Artigo – A expectativa verde e amarela

Na próxima temporada, mais um brasileiro estará no melhor basquete do mundo. Tiago Splitter chega a NBA cercado de expectativas da torcida brasileira. E não é para menos, seus excelentes resultados conquistados na Europa e o ótimo rendimento nas partidas enchem de esperanças o público brasileiro e em especial nós torcedores do Spurs.

/AFP

Draftado no começo desta temporada pelo San Antonio Spurs como a 28º escolha do primeiro round, o jovem pivô brasileiro se junta a equipe apenas na próxima temporada devido a impedimentos contratuais com o TAU Cerâmica, equipe que defende na Espanha. Simplificando o caso: Splitter possuía mais um ano de contrato com a equipe espanhola e para este contrato ser quebrado seria necessário o pagamento de uma multa de cerca de 1 milhão de dólares sendo que a NBA permite o apenas a metade desse valor para pagamentos de multas, o restante teria que ser pago pelo próprio jogador. Então foi decidido que ele permaneceria até o fim de seu contrato na Europa para então se juntar ao Spurs e a NBA.

Tiago chegará a NBA com status de estrela na Europa e com potencial para ser estrela também na liga americana. Desde jovem seu caminho foi traçado para chegar a NBA. Chegou a Europa com apenas 15 anos, jogou de 2001 até 2003 na equipe de Bilbao Berri depois que deixou a equipe de Bilbao em 2003 transferiu-se para a equipe do TAU Cerâmica, equipe que permanece até hoje e foi destaque em ambas as equipes que jogou.

No Spurs, Tiago será peça fundamental na renovação da equipe. Com bom potencial ofensivo e defensivo, bom atleticismo, o brasileiro jogará no garrafão ao lado de nada mais nada menos que Tim Duncan, terá condições de aprender com um dos melhores da história para quem sabe suprir a falta de um pivô, carência da equipe desde a aposentadoria do Almirante David Robinson, e posteriormente substituir o próprio Duncan quando este se aposentar.

As expectativas criadas são grandes, mas o que Splitter poderá fazer em seu primeiro ano? Isso dependerá muito do técnico Gregg Popovich. Pop sabe o tempo certo para lançar seus novatos na equipe, e o brasileiro não deverá jogar muitos minutos em seu primeiro ano. Nas acredito que em seu segundo ano sua participação deverá crescer assim como sua importância. As perspectivas é que Tiago Splitter, em um futuro não tão distante, forme a dupla de garrafão junto com o francês Ian Mahinmi, outro jovem jogador de excelente potencial.

Enfim, o que Splitter será capaz de realizar na NBA só o tempo poderá dizer, mas ele pode se tornar o melhor brasileiro a ter passado pela NBA. A nós brasileiros e torcedores do Spurs, nos resta torcer.

Ficha técnica

Nome: Tiago Splitter

Data de nascimento: 01/01/1985

Cidade natal: Joinville (SC)

Altura: 2,12m

Peso: 108 kg

Posição: Pivô/Ala-pivô

Estatísticas em 2007/2008 (por partida)

Liga ACB (Campeonato espanhol):

Pontos: 13,7

Rebotes: 5,5

Assistências: 1,2

Tocos: 1,4

FG: 63 %

FT: 62 %

Euroliga (Fase regular):

Pontos: 13,8

Rebotes: 5,5

Assistências: 1

Tocos: 1,2

FG: 64 %

FT: 64 %

Anúncios

Sobre Victor Moraes

Formado em Jornalismo no ano de 2012 pela Universidade Metodista de São Paulo. Fanático por esportes, sobretudo o basquete, passou pela redação do Diário Lance!, trabalhou na Liga Nacional de Basquete e no extinto Basketeria. Se orgulha de fazer parte da equipe do Spurs Brasil desde a criação em 2007.

Publicado em 27/02/2008, em Artigos. Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Leonardo Sacco

    Nossa Victor, muito bom mesmo cara, meus parabéns!!
    Estou ansioso pelo seu artigo sobre o Duncan!!

  2. Glauber Rocha

    Muito bom artigo Victor!
    Nossa ele tem um aproveitamento de arremesso de quadra muito bom
    Eh esperar pra ver

  3. eu espero que o thiagão seja titular ja no primeiro ano.. ele tem basquete pra isso ^^

  4. Belo artigo Victor, tavendo akeles posts na comunidade I love this game serviram para alguma coisa!

  1. Pingback: Artigo - Renovação é a palavra de ordem « Spurs Brasil - O seu site de notícias sobre o San Antonio Spurs

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s