Porque Tony Parker não vai ser o MVP

A temporada 2012/2013 é, no mínimo, a segunda que tem Tony Parker como principal jogador do San Antonio Spurs. Enquanto Manu Ginobili e Tim Duncan já sentem o peso da idade e precisam controlar seus minutos para que seu alto nível de atuações seja mantido, o francês chega aos 30 anos de idade no auge da maturidade de seu jogo e apresentando exibições cada vez melhores. Tudo isso fez com que o camisa #9 aparecesse na oitava colocação na corrida pelo MVP do site oficial da NBA. Será que ele tem chances de levar o prêmio? Eu, sinceramente, acho que não.

Contra o Rockets, Parker brilhou novamente (D. Clarke Evans/NBAE/Getty)

Não me levem à mal: sou fã incondicional de Parker. Fui contra aqueles que defendiam sua troca por um astro de outra posição na época em que George Hill brilhava com a camisa do Spurs. Hoje, na NBA, o francês tem potencial para dominar uma partida como qualquer outro jogador da liga – prova disso são suas médias de 18,2 pontos e 7,3 assistências em 32,3 minutos por partida, com aproveitamento de 50% nos arremessos de quadra. Só acho que o armador não tem as características que fazem a liga premiar seus MVPs.

Vale lembrar que a honraria é concedida não ao melhor jogador, mas ao mais valioso. Parker não tem o potencial para vender camisetas e aparecer em anúncios publicitários como Kobe Bryant, LeBron James e Kevin Durant, por exemplo, têm. Talvez, o fato do armador ser estrangeiro contribua para seu menor apelo entre os fãs da liga. Além disso, vale lembrar que o francês joga no Spurs, o que dificulta em várias frentes sua campanha rumo ao MVP.

Primeiro, por causa do jogo coletivo do time texano. Parker jamais terá média de 25 pontos por jogo. Não porque não tenha talento para isso, mas porque joga em uma equipe em que os coadjuvantes, todos, sabem colocar a bola na cesta. Isso faz com que o francês arremesse menos do que os outros concorrentes ao prêmio. Além disso, o talento dos reservas do time de San Antonio faz com que o armador seja preservado por vários momentos, jogando menos minutos por partida do que outros astros da liga.

Vale citar também a preferência do Spurs por jogadores low profile. Quanto menos seus atletas aparecerem na imprensa, melhor para R.C. Buford, Gregg Popovich e companhia. Parker, vez ou outra, ainda se envolve em pequenas polêmicas, como a lesão no olho e a foto de Halloween. Mas nada que o faça ganhar muito espaço na mídia nacional nos Estados Unidos.

Por fim, não custa lembrar que a imagem do Spurs não anda muito boa com as autoridades da liga. A multa imposta à franquia, que decidiu poupar seus titulares no jogo contra o Miami Heat, é exemplo dessa tese. Além disso, a imprensa americana diz que a NBA estuda uma alternativa para proibir táticas como o hack-a-Shaq, popularizada justamente por Pop.

Parker tem, sim, talento para chegar ao nível de ser considerado o melhor jogador da NBA. Mas talvez não tenha apelo para ser eleito o mais valioso. Quem sabe, no entanto, o francês possa ser premiado nesta temporada com seu segundo prêmio de MVP das finais, como já aconteceu em 2007.

About these ads

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil, seu maior orgulho na carreira jornalística. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é editor do LANCE!Net desde 2013, três anos após ter sido estagiário do Diário LANCE!. Neste meio tempo, foi repórter de automobilismo na agência mob36, redator do UOL Esporte e colunista no Basketeria.

Publicado em 08/12/2012, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 50 outros seguidores