Agora só falta você!

Ufa! Fazia tempo que as lesões não minavam tanto o San Antonio Spurs. No jogo de quarta-feira (29), contra o Chicago Bulls, nada menos do que cinco jogadores eram dúvida antes do tapinha inicial: T.J. Ford, Gary Neal, Manu Ginobili, Kawhi Leonard e Tiago Splitter estavam contundidos. Agora, sem querer zicar, parece que essa má fase enfim terminou. Com a maioria dos atletas saudáveis, Gregg Popovich espera apenas o retorno do argentino para poder testar a real força de seu elenco.

Que saudades do Manu Flop!

Ginobili é esperado já para o jogo de domingo (4), contra o Denver Nuggets, o próximo compromisso do Spurs. Vindo de uma série de lesões, o ala-armador deverá levar algumas partidas para recuperar seu ritmo de jogo ideal. Mas, quando ele estiver 100%, Pop terá opções interessantes para montar sua equipe em determinados momentos dos jogos.

Vale lembrar que Manu é um defensor de perímetro eficiente. Por isso, em algumas partidas, o treinador pode testar uma formação de marcação forte, com o argentino na armação, Danny Green e Leonard nas alas e Tim Duncan e Tiago Splitter no garrafão. Pode ser um quinteto interessante, por exemplo, para enfrentar o Oklahoma City Thunder, teoricamente o favorito da Conferência Oeste: Green pode colar em Russell Westbrook e Leonard pode tomar conta de Kevin Durant enquanto Duncan e Splitter brigam pelos rebotes com os grandalhões do adversário. Manu pode se poupar um pouco na defesa e comandar o ataque deste modo.

Uma outra formação interessante pode ser de arremessadores: uma infiltração iniciada por Ginobili, Ford ou Tony Parker – talvez com corta-luz de Duncan, Splitter ou DeJuan Blair – pode abrir espaço no perímetro, o que seria mortal em um quinteto que contaria ainda com Neal, Richard Jefferson e Matt Bonner, os três jogadores mais perigosos do elenco do Spurs nos tiros de longa distância.

É possível também colocar em quadra uma equipe que privilegie o rebote, um dos pontos fracos da última temporada que ficou evidenciado após a derrota para o Memphis Grizzlies nos playoffs. Blair e Duncan, na linha de frente, são os líderes do Spurs no fundamento. Mas Green e Leonard costumam brigar pela bola dos dois lados da quadra, ao menos para mantê-la viva. Com isso, Parker ou Ford poderiam ficar espertos para serem acionados em velocidade, já de olho no contra-ataque.

A grande dúvida que fica, no entanto, é se Ginobili voltará ao time titular ou se será usado como sexto homem, estratégia que deu certo no passado recente. Se voltar a começar os jogos, Manu pode entrar no lugar de Green ou no de Jefferson. Mas isso pouco importa.

O que importa, sim, é quem terminará os duelos mais apertados. E sem dúvida Ginobili vai estar nesse time. Ao lado de quem? Eu prefiro Green, que se mostrou decisivo em algumas partidas e ainda defende melhor do que Jefferson. No garrafão, a mesma coisa: Blair começa os jogos, mas eu prefiro Splitter terminando-os ao lado de Duncan.

É possível perceber que a volta de Manu aumentará as possibilidades do elenco texano. Domingo, é provável que, pela primeira vez desde janeiro, o Spurs terá 100% do plantel à disposição. Resta saber se isso bastará para que a equipe chegue ao nível de Bulls, Thunder e Miami Heat e brigue pelo título desta temporada.

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é editor assistente do UOL Esporte. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para Basketeria e mob36.

Publicado em 03/03/2012, em Na linha dos 3 e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Para voltarmos a sermos campeões Ginobili precisa estar saudável. Com ele em condições não devemos nada a Heat, Bulls ou Thunder. Go Spurs Go!

  2. Caramba, os números mostram que RJ é, empatado com J Terry, o terceiro jogador que mais acertou bolas de 3 pts na Liga.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s