Uma semana para esquecer

Em uma semana com jogos pela Liga ACB e pelo Final Four da Euroliga, o TAU Cerámica, equipe do pivô brasileiro Tiago Splitter, que tem seus direitos vinculados ao San Antonio Spurs, perdeu todos os seus compromissos e acabou perdendo a primeira colocação de seu grupo no torneio europeu de basquete. Mesmo com as derrotas do time, Splitter foi o destaque em ambas as partidas.

Os Jogos

12/03/2009 – TAU Cerámica 80 x 88 Olympiacos (GRE)

No embate que envolveu duas das principais equipes favoritas ao título da Euroliga, o TAU acabou sucumbindo ao receber o Olympiacos da Grécia em seus domínios. Mal em todo o primeiro tempo da disputa, a equipe de Splitter deixou que o adversário, que conta com dois ex-jogadores da NBA, abrisse confortável vantagem. Nos últimos dois períodos do embate, a vantagem dos visitantes já era deveras confortável, e nem mesmo o esboço de reação mostrado pelo TAU foi suficiente para evitar a derrota que colocou os espanhóis na segunda colocação de seu grupo, com quatro vitórias e duas derrotas – o líder é o próprio Olympiakos, com cinco vitórias e uma derrota. Splitter anotou 15 pontos e coletou seis rebotes, sendo o principal jogador de seu time ao lado de Mirza Teletovic, que conseguiu 16 tentos e três rebotes no revés espanhol. Pelos gregos, grande destaque para Nikola Vujcic, cestinha do jogo com 17 pontos.

Destaque nas duas derrotas do TAU, Splitter disputa bola na partida contra o Olympiakos. (Fonte: baskonia.com)

15/03/2009 – Bilbao Basket 85 x 72 TAU Cerámica

Abalado pela derrota no meio da semana para o Olympiacos em jogo válido pela Euroliga, o TAU viajou até Bilbao onde foi atropelado pelos donos da casa, o Bilbao Basket. Sem nenhum jogador inspirado, a equipe de Tiago Splitter foi presa fácil para os mandantes, que nem precisaram atingir seu melhor basquete para vencer o embate. Melhor em todos os momentos do duelo, o Bilbao venceu os três primeiros períodos e só perdeu o último por ter colocado seus reservas em quadra, tamanha era a facilidade em bater os visitantes. Pelo lado do TAU, apenas Splitter conseguiu anotar dez pontos, tendo todos os companheiros do brasileiro anotado menos do que dez tentos. O pivô que tem os direitos vinculados ao Spurs terminou a partida com os já citados dez pontos e oito rebotes, ficando próximo de um duplo-duplo. Mas o grande nome da partida foi Salva Guardia, que anotou 17 pontos e ainda conseguiu oito rebotes.

Situação da equipe

As derrotas não atrapalharam muito os planos do TAU na temporada. Vice-líder de seu grupo na Euroliga, a equipe espanhola é presença praticamente certa na próxima fase. Já na Liga ACB, a derrota para o Bilbao não tirou do time de Splitter a liderança isolada da competição.

Sobre Leonardo Sacco

É jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cravou a opção pelo jornalismo no estouro do cronômetro, quando criou o Spurs Brasil em uma madrugada de domingo para segunda. Escreve para o Yahoo! Esportes e dá seus pitacos no @leosacco.

Publicado em 15/03/2009, em De Olho Neles. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s