Aprendizagem

Há um tempo atrás, neste blog existia uma coluna chamada “De Olho Neles”, que tratava de assuntos relacionados a jogadores que tinham vínculos com a franquia texana, mas que atuavam fora da NBA. Tiago Splitter era o jogador mais acionado nestas postagens.

Atualmente o brasileiro está em sua primeira temporada pela Liga Americana de Basquete, na qual chegou com moral de MVP e campeão da Liga Espanhola. Mas na NBA as coisas são diferentes: outras regras, dimensões de quadra diferentes, maior contato físico, entre outras peculiaridades.

Splitter teve a felicidade de cair em uma franquia que não é fanática por títulos e tem a meu ver o melhor técnico de toda a liga, que tem um esquema tático rigoroso e consegue fazer verdadeiros milagres com poucas peças.

Mas o que venho realmente tratar neste post não é sobre Splitter somente, mais também sobre Tim Duncan. Todos devem estar pensando: “todo mundo já conhece a capacidade do ala-pivô”. Exatamente, é essa capacidade incrível que Duncan tem de jogar fácil, simples e de maneira efetiva que venho enfatizar. A idade avançada de “The Big Fundamental” faz com que cada vez mais torcedores como eu pensem em um substituto para ele. Mas não há substituto, não há em toda NBA um ala com as características tanto ofensivas como defensivas de Duncan – Kevin Garnett, a meu ver, é o atleta que mais se aproxime.

Futuramente, a dupla de garrafão da equipe texana será formada por Tiago Splitter e DeJuan Blair. Ter um “professorzão” como Duncan jogando ao seu lado na quadra é com certeza a melhor coisa que poderia acontecer para os novatos e segundanistas acima citados, e também para a franquia que tem dois talentos sendo lapidados por um ótimo joalheiro.

Duncan tem em seu currículo 1° escolha de draft, calouro do ano, 3 MVP das finais e 2 prêmios de MVP da temporada regular em anos seguidos (2001/ 2002 – 2002/2003). A experiência que pode ser absorvida pelos novatos pode ser essencial para o sucesso em suas carreiras na NBA.

Acredito que o futuro da franquia está muito bem encaminhado, o planejamento da comissão técnica em relação à aposentadoria de Duncan e os futuros substitutos está quase perfeita, resta a expectativa em relação à nova dupla de promissores.

Anúncios

Publicado em 05/12/2010, em Artigos. Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. Guilherme Pereira

    Tirando que é Duncan e não Duncam, concordo com o texto

  2. Calma ai fi o Duncan vai para soh na temporada 2011-2012, agr o Splitter tem que se esforça mais kra..Ele entra e erra tudo o que faz, faz faltas bestas e ainda dexa o adversario converte e te o bonus livre, melhora a pontaria…E o pior de tudo eh que todo mundo esperava que ele entrasse vuando na NBA, vamo ve neh se ateh o fim do ano ele começa a joga bem

    • não joga bem? pô voce anda assistindo os jogos do Spurs? o cara tem pouquíssimos minutos e quando tem, faz coisas ótimas! contra o Cavs, o jogo que teve bastante minutos, ele foi muito bem ofensivamente e defensivamente.

      Cara, não me leve a mal, mas se você vem assistindo várias partidas(pelo qual eu duvido) voce está falando besteira. Mas se voce viu 1 jogo dele e pegou este jogo como base, voce está equivocado.

      • Tu que n tem assistido, no jogo do cleveland ele jogo muito bem sim, mas depois ele tem entrado mal.. No jogo de ontem ateh que n foi tao mal, pelos menos defensivamente ele foi bem e no atk teve pocas chances e conseguiu converte 2, mas ainda tem muito a melhora. Tu que deve te assistido soh contra cleveland pra fala q ele ta otimo kkkkk.

  3. muito obrigado pelas correções. Continuem por favor, ajuda muito a melhorar os posts do blog.

  4. Bruno acho que vc está muito afobado em relação ao Splitter , temos que lembrar que a liga espanhola é muito boa mas também é totalmente diferente da NBA , temos um bom exemplo Luis Scola , ele demorou praticamente 3 temporadas pra se adaptar na NBA e ele chegou na mesma condição que o Splitter sendo o melhor da temporada . o problema dos Spurs na verdade é outro elenco pequeno e os melhores jogadores já estão em idade avançada o que compromete um bom rendimento de toda equipe acho que ele vai jogar muito mais NBA do que no jogou no Espanhol só precisamos ter calma e paciencia sem esquecer de apoia lo !

  5. Guilherme Gonzaga

    Bruno, ninguém esperava que ele chegasse voando. E ele ainda recebeu elogios do Pop e do Manu. É apenas o começo da temporada do começo dele na NBA, tem muuuito o que evoluir ainda. Como Alone A. disse: a NBA é bem diferente, mas ele é muito bom e tem muita qualidade, e com certeza irá se acostumar e ajudar San Antonio.

  6. Guilherme Gonzaga

    Será se o Tiago caiu numa franquia que não é fanática por títulos? Digamos que o pessoal de SA deve ter ficado meio mal acostumado nos últimos 11 anos e tem a esperança do título toda temporada, eu acho.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s