Acabou o reinado no Texas?

Não é de hoje que especialistas e torcedores do San Antonio Spurs pregam uma urgente renovação na equipe. Com a manutenção da base vitoriosa composta, principalmente, por Tim Duncan, Manu Ginobili e Tony Parker, além da aquisição de bons jovens valores, o Spurs obteria um time que colocaria a equipe – ainda mais – como credenciadíssima ao título. Na atual abertura de mercado da NBA, nada de a franquia se mexer. Darius Miles foi cogitado e acabou no Celtics. Corey Maggette foi citado, mas escolheu o Warriors. A bola da vez é Stephon Marbury, mas este deve acabar longe de San Antonio.

Obviamente, nenhum dos citados jogadores é um promessa ou algo do tipo, mas seriam interessantes demais para uma significativa melhora na rotação do time. Miles e seu problema crônico no joelho receberam, após aposentadoria declarada e descartada aos 26 anos, uma chance dos atuais campeões da NBA. Se o jogador estiver com 100% de sua forma física, é um baita reforço para qualquer time. Maggette, dos citados reforços, é o que mais me agrada. Ala pontuador, traria alegria ao modo de jogar do time, fator que considero essencial. Por fim, Marbury e seu problema crônico no cérebro poderiam ser interessantes para uma equipe que tem Jacque Vaughn (agora Salim Stoudamire) na reserva imediata.

Enquanto isso, no mesmo Texas que abriga o Spurs, uma potência começa a tomar aparência. Trata-se do Houston Rockets, rival local do Spurs e que tem se reforçado muito (e bem) para próxima temporada. Tudo começou com o rival de San Antonio cedendo um grande jogador por um saco de batatas e algum dinheiro. Luis Scola, companheiro de Manu na seleção argentina, se firmou como um dos melhores novatos da última temporada e fez doer o coração daqueles que imaginaram um time (máquina?) formado por: Parker-Manu-Bowen-Scola-Duncan. Já nessa abertura de mercado, os Rockets trouxeram nada menos do que Ron Artest, polêmico ala que fez fama no Sacramento Kings, e que quando está com a cabeça no lugar é, de longe, um dos melhores defensores da NBA.

A chegada de Artest só fortalece ainda mais um grupo que já conta com o excepcional Tracy McGrady, que pode nunca ter passado da primeira rodada da pós-temporada, mas é um jogador de qualidade soberba. O pivô Yao Ming, astro da China, ainda completa este time, que promete vir com tudo para a obtenção de seu terceiro anel de campeão. E, se nada der errado, o Rockets tem time para fazer bonito na próxima temporada.

Se nos últimos dez anos – desde a formação da dupla Duncan-Robinson – o Spurs dominou o Texas, obtendo quatro títulos de campeão do Oeste (contra nenhum do Rockets e um do Dallas Mavericks, outro rival texano) e outros quatro da NBA (contra nenhum de ambos os rivais), o time de Houston pode tirar o de San Antonio da reta e se tornar o ‘mandante’ do Texas. A situação contrastante colocada a partir da formação de um grande time pelo Rockets e envelhecimento de um grande time pelo Spurs deve preocupar os torcedores do último, que vêem sua hegemonia ameaçada realmente pela primeira vez – o Mavericks nunca montou time como o montado pelo Houston agora, por isso considero a primeira ameaça.

Enfim, se o San Antonio Spurs não abrir seus olhos e reforçar o time com mais qualidades, podemos ter a surpresa de outra força emanando do Texas, desta vez vestindo vermelho e branco. Esperar o brilho de Tiago Splitter e a consolidação de Ian Mahinmi não é a solução, certo Popovich?

Anúncios

Sobre Leonardo Sacco

É jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cravou a opção pelo jornalismo no estouro do cronômetro, quando criou o Spurs Brasil em uma madrugada de domingo para segunda. Escreve para o Yahoo! Esportes e dá seus pitacos no @leosacco.

Publicado em 30/09/2008, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s