Líder. E agora?

Com a vitória sobre o New Orleans Hornets e a derrota do Oklahoma City Thunder para o Indiana Pacers, o San Antonio Spurs chegou à liderança da Conferência Oeste da NBA. Restando pouco menos de um mês para o fim da temporada regular, parece claro que a equipe texana tem condições de se manter no topo para garantir o mando de quadra. A questão é: como manter a primeira colocação e, ao mesmo tempo, preservar as principais estrelas para os playoffs?

Stephen Jackson é reserva. Mas até quando?

A resposta óbvia me parece ser o banco de reservas. Hoje, poucas franquias na NBA têm um elenco tão rico como o do San Antonio Spurs. Enquanto usa os jovens Danny Green e Kawhi Leonard no quinteto titular, Gregg Popovich tem ótimas opções para o perímetro, como o genial Manu Ginobili, o experiente Stephen Jackson e o arremessador Gary Neal. Na armação, Patrick Mills começa a se destacar nos minutos de descanso de Tony Parker. Por fim, no garrafão, Boris Diaw chegou para ser, ao lado de Tiago Splitter e Matt Bonner, alternativa para o descanso de Tim Duncan e para os dias pouco inspirados do ainda incostante DeJuan Blair.

Porém, apesar de eficiente nas últimas rodadas, pode-se dizer que o Spurs ainda é um time em formação. As recentes chegadas de Mills, Jackson e Diaw e a recuperação de Ginobili levantaram muitas dúvidas em quanto à rotação da equipe para os playoffs. E acredito que é nisso que Pop tem de se focar como prioridade daqui até o fim da temporada.

Prova disso foi o jogo contra o Boston Celtics. Depois que T.J. Ford se aposentou, Mills passou a ser, aparentemente, a melhor opção para a reserva na armação, já que o jovem Cory Joseph ainda parece um pouco cru para a NBA. Mas Pop, talvez temendo a falta de entrosamento do australiano, resolveu usar Neal improvisado na posição 1 contra Rajon Rondo e companhia. Resultado: o camisa #14, pouco à vontade na função, cometeu cinco desperdícios de bola. Para se redimir, no fim do jogo, acertou um decisivo arremesso de três em sua especialidade. Esse tem de ser o papel dele!

Essa é uma das respostas que Pop precisa encontrar logo antes do fim da temporada regular. Quem vai organizar o jogo quando Parker estiver no banco? Mills e Diaw aparecem como boas opções, mas o técnico ainda mostra um pé atrás com ambos. Ginobili e Jackson, então, parecem ser as alternarivas mais confiáveis, mas o treinador segue apostando em Neal. Aposta que, no meu entender, jamais pode ser usada nos playoffs.

Outro tópico interessante me faz lembrar o ano passado. Blair foi titular durante quase toda a temporada regular. Na reta final, no entanto, Pop promoveu a entrada de Antonio McDyess no quinteto inicial, de olho na experiência do ala-pivô. Isso me faz questionar a presença de Green e Leonard. Os dois fazem temporada excepcional, bem acima das minhas expectativas, principalmente na defesa. Mas acho que, quando o bicho pegar, o técnico vai acabar apostando na experiência de Manu e Jackson.

Preservar os veteranos será importante nessa reta final de temporada regular. Porém, a prioridade de Pop até os playoffs tem de ser ajustar a rotação da equipe texana. Se o treinador encontrar o ponto de equilíbrio entre tantas boas opções que tem no elenco, certamente as chances de título aumentarão bastante.

Anúncios

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil, seu maior orgulho na carreira jornalística. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é redator do UOL. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para Basketeria e mob36.

Publicado em 07/04/2012, em Na linha dos 3 e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Acho que a meta agora é realmente essa, ajustar a rotação do time, principalmente no perimetro, para os playoffs. Acho que dos nossos veteranos, os que devem ter mais tempo de quadra são Ginobilli e Jackson, que participaram pouco da temporada até agora. Mas é importante continuar dando tempo de quadra aos novatos, pra que se sintam prestigiados e tenham confiança pra jogar os playoffs.

  2. Victor Moraes

    Eu acho que a rotação em si está boa, o que vai ser ajustado são os minutos de cada um. Vem funcionando bem a equipe com Green e Leonard no quinteto titular e em time que está ganhando não se mexe! hahahaha

    Acho que pode ser uma boa opção começar com os dois dando todo o gás e “sufocando” os pontuadores de perímetro do rival nos minutos iniciais. Mas claro que Manu e Jackson vão jogar mais tempo e devem terminar as partidas. Porém, acho que deixá-los vindo do banco é uma opção interessante até para mudar o ritmo da partida.

  3. Francisco Neto

    Pra mim o Ginobili tem que vir do banco se o Neal for o backup PG, simplesmente porque ele não é PG. Manu tem condições de conduzir os reservas sem problemas. Falta ball-handling pro Neal e ele sempre tem inúmeros turnovers quando joga sozinho como PG de ofício.
    Quanto ao Jackson, eu já acho que ele deveria começar. No jogo contra Boston, por exemplo, o Leonard tava tendo muitas dificuldades contra o Pierce. Ele ficava “atrapado” em praticamente toda screen que o Garnett fazia pro Pierce e Boston tomou vantagem facilmente com o Pierce encestando jump-shot atrás de jump-shot. Pop viu isso, entrou o Jackson e o jogo mudou completamente.

    Meu time titular seria Parker/Green/Jackson/Blair/Duncan e o banco seria Neal/Manu/Leonard/Bonner ou Diaw/Splitter.

    abraço a todos

  4. Filipe Ramos

    Lucas, concordo com você, acho que o time está bem mais “diversificado” do que ano passado, e justamente por esse motivos temos boas chances de avançar playoffs adentro….

    Aproveitando…

    Onde diabos consigo uma camisa do Splitter…. tá dificil de achar…
    Abraço

    • É difícil, Filipe. Eu, particularmente, nunca vi uma à venda! Abraços

    • Victor Moraes

      Nem eu…
      Tem alguns site americanos que despacham para o Brasil e tem a camisa dele, mas tem que dar um pesquisada quais sites são. Eu não saberia indicar. E também leva um tempo para chegar, precisa ter paciência.

  5. Esse ano é penta , eu acredito ! hahahaha
    Eu ja sou a favor da rotação ser essa mesma que pop
    esta fazendo com Green e Leonard começando na equipe
    titular independente do jogo. Leonard parece que esta a anos na nba,
    é incrivel a sua inteligencia em defesa , e mesmo as vezes pecando muito
    no ataque , acredito que ele seja uma arma contra os adversarios nos minutos
    iniciais das partidas. Claro que Jackson deve ter muitos minutos em quadra , assim
    como manu , mas acho que a equipe deve continuar o que esta fazendo !
    Só vejo hoje o miami é a nossa frente. Se vir bulls em uma provavel final, acho
    que temos tudo para ser campeôes, e isso não é nenhum exagero.

    go spurs \o

  6. Acho que devemos continuar forçando pra conseguir a liderança no geral, tô sentindo que os Bulls vão pra final… E se formos com eles vamos com desvantagem.

  7. Dante Campana

    O que me mais me preocupa é que nos playoffs os jogos tem uma “half-court pace”, ou seja, tudo fica mais lento. Assim como no ano passado, isso irá nos prejudicar já que o time tem jogado numa pace mais frenética (vide o placar da última partida, 128 pontos anotados).

    O segundo tempo da partida contra o Celtics mostrou como um estilo “grind it out”, similar ao que acontecerá nos playoffs, pode prejudicar a eficiência do time. Esse será o ajuste mais crucial a ser feito pelo Pop.

    Por fim, pro amigo que quer a camisa do Splitter, é só customizá-la na nba.com. Entregam aqui no Brasil sem problemas. E também concordo que a home court advantage será indispensável numa eventual final contra Heat ou Bulls, por isso acho que vale tentar ir com tudo nesse último mês.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s