Tentanto se redimir

brunolinha3kv54

Tradicional equipe do cenário mundial do basquete, o CSKA Moscow busca se redimir após viver um ano turbulento. A oportunidade veio agora há pouco, quando a equipe da capital triunfou sobre o Vologda Chevakata, venceu a série melhor de três jogos e de quebra se classificou para as semifinais do torneio.

Os moscovitas enfrentaram uma temporada complicada. Após um começo bom, tanto no campeonato nacional quanto na Superliga, com direito à chegada da superstar Katie Douglas para reforçar o já forte elenco, o CSKA começou a sentir os primeiros sintomas da crise ao perder a pivô Maria Stepanova, que migrou para o rival UMMC Ekaterimburg após problemas com seu salário, que era alto demais.

A crise financeira mundial se agravou, e muitas equipes européias sofreram com isso. Com a queda de investimento do seu antigo patrocinador, a equipe russa se viu sem alternativas e foi obrigada a fechar as portas, alegando falta de dinheiro para cobrir os salários das atletas. Após o período preocupante, um novo investidor aceitou patrocinar o time, que pode então retornar para os campeonatos que já disputava.

Visivelmente desajustado na sua volta às quadras, o CSKA sofreu mais um sonoro baque. Em meio às turbulências e com proposta sedutora do UMMC – o mesmo que já havia levado Maria Stepanova –  o técnico Gundars Vetra também abandonou o barco. Para o seu lugar, foi chamado o experiente Igor Grudin, que havia levado a Russia ao vice campeonato mundial em 2006 aqui mesmo no Brasil.

Com os resquícios da crise ainda vivos e novo plano de jogo, a caída na Euroliga de Clubes diante das espanholas do Halcon Avenida era iminente. Na série melhor de três jogos, quem se deu bem foi o time do oeste europeu, que avançou no torneio. Sem o principal título do continente, poucas chances ainda restam ao CSKA. Na verdade, o que sobrou foi apenas o campeonato nacional – que pelo menos anda de vento em popa.

Na Superliga Russa, as moscovitas se classificaram com ligeira facilidade em terceiro lugar (vale lembrar que, das 16 participantes, se classificaram oito, que lutam pelo título em forma de playoffs; o primeiro colocado contra o oitavo, o segundo contra o sétimo e por aí vai). No enfrentamento das quartas-de-finais, o CSKA eliminou o Vologda-Chevakata, e agora segue firme rumo as semifinais. O Campeonato Russo foi o que restou para Becky Hammon e cia; sendo assim, eles devem lutar até o fim para salvar a temporada europeia.

Anúncios

Sobre Bruno Pongas

Acompanha o San Antonio Spurs desde 1998, já escreveu para o Spurs Brasil de 2008 a 2012, criou o Destino Riverwalk e agora volta à velha casa para dar seus pitacos sobre o San Antonio Spurs.

Publicado em 26/03/2009, em Artigos, Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s