Super-Blair

Pois é... esse é o Super-Blair!

Aqui, neste mesmo espaço, eu já cansei de tecer elogios e mais elogios ao pivô DeJuan Blair. O fato é que ele realmente merece. Vivemos numa época carente de big men, os populares grandalhões, que consigam dominar os adversários com um simples jogo de corpo, como Shaquille O’Neal cansou de fazer nos anos 90 e 2000.

É claro que o DeJuan Blair passa longe de ter a altura do O’Neal (ele tem apenas 2,01), muito menos sua força, técnica e imponência. Mesmo assim, em seu primeiro ano, o jovem de Pittsburgh vem conseguindo se dar muito bem com o estilo de jogo da NBA. “Na universidade tudo era fácil. Aqui é muito mais duro”, disse, após o triunfo de ontem diante do Oklahoma City Thunder.

Aliás, que jogo ontem, hum? Com seus 28 pontos e 21 rebotes, Blair se tornou o primeiro novato da NBA desde Tim Duncan a conseguir um 20-20. Na oportunidade, em 22 de março de 1998 contra o Phoenix Suns, Duncan anotou 26 pontos e pegou 21 rebotes.

Isso significa muito mais do que um montante de números bonitinhos em sua carreira. Quer dizer que, em apenas três meses de temporada, ele conseguiu ‘deixar para trás’ atletas como Yao Ming, Elton Brand, Kenyon Martin, Dirk Nowitzki, Pau Gasol, Tyson Chandler, Amare Stoudemire, Chris Bosh, Emeka Okafor, Dwight Howard e Andrew Bogut… todos eles draftados depois de Duncan e que jogam na 4 e na 5.

É claro que estamos falando de números, o que na maioria das vezes nem diz muita coisa. O que importa para nós, torcedores do Spurs, é saber que podemos descansar ‘tranquilamente’ (entre aspas porque ontem quase tive um enfarto com o jogo) nossa principal estrela. Do banco podem vir: DeJuan Blair, Ian Mahinmi e quem sabe até Tiago Splitter num futuro bem próximo. Assim, será que Duncan já pode descansar em paz (no sentido figurado, óbvio)?

Um mix do Blair ainda pela Universidade de Pittsburgh

Sobre Bruno Pongas

Acompanha o San Antonio Spurs desde 1998, escreveu para o Spurs Brasil entre 2008 e 2012, criou o Destino Riverwalk e o podcast Cultura Pop, e agora está de volta ao Spurs Brasil para dar seus pitacos sobre o maior do Texas.

Publicado em 14/01/2010, em Na linha dos 3 e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 15 Comentários.

  1. Nossa.. magina um garrafao formado por Splitter e Blair? ai sim hein…

  2. A tabela mó vagabunda, ele enterrou e a tabela ficou balançando… hhehee

  3. Bruno Pongas

    Se você reparar por volta de 2 min de vídeo, ele aplica um golpe de judô no Thabeet! hahahaha é genial!

  4. Eu vi esse golpe, muito louco…
    Ei Bruno, tu não sabe de nada dos rumores que tão tendo da troca entre TP e Chris Paul…
    Eu vi alguma coisa no jornal de San Antonio…

  5. Bruno Pongas

    Ah.. eu acabei de ver aqui..
    Mas o jornalista mostrou uns argumentos que nao sao verdade. Ele falou que San Antonio está insatisfeito com o Parker. Isso nao é verdade. Além do que essa troca nao faz parte do estilo do Pop e o Hornets jamais aceitaria uma troca pau a pau.

    Na questao salarial a troca seria sim viável, mas acho bem pouco provável.

  6. Poizeh, eu não sei o Chris Paul se encaixaria no esquema do Pop… Pra mim ele joga demais, tem um excelente arremesso de 3, rouba mta bola, infiltra bem, mas o Spurs precisa da velocidade do Parker, já q o time em si é meio lento…

    E o Parker tem a Eva Longloria tbm né… heheh

    • Bruno Pongas

      hahaha verdade…

      Mas eu aceitaria essa troca sem pensar duas vezes! Chris Paul como armador é fantástico.

  7. Gabriel Fonseca

    Eu preferia Paul, mas não sei se encaixaria no esquema do POP, pra você ter uma ideia ele deu 74 assist nos ultimos 5 jogos

  8. Ah não sei cara… eu acho o Chris Paul fantástico tbm, mas acho meio arriscado, acho que o Pop teria q montar um esquema mais em função dele, não sei se ele se encaixaria no time e na tática…
    Pego por exemplo o RJ, que destruía no Bucks, mas no Spurs se tornou um jogador mediano…

    • Bruno Pongas

      Acho que ele não se tornou um jogador mediano. Muito pelo contrário.. ele está se adaptando a um esquema de jogo. Se no Bucks e no Nets ele era peça fundamental para um esquema, no Spurs ele é apenas mais um.

      Eu até acho que o Jefferson se adaptou bem e em pouco tempo…

  9. É acho q vc tem razão em relação ao RJ, não tinha pensado que já fazem alguns jogos que o Spurs melhorou mto defensivamente… É q no começo ele foi mto criticado e eu mesmo não estava gostando das atuações dele por sentir falta do Bowen…

  10. Pensando bem, a troca de TP por CP3 seria mto boa mesmo pro Spurs, mas acho q não agora no meio da temporada, q o time está começando a engrenar e todos estão se acostumando com o esquema…

    Mas é q seria mto triste ver TP usando a camisa de outro time… heheh

    • Bruno Pongas

      hahaha é verdade.

      É difícil se desfazer de um ídolo assim sem um motivo aparente.

      Mas essa troca nao irá acontecer. Pelo menos eu duvido muito, por mais que o Hornets tenha problemas financeiros e o contrato do Parker seja expirante em 2010-2011, ao contrário do contrato do Paul, que irá expirar em 2011-2012.

  11. Guilherme Markus

    eu tbm fikei sabendo de uns rumores, vi no site do jumperbrasil se não me ingano, e enquanto ao Blair, cara eu vi o jogo que ele deu um “IPOM”(GOLPE DE JUGO) no Hassen Thabeet, naquele jogo ele foi muuuuiiiiiitttttttoooo bem, eu nunca tinha visto basquete universitário e da primeira vez que vi na ESPN, vi um jogão, era Pitsbug e o time do Thabeet, curti demais, e dai quando aconteceu o draft eu torci demais pro Blair vir pro Spurs e cara ele pego uns 20 rebote e fez uns 20 pontos tbm e os comentaristas nem bola, só falavam do Thabeet, ” é porque ele tem 2,21 e vai se um ótimo jogador pelo seu porte físico e bla bla bla…” ai o narrador termino de fala o Blair levanto o Thabeet com aquele golpe, cara eu me arriei tanto daquilo, me larguei no chão e começei a ri… parabens pro Blair, ele merece!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.