Spurs 35 anos – Sean Elliott, a superação

Sean Elliott nasceu na cidade de Tucson, Arizona, e lá começou sua carreira no basquete. Durante o colegial jogou pela Cholla High School, e depois pela Universidade do Arizona, sobre a tutela do técnico Lute Olson. Depois de uma excepcional temporada como senior (4º ano na liga universitária), Elliot ganhou o prêmio Wooden como o melhor jogador da categoria.

No draft de 1989, Elliott foi selecionado pelo San Antonio Spurs como a terceira escolha do primeiro round, e, nesse time, Elliot jogou 11 de suas 12 temporadas como profissonal e fez história.

A única temporada que Elliott esteve distande de San Antonio foi em 93/94, quando foi trocado junto ao Detroit Pistons. Mas em julho de 1994 foi trazido de volta ao Spurs pelo recém nomeado General Manager Gregg Popovich.

Estatisticamente Elliott teve sua melhor temporada em 95/96, quando anotou médias de 20 pontos, 5,1 rebotes e 2,7 assistências por partida. Mas Elliott ficaria marcado para sempre na memória dos torcedores alguns anos depois, em 99, na temporada do primeiro título do San Antonio Spurs, quando Elliott foi fundamental e foi durante os playoffs dessa temporada que ele realizou seu maior e talvez mais importante arremesso da carreira, no dia que ficou conhecido como “Memorial Day Miracle”.

(Andrew D. Bernstein/NBAE/Getty)O “Memorial Day Miracle” refere-se a partida de número 2 das finais da Conferência Oeste de 99 entre San Antonio Spurs e Portland Trailblazers. Nesta partida o Spurs chegou a estar perdendo por 18 pontos no terceiro quarto e conseguiu uma incrível virada. Restando apenas 9 segundos para o fim do jogo o Spurs perdia por 85 a 83, foi quando Elliott apareceu com o arremesso vencedor. Depois de Stacey Augmon quase roubar a bola das mãos de Mario Elie, Elliott recebeu a bola na zona morta muito próximo a linha lateral, e equilibrado apenas nas pontas dos pés, arremessou por cima do então jogador do Blazers Rasheed Wallace, e de maneira incrível converteu a cesta de 3 pontos que deu ao Spurs a liderança por 1 ponto e consequentemente a vitória naquele jogo. O Spurs venceu aquela série por 4-0 e rumou para vencer seu primeiro título da NBA contra o New York Knicks nas finais.

Um mês após o Spurs sagrar-se campeão, Sean Elliott anunciou que sofria há 7 anos de Glomerulosclerose, uma rara doença nos rins, e que precisaria realizar um transplante. Em agosto de 1999, Elliott realizou o transplante, recebendo um rim de seu irmão mais velho Noel.

No dia 14 de março, em partida contra o Atlanta Hawks, Elliott fez história novamente na NBA e se tornou o primeiro jogador a voltar as quadras após um transplante desse tipo. Elliott ainda participou de 19 partidas na temporada 99-00 e em 54 partidas em 00-01, quando então se aposentou.

No ano de 2005, Elliott teve sua camiseta #32 aposentada, que hoje está pendurada no teto do AT&T Center, ao lado das camisas de lendas da franquia como a #44 de George Gervin, a #00 de Johnny Moore, a #50 de David Robinson, a #13 de James Silas e mais recentemente a #6 de Avery Johnson.

 

(Fernando Medina/NBAE/Getty)Ficha Técnica

Nome: Sean Michael Elliott

Data de Nascimento: 02/02/1968

Local de Nascimento: Tucson, Arizona

Altura: 2,07 m

Peso: 93 kg

Posição: Ala

 

 

.

Médias na carreia (por partida):

Temporada Regular:

Pontos: 14,2

Rebotes: 4,3

Assistências: 2,6

FG: 46,5%

3PT: 37,5 %

Playoffs

Pontos: 13,2

Rebotes: 4

Assistências: 2,4

FG: 44,5 %

3PT: 35,6 %

All-Star Game (Total em 2 participações – 93 e 96):

Pontos:18

Rebotes:7

Assistências:2

FG: 33,3 %

3PT: 33,3 %

 

Anúncios

Sobre Victor Moraes

Formado em Jornalismo no ano de 2012 pela Universidade Metodista de São Paulo. Fanático por esportes, sobretudo o basquete, passou pela redação do Diário Lance!, trabalhou na Liga Nacional de Basquete e no extinto Basketeria. Se orgulha de fazer parte da equipe do Spurs Brasil desde a criação em 2007.

Publicado em 10/03/2008, em Spurs 35 anos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s