Artigo – Os aposentáveis

Com contratos expirantes e avançada idade, alguns jogadores da equipe do San Antonio Spurs têm uma situação que permite que se especule sobre sua aposentadoria. Analisarei a seguir a situação desses atletas para ver se os boatos são compatíveis.

O ala-pivô Robert Horry já tem sua retirada praticamente confirmada ao fim da temporada. Em sua carreira, ele tem médias de 24,5 minutos, 7 pontos e 4,8 rebotes por jogo, enquanto que, em 07-08, esses números caem para 13 minutos, 2,5 pontos e 2,4 rebotes por partida. Além disso, o jogador passou por alguns problemas de contusão nesse ano; recentemente, está no estaleiro por problemas médicos.

Para substituí-lo no garrafão, a equipe de San Antonio conta com duas jovem promessas. A primeira delas é o pivô Ian Mahinmi, de 21 anos, que, atuando nessa temporada na D-League, liga de desenvolvimento filiada à NBA, tem médias de 17,1 pontos e 8,2 rebotes por jogo. O jogador chegou a atuar em 6 jogos no começo da NBA nessa época, obtendo médias de 3,8 minutos, 3,5 pontos e 0,8 rebotes por partida. Outra opção é o brasileiro Tiago Splitter, que se juntará aos Spurs para a próxima temporada. Em sua última época atuando pelo time espanhol TAU Ceramica, o ala-pivô de 23 anos contribuiu em muito para sua equipe chegar ao final four da Euroliga de 07-08.

Brent Barry é outro que pode, em breve, parar de jogar. O ala armador atravessa uma tumultuada temporada, envolvido na polêmica troca com os Sonics e atualmente machucado. Em sua carreira, Barry atingiu médias de 26,7 minutos, 9,7 pontos e 3,3 assistências por partida; na época vigente, esses números caem para 18,7 minutos, 7,3 pontos e 1,8 passes decisivos. A queda não é tão expressiva como a de Horry, mas eu não me surpreenderia em ver o jogador aposentado ao fim da temporada.

Há quem diga que Barry poderia, ao parar de jogar, ter a companhia de seu colega de posição Michael Finley. O também ala armador marca no boxscore uma média de 16,7 pontos, 4,6 rebotes e 3,2 assistências por jogo em 35,8 minutos na carreira. Esse ano, mesmo com médias menores, de 26,7 minutos, 9,9 pontos, 3,2 rebotes e 1,4 assistências por partida, Finley é titular do San Antonio Spurs, e acho difícil que se aposente ao fim da época.

Em todo o caso, a diretoria do time texano já procura alternativas para o perímetro. Recentemente, o ala de 24 anos Bobby Jones foi contratado para um período de testes em San Antonio e, em 3 jogos, anotou 0,7 pontos, 0,7 rebotes e 0,7 roubadas de bola em 6,7 minutos por jogo. O ala armador de 27 anos, DerMarr Johnson, assinou há poucos dias em situação parecida, e, nos 4 jogos que disputou com os Spurs, apresentou médias de 4,5 minutos e 3,5 pontos. Temos também o armador Darius Washington, companheiro de equipe de Ian Mahinmi na D-League. O atleta, em 18 aparições na NBA pelo time de San Antonio, registrou 2,9 pontos, 1,1 rebotes e 0,8 assistências em 8,1 minutos em quadra.

Veremos como o time se comportará frente aos jogadores aposentados e se terá boa capacidade de renovação.

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é editor assistente do UOL Esporte. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para Basketeria e mob36.

Publicado em 14/04/2008, em Artigos. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Leonardo Sacco

    Big Shot não rola mais de jogar, sério. Ele tá com médias baixas demais.
    Os outros ainda podem jogar mais uma ou duas temporadas…
    Agora, esse draft que está chegando vai ditar as regras da renovação. É o ponto chave da renovação.
    E o Spurs agora estaria com a 26ª escolha, se não me engano…

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.