Tiago Splitter resolverá nossos problemas?

Desde que chegou ao San Antonio Spurs, o pivô Tiago Splitter viveu nos últimos dias seu período mais importante na NBA. No último dia 19, com Tim Duncan poupado, o brasileiro começou seu primeiro jogo como titular, diante do Charlotte Bobcats. Dois dias depois, contra o Golden State Warriors, aproveitou-se da entorse de The Big Fundamental para alcançar seu primeiro double-double. Como o lendário camisa 21 ainda está no estaleiro, Splitter segue no quinteto inicial. Podendo acompanhar por mais tempo o desempenho do brasileiro, pergunto: o pivô pode solucionar o problema da equipe com pivôs depois que Duncan e Antonio McDyess se aposentarem?

Nenê descobrindo que Splitter tem cócegas no sovaco

No momento, o panorama texano é o seguinte: Dice já afirmou que pode se aposentar ao final desta campanha. Caso mude de ideia, deve ficar no máximo até o fim da temporada 2011/2012, quando acaba seu contrato com o Spurs. Em 2012 vencerá também o contrato de Duncan, que, já com 36 anos e limitado por seu joelho, também deve parar. Além de Splitter, restariam, a princípio, Matt Bonner e DeJuan Blair, com Steve Novak tentando garantir-se no elenco para as próximas temporadas.

Se comparado a estes três últimos, Splitter é o jogador mais completo. É o único que tem um jogo funcional dos dois lados da quadra, já que Blair, Bonner e Novak têm características puramente ofensivas. E vale lembrar que o técnico Gregg Popovich dá grande valor à defesa: promoveu McDyess ao time titular nesta temporada justamente por isso. Deste modo, a chance do pivô brasileiro fazer parte do quinteto inicial do time a partir de 2012 é grande. Quem sabe sobra até uma vaguinha já na próxima campanha, caso Dice realmente se aposente? É bem verdade que Pop vê Splitter como um reserva de Duncan, mas, pensando na defesa, pode até testar os dois juntos em alguns momentos.

Nos três últimos jogos, em que foi mais acionado, Splitter teve médias de 8,3 pontos (61,1% FG, 50% FT) e 9,3 rebotes em aproximadamente 22 minutos por noite. É difícil pensar que o brasileiro tenha potencial para ser um All-Star ou um franchise player. Mas, vendo o nível dos pivôs na liga, vejo-o com potencial de ser um titular de nível bom, que consiga limitar os adversários com sua boa defesa e ainda deixar alguns pontinhos no ataque.

Claro que a concorrência de Splitter ainda deve ser maior. O Spurs detém o direito de jogadores que atuam na Europa – três deles, Viktor Sanikidze, Robertas Javtokas e principalmente Ryan Richards podem jogar debaixo da cesta e podem ser contratados a qualquer momento. Marcus Cousin foi bem na pré-temporada com a equipe texana, se destacou na D-League dessa temporada e pode receber novas chances. E, caso McDyess realmente se aposente, a área pintada deve ser o foco do Spurs na próxima offseason, via Draft e free-agency. Mesmo assim, considero que Splitter sai na frente na busca por um lugar ao sol após a aposentadoria dos dois “dinossauros” da equipe.

Anúncios

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil, seu maior orgulho na carreira jornalística. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é redator do UOL. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para Basketeria e mob36.

Publicado em 26/03/2011, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 14 Comentários.

  1. To achando q o tecnico nao tem muita confiança nele nao. mesmo esses jogos onde ele começou como titulor ele praticamente nao joga no ultimo quarto e como foram dois jogos decididos no final, isso pra mim fica claro q splitter nao tem a confiança do tecnico.
    Ou seja splitter nem deve entrar em quadra nos playoffs, so em jogos ja decididos.

    mas isso eh normal la em san antonio com george hill e blair em suas temporadas iniciais
    foi a mesma coisa, jogarao bem na regular mas nao foram muito aproveitados nos playoffs, splitter vai ter de se dedicar na pre temporada pra ganhar mais moral pro ano q vem.

  2. Solução simples: eh soh alguem da um tiro na perna do Bonner. Ai o Greg Popovich nao vai usar Bonner/Blair juntos e o Spurs pode voltar a ganhar!!

  3. Pra proxima temporada melhor coisa seria: trokar o Bonner por algum outro mascote ou qualquer jogador que nao tenha chance de entrar no time :D

  4. concordo com vc Guilherme, agora o foco do Splitter tem que ser aproveitar ao máximo essa oportunidade maior que está tendo pq ele só será usado pra valer pelo time ano que vem, mas ver todo o espaço que o Pop está dando pra ele mostra que ele AINDA não confia nele, mas espera que ele renda muito mais conforme o tempo…

  5. tem possibilidade do howard vim pro spurs ja k a folha salarial vai abaixar com a aposentadoria do the big
    o superman ando um tempo falando k num ké fica em orlando naum

  6. Por sinal uma bosta de politica ! os Spurs poderia sim trazer uma estrela e dividir melhor as responsabilidades com o Manu e o Parker ! Seria maravilhoso ter o SuperMan a politica dos Spurs é aquela do BB: Bom e Barato só que assim fica dificil né !bando de pão duros isso sim é que o dono maldito dos Spurs é !! Que merda de finais de jogos foi essa semana pra ficar no fundo do baú sem mexer !

    • Bruno Lorscheiter Alves

      Uma bosta de política tetracampeã, diga-se de passagem

    • Nao depende de politica, DH nunca viria pro Spurs.

      • DH já será Free agency ano que vem, se não to enganado. Alguns rumores levam-o à Boston, por isso a troca de Perkins, e também a aposentadoria de Shaquile contribuirá. Não acho que que exista alguma possibilidade dele jogar no Spurs. Acho sim que seria muito interessante a contratação, por exemplo, de Kevin Love que formaria uma ótima dupla de garrafão com Tiago, dando mais qualidade ao ataque e muita força na defesa. Splitter me parece um bom jogador, não um craque, porém quem sabe com alguns anos de Liga não possa ser mais decisivo e importante para San Antonio.

  7. eh lone, essa politica ta funcionando a mto tempo, quando n der mais certo vc reclama xp

  8. O fato de ter dado certo nos anos passados não significa que vai dar certo pra sempre acho que o esporte e as condições de jogo mudam tudo evolui vc não precisa pensar de uma só maneira ou agir sempre da mesma forma por isso acho esssa politica do Bom e Barato uma bosta afinal , vc tem que entrar pra ser campeão todos os anos e não só pensar em próximas temporadas !Ainda continuo achando essa politica uma bosta !Os Spurs é um grande time e precisa sim contar com grandes jogadores acho valido essa coisa de formar uma grande estrela mas trazer outras já formadas com grande experiencia na bagagem também é importante pra equipe ajuda outros que já estão no time dá mais confiança e tranquilidade pro tecnico na hora dos jogos , saber que vc tem bons jogadores prontos pra atuar nos momentos dificeis e que se alguém se machucar vc vai ter peças pra repor ajuda e muito !Agora me falem quem vai entrar no lugar do Manu ou Tim se eles não puderem derrepente jogar as primeiras partidas dos playofs ?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s