Será, que é muito cedo?

Depois de quase um mês de NBA, temos campanhas surpreendentes de times surpreendentes. Todos esperavam um início arrasador do reforçado Los Angeles Lakers e do atual campeão Miami Heat, com sequencias invictas absurdas. Bom, para quem esperava isso, aqui está: hoje o Miami até que atende as expectativas da Conferência Leste, em segundo lugar até o momento, com oito vitórias e três derrotas. Porém, no Oeste, o Los Angeles Lakers está apenas em sexto, com seis vitórias e cinco derrotas, decepcionando os fãs do time.

Entretanto, não vim aqui para falar de Heat e Lakers, mas sim, dos primeiros colocados em suas respectivas conferencias: o New York Knicks, o Memphis Grizzlies e o Los Angeles Clippers. Antes do início da temporada, apontamos os três como times medianos, que chegariam aos playoffs sem dificuldades, mas não iriam muito longe, mas as três equipes vem dando o que falar. Liderando o ESPN’s NBA Power Rank dessa semana, os três estão sendo alvos na seguinte discussão: será que são “cavalos paraguaios” ou vão assim até o fim?

Sheed e Gasol duelando no garrafão na batalha dos líderes. (NBA Photos)

Para trazer essa discussão à tona, preparei duas tabelas comparando com as últimas três temporadas da liga. A primeira irá mostrar o desempenho dos times com melhor campanha no Leste e Oeste e dos finalistas da temporada em seus primeiros jogos (o mesmo numero de partidas dos times de sua conferência, dez dos lideres do Oeste e nove do Leste), e o segundo mostrará o número de vitórias e derrotas que tiveram os times com melhor campanha no Leste e Oeste e os finalistas, ao fim da temporada regular.

Temporada Melhor Campanha Oeste (V/D) Melhor Campanha Leste(V/D) Finalista Oeste(V/D) Finalista Leste(V/D)
2009/10 Los Angeles Lakers (7/3) Cleveland Cavaliers (7/2) Los Angeles Lakers (7/3) Boston Celtics (8/1)
2010/11 San Antonio Spurs (9/1) Chicago Bulls (6/3) Dallas Mavericks (7/3) Miami Heat (5/4)
2011/12 San Antonio Spurs (7/3) Chicago Bulls (7/2) Oklahoma City Thunder (8/2) Miami Heat (8/1)
Temporada Melhor Campanha Oeste (V/D) Melhor Campanha Leste(V/D) Finalista Oeste(V/D) Finalista Leste(V/D)
2009/10 Los Angeles Lakers (57/25) Cleveland Cavaliers (61/21) Los Angeles Lakers (57/25) Boston Celtics (50/32)
2010/11 San Antonio Spurs (61/21) Chicago Bulls (62/20) Dallas Mavericks (57/25) Miami Heat (58/24)
2011/12 San Antonio Spurs (50/16) Chicago Bulls (50/16) Oklahoma City Thunder (47/19) Miami Heat (46/20)

Lembrando que, hoje, o Clippers e o Grizzlies têm uma campanha de 8-2, e o Knicks 8-1. Pelo Oeste, esse início de temporada é pior apenas do que o do San Antonio Spurs em 2010/2011, que teve 9-1, e igual ao Oklahoma City Thunder no ano passado. Já no Leste, essa campanha é a melhor dos últimos anos (analisando apenas as equipes que tiveram melhor campanha e as que chegaram às finais), junto com a de 2009/2010 do Boston Celtics e a do atual campeão, Miami Heat, no ano passado.

Podemos tirar dessas tabelas uma rápida comparação: em relação aos últimos anos, essas temporadas de Grizzlies, Clippers e Knicks são relativamente muito boas. Apesar de suas equipes não serem tão badaladas, são muito eficientes e jogam um bom basquete.

Jamal Crawford guardando um arremesso de 3 no classico de L.A. (NBA Photos)

Muitos estão dizendo que é muito cedo e que logo logo essas equipes vão cair. Porém, vejo de outra maneira. Acredito que, se nenhuma contusão séria acontecer, essas equipes têm chances sim, de lutar pelo titulo da temporada. Apenas fazendo uma comparação posso tentar convencer vocês: o Dallas Mavericks de 2010/2011 tinha um quinteto titular com Jason Kidd, Caron Butler, Shawn Marion, Dirk Nowitzki e Tyson Chandler, além de contar de uma grande ajuda vindo do banco de J.J. Barea e Jason Terry. O quinteto do Clippers é Chris Paul, Willie Green, Caron Butler, Blake Griffin e DeAndre Jordan, além de, vindo do banco Jamal Crawford e Lamar Odom.

O Grizzlies tem Mike Conley, Tony Allen, Rudy Gay, Zach Randalph e Mark Gasol, com a ajuda de Quincy Pondexter e Jarryd Bayless. Por fim, o time de NY tem Jason Kidd, Raymond Felton, Ronnie Brewer (até Amar’e Stoudemire voltar), Carmelo Anthony e Tyson Chandler, com J.R. Smith, Rasheed Walace e, quando Stat voltar, Ronnie Brewer ajudando do banco de suplentes.

Enfim, são todos quintetos muito parecidos e equilibrados, até em comparação com o time texano de 2010/2011, assim como os bancos de reservas com jogadores muito prestativos, talvez com o time de Memphis ficando um pouco para trás. Mas trago aqui, para encerrar uma pergunta: se aquele time de Dallas em 2010/2011, ganhou de Thunder, Lakers e Heat nos playoffs, porque um entre Knicks, Grizzlies e Clippers não pode ser o campeão?

About these ads

Publicado em 21/11/2012, em Um outro olhar. Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Só um comentário rápido, o time do Dallas que foi campeão era de longe o melhor. Podia não ser no papel, mas quem viu jogando sabia. Tanto que apostei neles para o titulo, desde 15-20 rodadas. Eles tinham uma marcação incrivelmente efetiva, uma capacidade de se adaptar ao adversário impressionante, um banco que rendia muito e uma estrela que levava o time nas costa quando necessário. Foi um titulo mas do que merecido. Nessa temporada, posso dizer que o knicks é carta fora do baralho, não tem o necessário para vencer o Miami. O LAC para mim também não tem chance de vencer, não confio na dupla Griffin e Jordan, apesar do começo promissor. Desses para o mim o perigoso é o Memphis. O problema que ganhar no Oeste depende muito de sorte, o match up faz toda a diferença nos playoffs e todas essas equipes tem adversários na conferencia com match up favorável e desfavorável, logo vai depender da tabela. Por fim, na minha opinião, dentre todos os times do Oeste, o que tem mais chance contra o Miami é o Memphis; pois tem as peças necessárias. Garrafão forte e que pontua muito; perímetro muito marcador. Tudo que dificulta a vida do Heat.

  2. Direto ao ponto: Knicks é cavalo paraguaio. Quem viu os jogos do time sabe disso. Os jogos que venceram com larga vantagem foram por desinteresse do adversário ou time fraco. Os outros jogos foi por vantagem apertada e o rival poderia ter ganho, caso do Spurs se tivesse errado um pouco menos. O time é velho e as contusões vão fazer o time cair na real até o All Star Game.

    O Clippers é um pouco melhor que o Knicks. É um elenco melhor atualmente, na minha opinião. Jamal Crawford vai ser o sexto homem da temporada, caso não sofra nenhuma lesão séria. Mas Griffin pra mim não vai longe na NBA, podem escrever, a trajetória dele vai ser semelhante à de Stoudemire, uma promessa fantástica que vai mostrar todas as (graves) deficiências de seu jogo assim que ficar sem o fantástico armador que joga ao seu lado. Jordan está tendo uma temporada atípica, ele não tem todo esse basquete não. Quanto a Lamar Odom eu não acredito como um jogador como ele fez o nome que fez na NBA. Consigo apontar 1 dúzia de jogadores de características parecidas que são muito mais jogadores, mas que por algum estranho motivo tiveram menos sucesso do que ele. Quando a sequência de jogos cobrar o seu tributo esse time do Clippers começa a fraquejar, igualzinho ano passado. O time parece sensacional, mas CP3 tem que fazer quase tudo funcionar sozinho por lá.

    O Memphis realmente é uma força a ser levada a sério. O quinteto titular realmente é ótimo e quase não tem falhas. Pena que o banco é uma lástima. Sorte nossa (do Spurs) isso também. A briga pela primeira posição da Sudoeste, quiçá da conferência, vai ficar entre nós e eles. E quem cruzar com eles nos playoffs, se estiverem com o quinteto titular intacto, vai sofrer demais.

    Ainda assim, no final das contas, o favoritismo ainda está por conta de Heat, Lakers, Spurs e Celtics, mais ou menos nessa ordem, seguidos de perto por Memphis, depois Clippers.

  3. Gustavo Alves

    Eu concordo com quase tudo, exceto pela parte do Lamar Odon, o cara é realmente bom.
    Pode não ser tanto atualmente, mas eu entendo o nome que ele fez na NBA sim.
    O comentário do Danilovboas sobre o Griffin é simplesmente perfeito, ele eh o Stoudemire da nova geração. Vai ser o cara das enterrradas bonitas e para por ai.
    Acredito no Miami, Spurs, OKC (menos), Clippers (menos) Memphis (menos) e Lakers (menos)
    Talvez o Bulls consiga algum feito legal caso o Rose volte, mas pouco provavel.
    O Celtics não acredito nem um pouco, pra mim, título pra eles, só daqui mtos anos, após um novo big 3. É um time de tradição e tudo, mas velhos por velhos, o Spurs é infinitamente melhor.

  4. Adorei a coluna, Pedro! Super detalhada! Parabéns!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 42 outros seguidores