Dream team é ouro e Argentina cai sob lance polêmico

A Espanha bem que tentou, mas perdeu o duelo para os Estados Unidos por 107 a 100 neste domingo (12), na final dos Jogos Olímpicos de Londres, repetindo o roteiro de Pequim, em 2008. A seleção americana conseguiu sua 14º medalha ouro na modalidade.

Na primeira parte do jogo, os Estados Unidos se mostraram dispostos a conquistar a medalha de ouro, acertando um grande número de bolas de três pontos, enquanto a equipe espanhola não reagia ao forte começo de jogo imposto pelo adversário. O final do primeiro quarto acabou 35 a 27 para o Dream Team.

No inicio do terceiro período, a Espanha começou a reagir e a seleção norte-americana ficou mais de dois minutos sem pontuar, algo excepcional. Os pontos fortes dos europeus foram a defesa forte e o jogo no garrafão, que foi enfatizado nesse período. Enquanto os Estados Unidos contavam com as infiltrações de LeBron James e as bolas de três pontos de Kobe Bryant e Kevin Durant, a seleção espanhola contava com um forte jogo de pivôs com Pau Gasol e Serge Ibaka. Ainda no final do terceiro período, as equipes cometeram muitos erros no ataque, o que levou a contra-ataques seguidos para os dois times. O terceiro quarto acabou com a vantagem de apenas um ponto para a seleção dos Estados Unidos, 82 a 83.

Pau Gasol, principal alvo da defesa adversária, sofreu um tapa no rosto de LeBron James durante uma jogada, foi substituído por seu irmão Marc Gasol e fez com que o astro dos Estados Unidos ficasse pendurado com quatro faltas individuais. Porém, o ala-pivô do Los Angeles Lakers logo se recuperou.

Kevin Durant manteve seu time no jogo com outro arremesso de três pontos, fazendo com que o técnico espanhol pedisse tempo técnico faltando seis minutos para o fim de partida. A seleção americana começou a se preocupar quando Carmelo Anthony e Kevin Love cometeram faltas, ficando pendurados. No entanto, Kobe Bryant, o mais experiente jogador americano, contribuiu com uma bola de dois pontos, abrindo dez de vantagem para seu time. A Espanha esboçou uma reação com duas recuperações de bola consecutivas, mas logo “Coach K” pediu um tempo no final do terceiro período para arrumar seu time.

Já no último quarto de jogo, apesar de toda a vontade, a seleção espanhola não conseguiu impedir que LeBron James convertesse cinco pontos consecutivos que foram decisivos para o resultado final da partida. Restando 37 segundos de jogo, a equipe americana colocou o time reserva em jogo, já comemorando a medalha de ouro. O resultado final da partida foi 107 a 100 para os Estados Unidos, que manteve sua hegemonia no basquete.

Argentina reclama de suposta falta e perde bronze para a Rússia

A Rússia venceu a Argentina por 81 a 77 neste domingo (12) na disputa pela medalha de bronze das Olimpíadas de Londres. Conforme disse o jornal argentino La Nación, os erros de arbitragem influenciaram diretamente no resultado final da partida. O periódico, cuja manchete foi “uma final incrível: uma falta não marcada poderia ter mudado a história do jogo”, protestou em seu site sobre o último lance da partida, que fez com que o time russo abrisse quatro pontos de vantagem a vencesse o duelo.

O lance ocorreu quando o jogo estava 79 a 77 para a Rússia e a Argentina tinha a posse de bola. Foi quando Andres Nocioni errou um arremesso de três pontos e os europeus pegaram o rebote, avançando para a quadra de ataque fazendo a jogada decisiva. Porém, o armador argentino Pablo Prigioni conseguiu retomar a bola para o time argentino e, neste momento, sofreu a suposta falta, ocasionando um contra-ataque russo que, com uma bandeja, fechou o jogo, vencendo por quatro pontos.

Foto: La Nación

No momento em que a bola foi roubada de Prigioni, os jogadores argentinos foram imediatamente para cima do árbitro para reclamar o lance polêmico. De acordo com o La Nación, o destaque da seleção argentina Manu Ginobili, disse que a falta foi clara, mas minimizou o lance, afirmando que a Argentina não deveria ter chegado nessa situação de tanto equilíbrio nos momentos finais da partida. Segundo o pivô Luis Scola, os argentinos não têm que culpar o árbitro, já que o time sul-americano não foi bem no jogo e por isso teve de passar por um momento tão dramático.

About these ads

Sobre Sergio Neto

Jornalista esportivo desde 2012, ano em que passou a integrar a equipe do Spurs Brasil. Fanático por basquete desde criança e pelo San Antonio Spurs desde a era das "Torres Gêmeas".

Publicado em 12/08/2012, em Londres 2012, Notícias. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. tambéma achei que foi falta clara sobre a Argentina.
    deixo aqui alguns factos em relação aos jogadores dos spurs:
    – melhor marcador do torneio (Mills) com mais dois no top 10: ginobili (3º) e parker (10º);
    – dois jogadores no top 10 em roubos de bola (ginobili e de colo);
    – 100% no lance livre para ginobili – 34/34.

    Força Spurs!!!

    • Silas Barboza de Sousa

      Gostei muito da participação dos meus Spurs em Londres,a medalha seria um mero detalhe para estes guerreiros…Bater Espánha,USA e Rússia não é para qualquer um.Vale Lembrar que só a Espanha são só 4 jogadores da NBA e jogadores de ponta do Basquete europeu e a Rússia é a base do CSKA(atual campeão europeu).Mas mesmo assim valeu muito Tony Parker(brilhante atuação mesmo com a vista ruim),Manu(guerreiro),Mills ilustre e preciso como sempre(Rússia que o diga)..Diaw e De Colo e Tiago esforçados…
      Precisamos de você para em dois meses arrebentarmos na NBA pois pelo visto teremos um Oeste mais forte,pois está todo mundo se reforçando bem..que diga nosso Rival Lakers..que já está pedindo o título antecipado da Conferência…em Outubro veremos…
      Valew Spurs…sempre no coração!

      Juventus(ITA),New England Patriots(NFL) e Spurs(USA)..uma eterna paixão!
      Go Spurs…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 50 outros seguidores