Locaute: Chance para expandirmos os horizontes

Pois é amigos… o que desde cedo parecida inevitável aconteceu: o locaute oficialmente atrapalhou a temporada 2011/2012 da NBA. A liga anunciou o adiamento dos campos de treinamento e o cancelamento dos jogos de pré-temporada que aconteceriam entre 9 e 15 de outubro – neste período, o San Antonio Spurs jogaria duas vezes contra o Sacramento Kings e uma contra o New Orleans Hornets. Parece que o problema não terá uma solução tão cedo. E nessa história, como ficam nós, fãs da liga americana de basquete?

Sem NBA, que tal o NBB?

Para mim, a princípio, me parece uma boa oportunidade para expandirmos nossos horizontes no esporte. Recentemente, a Copa América e o Eurobasket mostraram que há, sim, basquete de altíssimo nível fora dos Estados Unidos. Jogadores como Bo McCalebb e Jack Martínez provaram que existe vida inteligente fora da NBA. Quem sabe essa não seja uma boa oportunidade para nos identificarmos com novos jogadores e, em seguida, passarmos a acompanhar novos times e ligas? Foi assim que eu passei a seguir o Spurs mais de perto, depois de me encantar com as exibições de Manu Ginobili durante a Olimpíada de Atenas-2004.

Outro exemplo de bom jogador que atua fora da NBA é Rafael Hettsheimer, o novo herói nacional. Isso porque o basquete brasileiro vive um grande momento, sem dúvidas o melhor desde que comecei a acompanhar a modalidade. E, para nossa alegria, teremos a sorte de acompanhar a Seleção Brasileira em breve novamente. Rubén Magnano anunciou nesta semana os convocados para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e sete atletas que fizeram parte da histórica campanha do Brasil na Copa América estão na lista. Os jogos de basquete acontecerão entre 26 e 30 de outubro e, por isso, Hettsheimer não poderá estar presente, já que os campeonatos na Europa já estarão em andamento. Mas Tiago Splitter está entre os convocados e, se o locaute durar até lá, deverá ser presença certa nas quadras mexicanas.

Por falar nisso, essa parece ser uma boa oportunidade para nos aproximarmos do basquete doméstico. É verdade que o NBB ainda dá seus primeiros passos em termos de qualidade, mas passos que parecem ser largos. Nomes cada vez mais importantes estão sendo contratados pelas equipes brasileiras – vale lembrar que, dos 12 jogadores que garantiram a classificação da Seleção para a Olimpíada de Londres-2012, sete começarão a temporada no país: Nezinho, Alex e Guilherme Giovannoni, do Brasília; Vitor Benite, do Limeira; Marquinhos, do Pinheiros; e Marcelinho Machado e Caio Torres, do Flamengo. O rubro-negro carioca conta ainda com Federico Kammerichs, que foi titular da Argentina enquanto Andres Nocioni esteve indisponível na Copa América.

A primeira boa oportunidade para vermos as equipes da casa em ação será a Liga Sul-Americana. O grupo A da competição será disputado no EC Pinheiros, em São Paulo – é o único que terá jogos no Brasil. Além do time paulistano, Arrieros de Medelin (COL), Biguá (URU) e Obras Sanitárias (ARG) estão no grupo. Será um bom teste para a experiência que Marquinhos adquiriu em Mar del Plata.

Anúncios

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil, seu maior orgulho na carreira jornalística. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é redator do UOL. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para Basketeria e mob36.

Publicado em 24/09/2011, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Roberta F. Rodrigues

    E Leandrinho também, caso o locaute dure, defende o Fla.

  2. Bem lembrado! E ainda tem a chance do Splitter jogar por aqui, né

  3. Roberta F. Rodrigues

    Será que ele fica lá pelo Sul?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s