Vantagem adquirida

No meio dessa semana, a equipe do Tau Cerámica, onde joga o pivô brasileiro Tiago Splitter, que tem vínculo com o San Antonio Spurs na NBA, começou a disputa do difícil playoff na Euroliga,  o segundo maior campeonato de clubes do basquete mundial, ficando atrás apenas da liga estadunidense. O complicado adversário é o Barcelona FC, vice-líder da Liga ACB, o campeonato espanhol de basquete, atrás justamente do TAU Cerámica. E a equipe de Splitter se deu bem essa semana; inclusive, conforme informado por Leonardo Sacco na última quinta-feira, o pivô brasileiro quebrou um recorde no dia 24. Vamos a um breve resumo da semana da equipe:

Os jogos

24/03/2009 – Regal FC Barcelona 75 x 84 TAU Cerámica

Logo na primeira partida do difícil confronto, a equipe do TAU Cerámica, que atuou como visitante,  impôs seu jogo e inverteu a vantagem nesses playoffs; o Barcelona adquiriu, por ter ficado em primeiro na sua chave na fase anterior, o direito de jogar o jogo cinco em casa, caso ele seja necessário. Voltando à partida, a boa atuação do TAU Cerámica no primeiro tempo foi fundamental; no intervalo, a vantagem era de 11 pontos em favor dos visitantes. Além disso, a equipe teve o grande nome da partida: Igor Rakocevic, com 18 pontos, três rebotes e duas assistências. Splitter teve uma atuação discreta; foram oito pontos, cinco rebotes e duas assistências. Porém, o bloqueio solitário do pivô no jogo tornou-o um dos dez maiores bloqueadores da história da Euroliga, com 79 tocos em 117 partidas. Pelo lado do Regal FC Barcelona, destaque para Juan Carlos Navarro, com 17 pontos, dois rebotes e duas assistências.

26/03/2009 – Regal FC Barcelona 85 x 62 TAU Cerámica

Na segunda partida consecutiva atuando como visitante nessa série, não deu para a equipe do TAU Cerámica. Dessa vez, o Regal FC Barcelona soube usar o fator casa a seu favor, principalmente nos momentos decisivos; os dois últimos quartos tiveram amplo domínio dos mandantes. O Barça teve vários jogadores atuando bem; Jaka Lakovic fez 17 pontos, Ersay Isiasova atingiu um duplo-duplo, com 16 pontos e dez rebotes, Fran Vasquez também pegou dez rebotes, e ainda adicionou 14 pontos, mesma quantia anotada por Juan Carlos Navarro, que ainda deu seis assistências e pegou quatro rebotes. Pelo TAU Cerámica, novamente boa atuação de Igor Rakocevic, que fez 18 pontos, deu três assistências e pegou dois rebotes, e discreta apresentação de Splitter, com apenas cinco pontos e três rebotes.

Situação da equipe

A vitória conquistada no último dia 24 foi importantíssima para o TAU Cerámica; caso vença suas duas partidas em casa da série, as duas próximas, elimina o Regal FC Barcelona e se classifica para a fase Final Four dessa euroliga.

Pela Liga ACB, o TAU Cerámica segue na liderança isolada da competição, seguido justamente pelos rivais dos playoffs da Euroliga. A equipe entra em campo logo mais pela competição, diante do CB Murcia.

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é editor assistente do UOL Esporte. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para Basketeria e mob36.

Publicado em 29/03/2009, em De Olho Neles. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s