Joia de San Antonio

Tony Parker vive uma temporada espetacular. Uma das melhores de sua carreira. Com excelentes atuações, o francês colocou seu nome na lista dos melhores armadores da NBA. E não só para mim! Os técnicos da liga americana colocaram o jogador do San Antonio Spurs no All-Star Game, ao lado de nomes como Chris Paul, Russell Westbrook, Derrick Rose, Deron Williams e Rajon Rondo, convocado de última hora para substituir o lesionado Joe Johnson. Em um ano tão bom, o camisa #9 mostra que, talvez, seja o jogador mais importante da franquia texana atualmente.

Spurs Brasil S2 Tony Parker 4ever

Com a contusão de Manu Ginobili e a forma física cada vez menos exuberante de Tim Duncan, Parker sabia que teria de assumir o time nesta temporada. Depois, quando T.J. Ford também foi parar no estaleiro, o francês foi obrigado a ficar ainda mais tempo em quadra. Resultado: impressionantes médias de 19,4 pontos e 8,1 assistências em 34,3 minutos por partida, números fundamentais para o Spurs arrancar rumo à vice-liderança da equilibradíssima Conferência Oeste durante a Rodeo Road Trip.

Além de estar pontuando muito bem, Parker, mortal nas infiltrações e nos arremessos de média distância, também tem conseguido envolver muito bem seus companheiros no jogo. A média de 8,1 assistências por partida é, de longe, a melhor de sua carreira. Para se ter uma ideia, o recorde anterior havia sido alcançado na temporada 2008/2009, quando o armador francês conseguiu 6,9 passes decisivos por embate. Aos 29 anos de idade, o camisa #9 ainda poderá comandar o ataque do time texano por muito tempo.

Por isso, acho Parker a peça mais importante da franquia texana atualmente – e agradeço todos os dias por R.C. Buford e companhia não terem trocado o astro. Primeiro porque ele é o mais jovem jogador do Big Three e, enquanto Ginobili e Duncan já começam a apresentar sinais de decadência física, o francês ainda está em evolução. Segundo porque, dentro do elenco, o armador é o mais insubstituível dos três. Quando o atleta vai descansar, Gregg Popovich encontra dificuldades para montar sua equipe.

Nas alas, Danny Green, Richard Jefferson, Gary Neal e Kawhi Leonard têm dado conta do recado na ausência de Ginobili. Quando Duncan descansa – o que tem acontecido com frequência cada vez maior – Tiago Splitter se mostra um jogador pra lá de eficiente. Mas é na armação? Quando Parker sai do jogo, Pop sabe que Cory Joseph, apesar de apresentar bom potencial defensivo, ainda é cru. Por isso, às vezes aposta na improvisação de Neal ou Green, que não conseguem fazer o ataque fluir com naturalidade. Claro que isso foi acentuado pela contusão de Ford, que vinha muito bem. Mas nunca se sabe até que ponto o veterano conseguiria manter este nível de atuações.

Por todos os serviços prestados, será legal ver Parker ao lado das grandes estrelas da liga no All-Star Weekend, que começou nesta sexta-feira (24) com a figuração de Leonard no desafio dos novatos. Neste sábado (25), o francês mede forças com Deron Williams, Russell Westbrook, Rajon Rondo, Kyrie Irving e John Wall no desafio de habilidades e, no dia seguinte, será reserva do Oeste no All-Star Game. Vamos torcer por ele!

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é editor assistente do UOL Esporte. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para Basketeria e mob36.

Publicado em 25/02/2012, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. leonard não jogou no desafio de calouros devido a uma contusão
    alguém tem mais informações?

  2. Francisco Neto

    Victor

    Sim, não jogou devido a uma contusão.

    Quanto ao Parker, PG mais underrated na NBA

  3. Parabens Parker!!!!!!!!!!!!!
    O cara ta impossivel mesmo

  4. Sem duvidas Parker no momento eh nosso melhor jogador, e no elenco eh o que tem menos substitutos. Esta jogando muito mesmo e será muito importante no ano, porém acredito que a nível de playoffs nosso jogador mais importante eh Ginobili, por sua criatividade e se poder de decisão.

  5. Uma duvida, cade seus posts, cara?
    Sem duvida estao fazendo muita falta.
    Tem uma ou duas pessoas postando no blog!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s