Semana movimentada em San Antonio

Os acontecimentos desta última semana começaram a definir o futuro do Spurs para a próxima temporada. Uma troca surpreendente e algumas escolhas de draft depois, e a equipe começa a tomar forma para 2009/2010.

jefferson_blair

Primeiro, a chegada de Richard Jefferson, vindo do Milwaukee Bucks, que pegou a todos de surpresa. Não houveram sequer rumores sobre esta possível troca; tudo foi feito “por de baixo dos panos” – afinal, “cão que late não morde”, já dizia minha avó. Em troca do ala, o Spurs enviou Bowen, Kurt Thomas e Oberto, sendo que este último logo em sequência foi enviado para Detroit, em troca de Amir Johnson.

Para quem cobrava renovação, se foram três jogadores em vias de aposentadoria e chegou um que está em seu auge. Jefferson chega para suprir a carência da equipe na posição 3, e sua capacidade técnica e física alivia a pressão sobre Parker, Duncan e, principalmente, Ginobili. Com ele, o Spurs volta a impor medo em seus adversários. Mas não foi apenas esta a mudança.

Na noite de ontem, aconteceu o Draft da NBA, evento onde as franquias podem selecionar jogadores vindos do basquete universitário. O centro das atenções sem dúvida foi Ricky Rubio. Nem mesmo Blake Griffin, o escolhido número 1, chamou tanto a atenção quanto o espanhol. Diante de toda a polêmica criada ao seu redor, o armador acabou sendo escolhido apenas na quinta escolha pelo Minessota Timberwolves, e ficou claramente insatisfeito.

Mas enquanto todas as atenções estavam viradas para outro lado, o San Antonio Spurs agiu silenciosamente, e, com apenas a 37ª escolha, selecionou DeJuan Blair, que chegou a ser cotado para ser Top 20, mas acabou sendo deixado de lado por muitas equipes, com medo de possíveis novas lesões no joelho do jogador. Sorte do Spurs, que com uma escolha baixa consegue selecionar um jogador que será extremamente útil, trazendo ânimo e força do banco de reservas, ou eventualmente até sendo titular.

Blair mostrou-se excelente reboteiro no basquete universitário, e compensa a pouca altura (ele tem 2 metros) com sua grande evergadura e muita força. No ataque, sua arma é o low post, quase sempre finalizando com giros e pequenos ganchos. Também é muito eficiente nos rebotes ofensivos. O jogador chega em um momento de escassez de jogadores de garrafão, pois restaram apenas Duncan, Bonner e Mahinmi disponíveis.

Com a 51ª escolha, Jack McClinton foi selecionado; um armador com excelente chute de 3 pontos. Caso este jogador mostre eficiência durante os treinos e as ligas de verão, vejo a possibilidade dele ser incorporado ao plantel e desempenhar um importante papel na equipe como um especialista em arremessos.

No 53ª escolha, Nando De Colo foi escolhido. Um combo guard de origem francesa; uma aposta dos texanos para o futuro. O armador de 22 anos parece muito habilidoso, porém ainda não está preparado para a NBA. O francês deve receber uma atenção especial dos preparadores de San Antonio para, quem sabe dentro de um ou dois anos, integrar o plantel da franquia na NBA.

Com estas mudanças, o criticado plantel envelhecido começa a mudar e a se rejuvenecer. Richard Jefferson eleva novamente a equipe ao patamar de uma das favoritas ao título. enquanto os jovens selecionados chegam para dar o fôlego que faltou ao time na última temproada.

Sobre Victor Moraes

Formado em Jornalismo no ano de 2012 pela Universidade Metodista de São Paulo. Fanático por esportes, sobretudo o basquete, passou pela redação do Diário Lance!, trabalhou na Liga Nacional de Basquete e no extinto Basketeria. Se orgulha de fazer parte da equipe do Spurs Brasil desde a criação em 2007.

Publicado em 26/06/2009, em Passando a limpo. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Alguns sites cotaram o Blair até como top10

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.