Bonner e defesa combinam? Os números mostram que sim!

Matt Bonner seguindo os passos de Bruce Bowen! (Ok, forcei!)

Matt Bonner é um dos alvos preferidos dos torcedores do San Antonio Spurs quando a equipe vai mal. O camisa 15 é sempre o primeiro a ser criticado, principalmente por seu discutível desempenho defensivo.

Mas será que Bonner é realmente desprezível defendendo? Bem, já observei em algumas partidas desta temporada que o Red Rocket melhorou consideravelmente neste quesito. Está longe de ser um Tim Duncan (quase cometo uma heresia das grandes agora, ein!), mas tem lá sua utilidade.

Por incrível que pareça, os números mostram que Bonner e Duncan formam uma boa dupla. Um levantamento feito pelo jornalista Andrew McNeill, do 48 Minutes of Hell, mostra que a parceria tem a mesma eficiência defensiva que a “dupla dos sonhos”, formada pelo camisa 21 e pelo brasileiro Tiago Splitter.

Pois é! Confesso que eu também fiquei chocado com isso, mas é verdade. O San Antonio Spurs concede 97,6 pontos a cada cem posses de bola quando Duncan e Splitter jogam juntos. Quando a dupla de pivôs é Timmy + Red Rocket, o Spurs toma 97,7 pontos – uma diferença imperceptível!

Tudo bem que Duncan/Bonner (7,4 minutos por noite) ficam mais tempo em quadra que Duncan/Splitter (5,4 minutos por noite), mas é curioso saber que o Orange Mamba (desculpa Kobe Bryant) é mais relevante defensivamente do que pensamos. Para quem acredita em números isso é um prato cheio!

Abaixo, temos o desempenho ofensivo e defensivo de cada dueto de pivôs do San Antonio Spurs a cada cem posses de bola. O que vocês acham? Acreditam nos números?

Anúncios

Sobre Bruno Pongas

Acompanha o San Antonio Spurs desde 1998, já escreveu para o Spurs Brasil de 2008 a 2012, criou o Destino Riverwalk e agora volta à velha casa para dar seus pitacos sobre o San Antonio Spurs.

Publicado em 17/04/2012, em Na linha dos 3 e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Parei, vou sair do blog

  2. Eduardo Prado

    Então, eu acharia melhor fazer uma comparação dos quintetos em quadra do que essa de duplas, pois fica difícil de a avaliar o desempenho das duplas sem saber que são os outros três jogadores que estão em quadra. E continuo achando que Bonner é um jogador unidimensional, só chuta de 3 pt.

  3. Bonner e Duncan jogam juntos a 5 temporadas, Splitter quase nunca joga com TD e nessa estatistica nao inclui numeros que realmente importam(como playoffs, onde Bonner SEMPRE pipoca), entao d q adianta ter um desempenho parecido na temporada regular se nos playoffs todo mundo sabe que ele vai ser abusado por Z-Bo, Gasol, Scola, Griffin, Harrington,etc. Sem conta se o Tiago jogasse o mesmo tanto que o Bonner joga os numeros deles seriam BEM melhores. PS: 48MoH sao puxa saco do Bonner/Blair

  4. Bonner melhorou bastante sua defessa do ano passado pra cá, isso eu concordo, mas nao vejo longe de ser um grande marcador, pega poucos rebotes, é fraco. Tambem concordo que teriamos que ver o quinteto como um todo.

  5. Joap Rafael Loduca

    acho q bonner melhorou……nos numeros ele esta bem……mas ele ainda nao e um grande marcador e acredito q dificilmente será……

  6. Números assustadores hahaha, por isso q é bom assistir aos jogos.

  7. Esses números são mais reveladores no aspecto ofensivo. Vejam que as duplas com Bonner fazem bem mais pontos que com Blair. A diferença é bem maior do que nas comparações de pontos permitidos. O ataque do Spurs quando joga small ball também tem números semelhantes às formações com Bonner. Fica claro que o ataque não funciona com muita gente no garrafão (Bonner, no ataque, mais parece um SF). Isso explica a relutância de Pop em jogar com Splitter e Duncan, mas que pode ser inevitável contra certas equipes (no momento que escrevo esta mensagem, o Pop está testando essa formação contra o Lakers).

    No aspecto defensivo, penso que os números são inconclusivos em comparação com Splitter/Duncan, que jogaram pouco partidas (e pouco tempo também) juntos. Contudo, mostram que o Bonner, defensivamente, tem desempenho semelhante ao Blair, um pouco melhor até.

    Já odiei o Bonner, mas, hoje, reconheço sua importância tática para equipe. Ele tem o segundo +/- do time, não é coincidência.

  1. Pingback: San Antonio Spurs (2) @ Oklahoma City Thunder (3) « SPURSNÁTICOS

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s