Alamodome (1993-2002)

No início dos anos 90, o San Antonio Spurs queria se mudar para um ginásio maior, para entrar em uma nova era na NBA. A prefeitura de San Antonio criou uma arena multi-uso para atrair convenções  e para uma franquia de futebol americano se instalar na cidade. Como o Spurs não conseguiu um ginásio para si, acabou se instalando na arena multi-uso, o Alamodome.

A construção iniciou-se em novembro de 1990, e foi inaugurada em 15 de maio de 1993, com o custo total de 186 milhões de dólares. O Spurs se mudou da HemisFair Arena para o Alamodome após a temporada 1992/93. Como estádio de futebol americano, o Alamodome tem capacidade para 65 mil espectadores, podendo expandir-se para 72 mil. Como quadra de basquete, o domo reduz a capacidade para apenas 35 mil na temporada regular, podendo expandir-se nos playoffs para mais de 39 mil.

Os fãs do Spurs não gostavam da nova casa, pois os acentos eram mais afastados da quadra, diferente da lendária HemisFair Arena, que tinha uma grande proximidade com o jogo. O Alamodome tinha um clima cavernoso por ser uma estrutura para um estádio de futebol americano.

Alguns acontecimentos ruins marcaram o arena, como a abertura da temporada 1994/95 em casa para o Spurs. A noite começou com fogos de artifícios, que fizeram muita fumaça dentro do ginásio, acionando assim o sistema anti-incêndio, ligando os jatos de água que ensoparam os espectadores nas cadeiras.

Porém, grandes momentos marcaram também o Alamodome. Um dos melhores foi o “Memorial Day Miracle”. Era o Jogo 2 das finais da conferência Oeste contra o Portland Trail Blazers. O Spurs ficou quase toda a partida atrás no placar, chegando a perder por 18 pontos de diferença. No último quarto, o Blazers vencia a partida por 85 a 83 faltando 12 segundos. O armador Mario Elie deu um passe ruim para Sean Elliott, que estava com problemas nos rins, quase não participou do jogo e teria que fazer um transplante depois da a temporada. Ele quase teve a bola roubada e quase pisou na linha lateral, girando e arremessando sobre uma tentativa de bloqueio de Rasheed Wallace, cosneguindo uma vitória heróica por 86 a 85, conseguindo uma vantagem de 2 a 0 na série.

Tão memorável como esse dia foi a comemoração do primeiro título do San Antonio, depois de derrotar o New York Knicks no Madison Square Garden. Após uma grande parada nas ruas da cidade, o time trouxe a taça do título para comemorar no Alamodome, com cada jogador subindo ao palco para agradecer os fãs da equipe.

Outros momentos desta arena foram as passagens dos técnicos Jerry Tarkanian, John Lucas e o início da era de Gregg Popovich à frente do time, e os grandes momentos de David Robinson – seu quadruplo-duplo contra o Detroit Pistons em 1994 e o ano do MVP, 95. Também tivemos o All-Star Game em 1996, o início do desconhecido e jovem armador francês Tony Parker, e o início da era Tim Duncan.

Depois do título da NBA em 99, o time se tornou popular, e a organização começou a planejar se mudar para uma arena voltada para o basquete. Sempre teve-se a impressão que o Alamodome era uma casa temporária, até a construção de um novo ginásio. O San Antonio se mudou após a temporada 2001/02.

Vejam algumas imagens dos melhores lances da final da NBA em 1999, com imagens do Alamodome.

Por Glauber da Rocha

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 50 outros seguidores