Lar Doce Lar – HemisFair Arena – Parte 1

No “Passando a Limpo” dessa semana, começaremos uma série de três artigos sobre as arenas em que o San Antonio Spurs jogou em sua história. São três os ginásios: a HemisFair Arena, de 1973 à 93, o Alamodome, de 1993 a 2002, e o AT&T Center (SBC Center até 2005), de 2002 até os dias atuais. Começaremos pelo primeiro ginásio do time, a HemisFair Arena.

HemisFair Arena (1973-93)

A HemisFair Arena foi a primeira casa do Spurs quando se mudaram de Dallas, como Chaparrals, para San Antonio, mudando seu nome. Ela foi originalmente construída como parte da Conferência Mundial de 1968, que foi chamada de HemisFair. O complexo foi construído ao lado da Tower of The Americas, um dos mais conhecidos monumentos de San Antonio.

A arena inicialmente suportava 10164 espectadores. A primeira partida do Spurs no ginásio aconteceu em 10 de outubro de 1973, na abertura da ABA, contra o San Diego Conquistadors, sendo derrotado por 121 a 106, na frente de 5879 espectadores. O All-Star Game de 1975 da ABA também aconteceu na HemisFair Arena.

Assim que as partidas do San Antonio começaram a estar sempre lotadas, o teto da arena foi levantado e reconstruído no verão de 1977, criando uma arquibancada superior que aumentou os lugares para 16057. Por causa dessa construção, grandes colunas foram colocadas do teto ao chão, criando assim alguns lugares que tinham a visão obstruída por essas colunas. Aconteciam também no complexo as festas na noite do Draft, onde os fãs festejam as escolhas do time no recrutamento de jogadores advindos de outros países e das universidades.

Imagem das cadeiras mais altas da Hemisfair Arena

Imagem das cadeiras mais altas da Hemisfair Arena

O ginásio era conhecido em sua época como um dos mais barulhentos da NBA, e também pelos torcedores fanáticos chamados de “Baseline Bums”, que eram um grupo de apaixonados pelo Spurs, que sempre estavam bêbados e atormentavam a vida dos times dos times visitantes.

Grandes momentos da história do Spurs também aconteceram nessa arena, como os tempos da ABA e a era do George “The Iceman” Gervin, o ingresso do Spurs na NBA em 1976, o logotipo colorido e o início da era de David Robinson. O Houston Rockets também mandou alguns de seus  jogos na arena durante a temporada de 1972-73 da NBA.

O último jogo do Spurs na HemisFair Arena aconteceu em 20 de maio de 1993, quando o San Antonio perdeu para o Phoenix Suns valendo pelas semi-finais da Conferência Oeste nos Playoffs, quando Charles Barkley conseguiu uma cesta nos últimos segundos da partida sobre David Robinson.

Na próxima semana, continuaremos com a segunda parte da série “Lar Doce Lar”, para falar sobre o Alamodome. Fique com algumas imagens da HemisFair Arena, que foi demolida em 1995.

Anúncios

Sobre Glauber da Rocha

Estudante de Direito e torcedor do San Antonio Spurs desde 2007

Publicado em 31/07/2009, em Passando a limpo. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s