A era David Robinson (1985 – 1997)

Na temporada de 1985/1986, o time começou muito bem nos dois primeiros meses, com uma campanha de 19-13. Porém, em dezembro, Johnny Moore sofreu uma contusão que o tiraria da temporada e, consequentemente, da carreira. Embora as médias de 13 pontos fossem baixas, era um jogador extremamente fundamental ao time. Tanto que o Spurs acabou perdendo 10 dos 16 jogos em janeiro e 13 de 15 em março para fechar com um 35-47. Nos playoffs, o time acabou sendo batido sem dificuldade alguma pelo Los Angeles Lakers, em pleno auge na época.

Em 1986/1987, a coisa foi pior ainda. O time fez a segunda pior campanha do oeste, com um 28-54, mas surgiu uma coisa boa nisso tudo. O San Antonio Spurs acabou ganhando a primeira escolha do draft de 1987, que surgiria num dos maiores nomes que a franquia conheceu. O time draftou na primeira escolha o jovem pivô David Robinson, mas ele teria que terminar seu curso na marinha e, portanto, só viria para o time em 1989. No ano de 1988, o time continuava com campanhas pífias à espera de David Robinson. Sobre o comando de Alvin Robertson, o time fez um 31-51 na temporada regular e novamente seria eliminado nos playoffs pelo Lakers, em tranquilos 3 a 0. Em 89, Larry Brown assumiria o comando técnico do time, mas o mesmo faria uma campanha de 21-61 e por pouco não ganhou uma nova primeira escolha de draft.

No final da década de 80, que definitivamente não foi a década do Spurs, o time viria rejuvenecido. Com David Robinson no cargo de pivô, o time adicionou Terry Cummings e em 1989 draftou o ala Sean Elliot para a equipe. Era esperado uma campanha de 50% ou menos de aproveitamento, mas o Almirante, como foi assim chamado pelos seus anos na marinha, mostrou serviço logo no começo. No seu primeiro jogo oficial na NBA, marcou 23 pontos e pegou 12 rebotes. A campanha do time foi um 56-26 que surpreendeu até o fã mais otimista do time. Robinson foi coroado como o rookie do ano e, nos playoffs, deram uma varrida no Denver Nuggets na primeira rodada, mas acabaram perdendo na segunda fase para o Portland Trail Blazers em emocionantes 7 jogos. Era a primeira temporada de sucesso da dinastia que o time iria manter.

Na temporada seguinte, o time acabou perdendo Rod Strickland e Terry Cummings por muito tempo devido à contusões, mas acabou conseguindo um sólido 54-28. Nos playoffs, foi batido pelo Golden State Warriors em 4 jogos. Em 92, Larry Brown acabou saindo e Bob Bass colocou o time em segundo lugar no pacífico, com 47 vitórias, mas o time acabou perdendo de novo no primeiro round, dessa vez para o Phoenix Suns. O ano seguinte seria o último ano da casa do Spurs, a HemisFair Arena, e John Lucas, lenda do New York Knicks, passou a ser o técnico interino. Estava claro a ausência de um bom companheiro de garrafão para o almirante, mas Lucas trabalhou com o mesmo e eles acabaram com um 49-33 na temporada regular. Nos playoffs, finalmente passaram da segunda fase, frente ao Portland Trail Blazers, em 4 jogos. No segundo round, enfrentariam novamente o Phoenix Suns. O time perdeu as duas primeiras partidas, mas na HemisFair Arena o time empatou a série. O jogo 6 permaneceu disputado após o Suns vencer o jogo 5, mas o time acabou sucumbindo com David Robinson errando o arremesso no último segundo, a primeira decepção desse porte em sua carreira.

Em 1994, a coisa finalmente parecia que ia mudar. Diretamente do Detroit Pistons, chegava para ser companheiro do almirante um dos maiores reboteiros que a liga já conheceu, Dennis Rodman. Garrafão renomado, e com casa nova, o Alamodome estava pronto para ver o Spurs ganhar jogos, e assim o fizeram. Com Robinson sendo o cestinha da liga e Rodman o reboteiro, o time fez um sólido 55-27 na temporada regular. Porém, nos playoffs, Dennis Rodman e John Lucas acabaram tendo uma discussão que levaria o Spurs a uma decepcionante derrota nos playoffs para o Utah Jazz em 4 jogos. Tudo parecia levar a uma crise com a suspensão de Dennis Rodman no início da temporada seguinte e com o Spurs começando a temporada com 7-9. Mas a coisa mudou. David Robinson liderou o time a 15 vitórias consecutivas, e acabou ganhando o seu primeiro troféu de MVP. Superaram a crise com pleno sucesso.

Nos playoffs, o Spurs varreu o Nuggets com sucesso. No segundo round, Rodman voltou a ter discussões com o técnico da equipe, mas isso não impediu a equipe de bater o Lakers em 4 jogos a 2. Nas finais de conferência, as discussões internas se agravaram e o time acabou perdendo para o Houston Rockets, também em 6 jogos. Após isso, devido a tantas controvérsias, Rodman acabou sendo trocado para o Chicago Bulls.

Por Renan Ronchi

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 42 outros seguidores