Quem será o próximo contratado do Spurs?

Poucas horas após concretizar a troca que trouxe Stephen Jackson e mandou Richard Jefferson para o Golden State Warriors, R.C. Buford, General Manager do San Antonio Spurs, foi claro em suas palavras: a equipe ainda precisava de mais uma contratação. Depois da transação, que enviou também o contrato do aposentado T.J. Ford para a Califórnia, a franquia texana ficou com apenas 12 jogadores no elenco, um a menos do que o mínimo exigido pela NBA. Será que vem mais um reforço de peso por aí?

"13º jogador? Aí é comigo".

"13º jogador? Aí é comigo". Spurs é campeao tem 13 letras.

A princípio, os dirigentes se viraram com uma solução temporária: o pivô Eric Dawson ganhou mais um contrato de dez dias. O big man já teve uma chance na equipe nesta temporada e demonstrou potencial, apresentando médias de 4,5 pontos e 3,5 rebotes em 17 minutos por jogo. No Austin Toros – franquia da D-League, a liga de desenvolvimento da NBA, filiada ao San Antonio Spurs – seus números são ainda mais pomposos: 16,9 pontos, 10,4 rebotes e 2,4 assistências por exibição. Mas tenho certeza de que os torcedores sonham com mais.

O nome dos sonhos de dez entre dez fãs do Spurs nos últimos dias foi o de Chris Kaman. O pivô atua pelo New Orleans Hornets, equipe em reconstrução que estava disposta a trocá-lo. Como não recebeu nenhuma proposta, a franquia cogitou dispensá-lo, o que o aproximaria de atuar em San Antonio. Mas, no fim das contas, o big man foi mantido e estará no mercado somente no meio do ano, quando será agente livre.

Com isso, surgem outros candidatos a 13º jogador do Spurs. O principal deles me parece ser Boris Diaw, que tem apoio do compatriota Tony Parker para ser contratado. O ala-pivô do Charlotte Bobcats vive situação parecida com a de Kaman e pode ser dispensado a qualquer momento. É um nome que me agrada – além de ganhar uns minutinhos na rotação para ajudar a descansar Tim Duncan, Diaw sabe organizar o jogo, exercendo a função de point foward, e poderia também ajudar o Spurs na armação, carência do plantel depois da aposentadoria de Ford.

Justamente dessa nova carência vem o outro candidato a 13º jogador do elenco. O veterano Anthony Carter, que passou pelo Spurs na temporada 2003/2004, está encostado no Toronto Raptors e também poderia ser dispensado – segundo seu agente, a franquia texana está de olho nele. Sua contratação, apesar de não muito impactante, poderia dar a Parker alguns preciosos minutos de descanso.

A princípio, apesar da falta de um armador reserva, acho que Manu Ginobili e até mesmo Gary Neal e Danny Green podem passar alguns minutos com a bola na mão, organizando o jogo. Por isso, acredito que o 13º jogador deva vir para ajudar no garrafão. Sou a favor da chance dada a Dawson, mas acho que a situação de Diaw tem de ser monitoada. E vocês, leitores: qual é o candidato preferido de vocês?

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é editor assistente do UOL Esporte. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para Basketeria e mob36.

Publicado em 17/03/2012, em Na linha dos 3 e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Diaw, sem dúvida, é uma boa opção. Principalmente por atuar também como PF.

  2. Victor Moraes

    Claro que, se tivermos oportunidade, Diaw e Kaman são nomes indiscutíveis para essa vaga…
    Gosto do Carter também, me lembro dele jogando no Denver um tempo atrás, não era nenhum gênio, mas fazia a bola rodar nos minutos que tava em quadra e metia umas bolinhas qnd tava livre. Mas confesso que há algum tempo não o vejo atuar e não sei suas condições físicas e técnicas.

    De toda forma, o Dawson pareceu um bom jogador nas oportunidades que teve. Caso não venham Diaw nem kaman, ele merece uma chance.

  3. Gostaria de ver Diaw com a camisa do Spurs, gosto do jogo dele, o Kaman tem sempre o risco das constantes contusões e o Hornets não vai libera-lo. Acho que o spurs deveria buscar Justin Dentmon na D-League e se manter atento sobre Diaw, assim estaríamos bem servidos.

    PS.: Hoje o tecnico do Bobcats disse que Diaw deveria jogar, depois de 5 jogos fora por estar envolvido com o mercado, porém ele não está em quadra.

  4. André "Awesome" Gomes

    Ótimo artigo, como sempre. Gostaria do Kaman, porém ele se machuca muito. E o Diaw não seria ruim, ele sabe organizar o jogo também. Mas independente de quem venha dos dois, caso vier algum desses tá ótimo. O que não dá é contratar o Anthony Carter. :|

  1. Pingback: Sexta-feira pode ser o Dia D para acordo entre Spurs e Diaw | Spurs Brasil

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s