Artigo – A grande promessa francesa

O único novato do time esse ano, Ian Mahinmi, chegou sem muitos holofotes no time, mas o francês é apontado como umas das grandes promessas do futuro no Spurs.

Mahinmi impressionou pela primeira vez os olheiros internacionais no Campeonato Europeu Sub-18 em Zaragoza, Espanha. Entre esses olheiros estava Sam Presti, que trabalha para o San Antonio Spurs. Depois de jogar com a seleção francesa, ele assinou seu primeiro contrato com STB Le Havre, time francês, onde jogou três temporadas até 2005-2006, com médias de 7,6 pontos, 4,5 rebotes e 56,9% dos arremessos de quadra por jogo, em 18 minutos na quadra.

No verão de 2006, Mahinmi assinou um contrato pra jogar no Pau Orthez, time da liga francesa. Teve médias de 4,3 pontos e 3,2 rebotes em 12 minutos na temporada 2006-2007, ajudando o time a ganhar a Copa Francesa. Na mudança ele acabou perdendo tempo de quadra e aprendendo vendo o jogo do banco.

DPPI

Mahinmi foi selecionado no Draft de 2005, como 28ª escolha pelo San Antonio Spurs, com apenas 18 anos. A escolha dele foi uma surpresa para os outros times e oficiais da NBA, porque não estava entre a lista de 128 jogadores no guia do draft da liga. Ele foi considerado um projeto que em alguns anos e algum trabalho estaria na NBA. O interesse do Spurs era em seu atleticismo e seu tamanho, para suprir o falta de um homem de garrafão desde a aposentadoria do David Robinson. Durante o tempo que jogou no Pau Orthez, Mahinmi teve um programa de nutrição e um treinador do Spurs acompanhando-o para desenvolver sua força.

Durante a Liga de Verão de 2007, com 20 anos, Ian Mahinmi assinou um contrato de 7 milhões de dólares por 5 anos. Ele fez sua estréia no dia 30 de outubro contra o Portland Trail Blazers, jogou 1 minuto e meio, sem registrar nenhuma estatística. Ele não vem tendo muito impacto em sua temporada de estréia, jogando apenas seis partidas até agora. Mahinmi foi mandado para o Austin Toros, time da D-League afiliada ao Spurs, para ganhar tempo de quadra e desenvolver seu jogo. Ele vem brilhando no Toros, tanto que foi convocado ao D-League All-Star e vem chamando atenção dos especialistas.

As duas grandes promessas do Spurs, Ian Mahinmi e Tiago Splitter, devem jogar juntas na próxima temporada. E num futuro muito próximo devem formar a dupla de garrafão, podendo reeditar a maior dupla de garrafão da história do Spurs e talvez da NBA, com Tim Duncan e David Robinson, conhecidos como as Torres Gêmeas. Qualidades para conseguir os dois têm, agora precisam mostrar que podem jogar no Spurs. O futuro do time é muito próspero, com Ian Mahinmi como pivô e Tiago Splitter como ala de força, nós apenas temos que esperar e ver acontecer.

Ficha técnica

Nome: Ian Mahinmi

Data de nascimento: 05/11/1986

Cidade natal: Rouen (França)

Altura: 2,11m

Peso: 104 kg

Posição: Pivô/Ala-pivô

Estatísticas em 2007/2008 (por partida)

NBA

Jogos: 6 (começou: 0)

Minutos: 3,8

Pontos: 3,5

Rebotes: 0,8

Assistências: 0,2

Roubos de bola: 0,0

Tocos: 0,7

FG: 50%

FT: 100%

D-League

Jogos: 32 (começou: 32)

Minutos: 30,6

Pontos: 17,6

Rebotes: 8,2

Assistências: 1,3

Roubos de bola: 1,6

Tocos: 1,5

FG: 63%

FT: 77%

Anúncios

Sobre Glauber da Rocha

Estudante de Direito e torcedor do San Antonio Spurs desde 2007

Publicado em 04/03/2008, em Artigos. Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Victor Moraes

    Muito bom, gostei.

    O Spurs não dá ponto sem nó no Draft, se esolheram Mahinmi ainda mais tão jovem é pq viram algo especial nele. Confio no trabalho dos espiões e dos treinadores. Afinal eles “acharam” Tony Parker e Manu Ginobili em picks altas.

  2. Tomara q possamos ver a volta das Torres Gêmeas, e Parker fazendo a armação.

  3. realmente eu espero bastante dele.. precisa aumentar sua massa muscular.. chegar a 115 ou 120kg pelo menos.. pra aguentar o tranco… mais acho que o splitter tem um futuro mais promissor ^^

  1. Pingback: Artigo - Renovação é a palavra de ordem « Spurs Brasil - O seu site de notícias sobre o San Antonio Spurs

  2. Pingback: Artigo - Renovação é a palavra de ordem « Spurs Brasil - O seu site de notícias sobre o San Antonio Spurs

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s