O quinto elemento

Boris Diaw, DeJuan Blair e Tiago Splitter: qual deles deve começar as partidas ao lado de Tim Duncan no garrafão do San Antonio Spurs e completar o quinteto titular, que conta ainda com Tony Parker, Danny Green e Kawhi Leonard? Aparentemente, nem mesmo o técnico Gregg Popovich tem resposta para isso. Nas últimas partidas, o treinador tem revezado o trio tanto no início quanto no fim das partidas – isso quando os três não terminam o jogo no banco e a opção é uma formação small-ball. Enquanto procura a melhor rotação, o comandante da equipe motiva a todos e deixa os três no auge do ritmo de jogo.

Splitter em ação contra o Knicks; brasileiro está na briga (Soobum Im-US PRESSWIRE)

Hoje, eu arriscaria dizer que Blair, que começou o campeonato fora da rotação, é o favorito de Pop. O ala-pivô começou dois dos últimos quatro jogos como titular, contra o Sacramento Kings e o New York Knicks. Diaw, que iniciou a temporada no posto, teve a chance de voltar a ele contra o Portland TrailBlazers, enquanto Splitter teve a oportunidade de sair jogando contra o Los Angeles Lakers. As opções, no entanto, têm, no momento, mais a ver com as características do adversário.

Apesar de baixo para a posição, o que o torna um defensor abaixo da crítica no garrafão, Blair é o melhor reboteiro do trio. Além disso, é o que pontua com mais facilidade no pick-and-roll quando recebe passes de Tony Parker e Manu Ginobili. Usando estatísticas avançadas, o camisa #45 tem médias de  17,5 pontos, 10,9 rebotes e 0,4 tocos a cada 36 minutos, além de 38,2% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 100% nos lances livres.

Splitter, por sua vez, é o segundo melhor defensor interior do elenco, atrás apenas de Duncan. Por isso, talvez, Pop opte por utilizar tão pouco os dois ao mesmo tempo – para que sempre um deles esteja em quadra. Além disso, o brasileiro, assim como o lendário ala-pivô, também consegue pontuar quando recebe a bola de costas para a cesta. Usando estatísticas avançadas, o pivô tem médias de 16,3 pontos, 7,7 rebotes e 1,8 tocos a cada 36 minutos, além de 54,5% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 63,2% nos lances livres – teoricamente, um de seus pontos fracos.

Por incrível que pareça, acho que a promoção de Blair para o time titular pode ser benéfica a Splitter. Digo isso porque o brasileiro é aquele que tem mais dificuldades para dividir espaço com outro jogador com presença no garrafão. Atuando na segunda unidade ao lado de bons passadores, como Manu Ginobili e Stephen Jackson, o pivô tende a render melhor.

Digo isso porque, no time reserva, Splitter dividiria a quadra com Diaw, ala-pivô com técnica fora do comum para a posição e que tem como especialidades abrir a quadra e movimentar a bola com maestria. Na temporada, usando estatísticas avançadas, o francês tem médias de 9,1 pontos, 7,6 rebotes e 0,3 tocos a cada 36 minutos, além de aproveitamento de 60,7% nos tiros de quadra, 62,5% nos lances livres e 25% nos arremessos de três pontos – característica ausente nos seus concorrentes.

Um bom reboteiro e pontuador, um defensor com presença interior e um passador que abre a quadra. Pop tem boas opções na briga pela quinta vaga de titular da equipe e não tem pressa para resolver a dúvida. Enquanto testa os três, o treinador pode escalar seu time de acordo com o que o adversário oferece. Uma prova do rico elenco que o Spurs tem à disposição.

About these ads

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil, seu maior orgulho na carreira jornalística. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é editor do LANCE!Net desde 2013, três anos após ter sido estagiário do Diário LANCE!. Neste meio tempo, foi repórter de automobilismo na agência mob36, redator do UOL Esporte e colunista no Basketeria.

Publicado em 17/11/2012, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Penso que a seguit ao lendário Timmy o nosso melhor jogador interior é o Diaw, pelo que pode ser interessante começar o Blair, para que depois se forme uma dupla Diaw-Splitter e assim a equipa estaria equilibrada o jogo todo, podendo ainda jogar o Matt Bonner caso o adversário tenha um jogador “interior” a jogar por fora, do género Ryan Anderson.

  2. Tecnicamente Splitter é bem superior a Diaw e Blair!! Por isto, na minha opinião, Splitter entra no lugar de Duncan e Diaw e Blair podem trocar posições, não importa em qual ordem!!!

  3. Tenho 99% de certeza que sai jogando o Blair hoje. Simplesmente porque são os rebotes que vão definir o jogo hoje. O Denver é espetacular nesse fundamento. Com certeza eles vão pegar mais rebotes do que o Spurs, mas não podemos deixar a diferença ser muito grande, senão a vaca vai pro brejo. É um jogo dificílimo que vai nos preparar ainda pro confronto com o Grizzlies jogo após, que é outro garrafão indigesto. Osso duro de roer os dois.
    Se o Spurs conseguir controlar o jogo na defesa, não permitindo que o Nuggets pontue tão facilmente no garrafão, talvez entrem Splitter e Diaw pra ajudar no ataque.

    Outro ponto que concordo é quando você diz que a promoção de Blair ao time titular é benéfica pro Tiago. E é mesmo. Na atual formação, Tiago será muito pouco titular, pois aos olhos do Pop ele é reserva de Duncan. Infelizmente Duncan tem que jogar de Center, e o segundo Center do time é o Splitter. O fato é que não temos no elenco o famoso “cincão”, então jogam os dois por aproximação de características. Acho improvável que o Tiago comece o jogo por causa dos rebotes, mas com certeza ele entra na rotação.

    Espero uma vitória, já que apesar de ser um ótimo time e playoffs com certeza, o elenco inteiro do Nuggets ainda não está num nível técnico como o Spurs. Mas uma vitória do Denver não me surpreenderia também. Go Spurs Go!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 47 outros seguidores