Pré-temporada não vale nada

Final das férias. É hora de os jogadores da NBA deixarem de lado a boa (ótima) vida que levam longe das quadras e focarem suas atenções nos treinamentos e partidas que se arrastarão até meados de maio, quando apenas 16 franquias conseguirão a tão sonhada vaga para a pós-temporada. Mas antes que a temporada regular da NBA seja iniciada, os times têm sua chance de vender alguns ingressos e mostrar para os fãs os times que desfilarão por, no mínimo, 82 jogos. É aí que começa a chamada pré-temporada.

Antro de jogadores jovens, a pré-temporada tem a função inicial de prever a temporada que começará, além de apresentar novatos e entrosar equipes. Mas será que a disputa da mesma é realmente válida? Comecemos nossa análise pelo San Antonio Spurs.

Multi-campeã da NBA na década em vigência, a franquia de San Antonio parece ser o retrato perfeito da pré-temporada: jogadores com contrato curto para serem testados, astros fora por lesão, placares adversos. A começar pela ausência do lesionado ala-armador Manu Ginobili, o Spurs já se apresenta vazio para a disputa da pré-temporada. Perder ou ganhar pouco importa, e jogadores que provavelmente nunca mais terão seus nomes pronunciados pelos narradores do AT&T Center desfilam seu jogo pelas quadras texanas. Jogadores como o ala-pivô Anthony Tolliver, que com seus disparos certeiros de três pontos e boas atuações nos jogos que precedem a temporada regular, tem chamado a atenção de muitas pessoas, entre elas Gregg Popovich, técnico do Spurs e responsável pela chance de Tolliver na equipe. Porém, pensem: Tolliver tem se destacado em jogos nos quais o Spurs não tem compromisso nenhum – assim como o adversário. Muitos pedem sua contratação, mas qual será o jogador que se esconde atrás do “Tolliver da Pré-Temporada”? Um cara que provavelmente não terá muitas chances quando a coisa tiver validade, creio eu, e que ainda não terá na regular o belo aproveitamento que tem apresentado nos últimos embates. Pego o ala-pivô como exemplo pois seu caso é gritante, mas muitos como ele se apresentam nos 30 times que disputam a NBA.

Outro exemplo gritante pode ser encontrado na última sexta-feira, 17 de outubro. Imagine-se na seguinte situação, leitor: o Boston Celtics, atual campeão da NBA, recebe em seu ginásio o combalido New York Knicks, de técnico novo e elenco velho. A partida, válida para a disputa da regular, será decisiva para o Celtics. Quem é o favorito? Quem, pela lógica, vencerá? Claro, o esporte é a parte da vida onde a lógica mais se desfaz, mas apontar o Knicks como favorito à vitória é uma jogada arriscadíssima. Pois na citada sexta-feira, vitória do Knicks em um TD Banknorth Garden lotado de verde e branco. Situações pitorescas provocadas pela risória pré-temporada. É o caso igual ao de Tolliver: quem apostará nele na regular? Quem apostará no Knicks na regular?

Por essas e outras a pré-temporada da NBA segue não tendo valor nenhum no âmbito da disputa. O lado físico, é claro, é revigorado, assim como os ânimos que começam a imaginar a disputa que se seguirá por meses. Mas nem o entrosamento é ressaltado, afinal, se o Celtics perdeu para o Knicks e o Spurs tem como grande destaque Tolliver, qual será o desfecho desses times quando a coisa for para valer?

E não digam que não avisei se em meados de maio o site da NBA informar que Anthony Tolliver, ala-pivô do San Antonio Spurs, tem as impressionantes médias de 0.8 pontos e 1.2 rebotes em pouco mais de dez minutos disputado por jogo na temporada regular.

Pré-temporada? Não vale nada mesmo.

Anúncios

Sobre Leonardo Sacco

É jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cravou a opção pelo jornalismo no estouro do cronômetro, quando criou o Spurs Brasil em uma madrugada de domingo para segunda. Escreve para o Yahoo! Esportes e dá seus pitacos no @leosacco.

Publicado em 21/10/2008, em Artigos, Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s