Artigo – Popovich, um dos maiores da história

Gregg Popovich, um dos 5 técnicos a ter 4 ou mais títulos na história da NBA. Isso já faz dele um dos maiores de todos os tempos. Mas agora, falaremos um pouco mais de toda a carreira do atual técnico dos Spurs, o que o torna uma figura ainda mais importante na história do basquete.

O nome dele já mostra que ele é descendente da antiga Iugoslávia. Mãe croata e pai sérvio. Popovich jogou por 4 anos na Air Force Academy, onde se tornou capitão e maior pontuador dessa. Depois de mais alguns anos de basquete, retornou à Air Force, para ser assistente técnico, onde ficou por mais 6 anos. Durante esse tempo, obteve o mestrado em Ciências da Educação Física e Desporto pela Universidade de Denver. Em 1979 foi ser técnico da equipe de Pomona-Pitzer, onde ficou até 86, quando deixou a equipe para ser assistente de Larry Brown, em Kansas.

Na temporada de 87-88 ingressou na NBA como assitente de Larry Brown, onde ficou até 92, quando todos foram despedidos. Daí ele foi para Golden State onde passou a ser assistente de Don Nelson na Califórnia, por pouco tempo, até retornar a San Antonio e começar a criar o grande e vitorioso Spurs, sendo gerente geral e vice presidente de operações, trazendo com ele Avery Johnson, que passou a ser o armador do San Antonio desde essa época. Popovich só assumiu a equipe como treinador em 96-97, após a demissão de Bob Hill no meio da temporada. Nesse ano a campanha de Gregg como técnico foi 17-47. Foi muito criticado pela imprensa local, até que no ano seguinte as coisas começaram a mudar com a escolha de Tim Duncan no draft, e a formação das torres gêmeas, juntamente com David Robinson.

O primeiro título viria em 1999, seguido de mais 3 canecos, em 2003, 2005 e 2007. Em 2005, venceu o seu mestre na final, Larry Brown, na época, treinador do Detroit. Em 2003, ganhou o título de técnico do ano, em prêmio distribuído anualmente pela NBA. Em 2006 chegou a 500ª vitória na carreira profissional. Pop é tido como aposta certa para o Hall da Fama da NBA, no futuro. Entrou na temporada 07-08 com aproveitamento de 67%, sendo o 3º na história, atrás apena de monstros sagrados, com Phil Jackson e Billy Cunningham.

Nessa temporada vem conduzindo a equipe mais uma vez à uma ótima campanha, e é novamente sério candidato a ganhar seu 5º título nos últimos 10 anos, tornando dos Spurs uma verdadeira dinastia. Conquistar a 1000ª vitória e ganhar mais alguns títulos é apenas questão de tempo para o grande Gregg “papa-títulos” Popovich.

por Fabrício Fiestras

Publicado em 04/03/2008, em Artigos. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Pop mesmo ficando GaGa é um grande técnico :p

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s