12 assistências. A troca de George Hill por Kawhi Leonard me deixou com uma pulga atrás da orelha, mas, com Danny Green fazendo uma temporada sólida, não sinto falta de Hill.

Deve ser difícil acertar nas primeiras escolhas do Draft, mas deve ser muito pior conseguir garimpar alguém no final da primeira ou segunda rodadas. Mas a equipe texana tem tido muito sucesso, trazendo jogadores como George Hill, DeJuan Blair, Tiago Splitter, Luis Scola, Manu Ginóbili e Tony Parker.

Mais algum grande erro nos últimos anos ou mais algum destaque que esqueci de citar?

Anúncios

Sobre koba

Torcedor do San Antonio Spurs desde 1992.

Publicado em 01/05/2012, em Passando a limpo e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. scola nunca deveria ter sido descartado

  2. pode tb nao ter sido o pior dos erros, mas o draft do james anderson nao foi dos grandes acertos, eu diria

  3. Bruno Pongas

    Koba, eu diria que trocar Goran Dragic por Malik Hairston também foi um baita erro…

  4. Como eu queria ver o Scola vestindo a camisa dos Spurs….

  5. André "Awesome" Gomes

    Não dá para se acertar sempre, e é bom errar para que se possa aprender com eles. Óbvio que NINGUÉM gosta de errar mas é necessário. E o saldo no geral do Spurs é super positivo, poucos times conseguem ir sempre para o fim da primeira rodada do draft e pegar jogadores que são desvalorizados e hoje estão aí arrebentando. Casos de Ginóbili, Parker, Scola, Dragic, Hill entre outros.

    Não conheço um time tanto em basquete, futebol, vólei entre outros esportes que tenha os olheiros tão bons que o Spurs tem. E também não acho que o James Anderson tenha sido uma mal escolha. Temporada passada ele teve um bom inicio, mas após a lesão decaiu. E nesse ano não teve muito tempo na rotação, apesar de ter tido chances como titular e não ter agradado, não comprometeu, e fez uma ótima partida contra o Suns. O problema é que tem poucas chances.

    Enfim… ótimo artigo Koba e hoje é Spurs 2-0! :D

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s